Condutor de empilhador em formação com um consultor da Linde

Seguramente uma boa formação

Formações

Condutores de empilhadores devidamente formados são o requisito para uma operação segura e sem problemas. Este tipo de formação é da responsabilidade da respetiva empresa. O mesmo se aplica, em muitos locais, também do ponto de vista jurídico. Inúmeras disposições relativas à proteção no trabalho, segurança operacional e prevenção de acidentes determinam que os operadores que manuseiam equipamentos de trabalho têm de receber uma formação adequada. Mas, sobretudo, porque colaboradores formados estão em melhores condições de evitar acidentes, danos e, consequentemente, interrupções na operação. Os seus parceiros de assistência técnica Linde oferecem-lhe possibilidades de formação para diversos equipamentos de movimentação de cargas e no âmbito do dia a dia logístico. Estas ações de formação podem ter lugar diretamente na sua empresa ou nas instalações do seu parceiro de assistência técnica Linde.

Formação para condutores de empilhadores

Em muitos países, a formação para condutores de empilhadores é obrigatória para poder operar um empilhador. No entanto, além deste requisito puramente jurídico, existem muitas outras razões para apostar em condutores formados para a sua empresa. Condutores que conheçam bem os equipamentos e as medidas de segurança causam menos acidentes. Reduzem-se, assim, danos nos empilhadores e nas mercadorias, bem como os períodos de inatividade de equipamentos danificados. Além disso, os condutores aprendem, nestas formações, a utilizar os seus equipamentos de forma especialmente produtiva e eficiente do ponto de vista energético. Incluem-se, aqui, não apenas os conhecimentos sobre as relações de carga, segurança contra inclinação, conservação e manutenção, mas também sobre as causas de acidentes e sobre o comportamento em situações de acidente. A formação para condutores de empilhadores abrange uma vertente teórica e prática, ambas sujeitas a um teste final. A Formação que a Linde Material Handling Ibérica proporciona, está em concordância com as recomendações da V.D.M.A. - Federação Alemã de Fabricantes de Maquinaria e Equipamentos. Igualmente, cumprem o decreto-lei 50/2005 que em Portugal establece que o empregador deve dar ao trabalhador formação adequada no domínio da segurança, higiene e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado.

Síntese das vantagens da formação para condutores de empilhadores

  • Operação dos equipamentos em conformidade com a legislação
  • Aumento da segurança e da produtividade
  • Redução dos danos nas mercadorias, no equipamento e no empilhador
  • Otimização do tempo de funcionamento da bateria
  • Formação realizada pela Linde no local
  • Pacotes de formação projetados à medida do cliente

Cartazes para controlo diário

A conservação regular dos empilhadores tal como a transmitimos na nossa formação é, frequentemente, demasiado breve nas atividades do dia a dia. Como medida de apoio, a Linde disponibiliza dois cartazes para o controlo diário de empilhadores elétricos e empilhadores com motor de combustão interna. Pendurados num local bem visível, estes chamam a atenção dos condutores e ajudam-nos durante os trabalhos de conservação regulares dos equipamentos.

Estes cartazes podem ser adquiridos juntos do seu distribuidor Linde.

Procurar o seu distribuidor

Formação para equipamentos de movimentação de cargas com condutor acompanhante

Os chamados equipamentos de movimentação de cargas com condutor acompanhante e os porta-paletes elétricos são ajudantes práticos e flexíveis na operação logística e são muito utilizados. Ainda que a sua operação seja simples e intuitiva, estatisticamente, é com estes equipamentos que ocorre a maior parte dos acidentes. Mais importante se torna, por isso, que os colaboradores conheçam os perigos e saibam como operar corretamente estes equipamentos. Na formação da Linde a este respeito, os participantes abordam todos os aspetos associados a temas como:

  • Estabilidade
  • Exemplos de acidentes
  • Operação correta
  • Teste de funcionamento diário
  • Carregamento correto da bateria
  • Conservação e manutenção