Empilhador elétrico antideflagrante

Máxima segurança, eficiência e rendimento

Equipamentos antideflagrantes

Seguindo as normas europeias

Os equipamentos para trabalhar em ambientes potencialmente explosivos da marca combinam máxima segurança e eficiência, uma vez que desde a sua origem estão concebidos com os mesmos desempenhos de rentabilidade e potência, que os modelos convencionais.

As normas de segurança laboral exigem a utilização de equipamentos de movimentação antideflagrantes, quando se trabalha em ambientes classificados como potencialmente explosivos ou inflamáveis pela possível presença de gases, pó ou vapores. Para cobrir estas exigências, a Linde Material Handling dispõe da gama mais completa de equipamentos de movimentação antideflagrantes, de acordo com a Diretiva Europeia 2014/34/UE, que inclui 17 séries que abrangem desde porta-paletes manuais, porta-paletes elétricas, stackers, empilhadores contrapesados elétricos e térmicos, e empilhadores retráteis.

O motor dos equipamentos ATEX da Linde estão encapsulados, para evitar a penetração de pó e sujidade

Encapsulamento de todos os componentes do motor

Isto significa que os motores de translação e de elevação de todos os equipamentos foram concebidos de origem na versão antideflagrante e o seu sistema eletrónico está encapsulado dentro de uma carcaça Ex para evitar a penetração de pó e sujidade, cumprindo desta forma com todos os requisitos de segurança.

Sistema de deteção de gases

Nova geração do sistema de deteção de gases (GSS)

Alguns dos modelos antideflagrantes da Linde, como os empilhadores elétricos Linde E20 a E35 EX utilizam uma nova geração do sistema de deteção de gases (GSS) da Linde. Além disso, alguns equipamentos dispõem de uma versão especial que pode utilizar-se inclusivamente em atmosferas com presença de hidrogénio ou acetileno (grupo de explosão IIC), este último é um gás incolor altamente explosivo em combinação com ar ou oxigénio.

Garfos com cobertura anti-faíscas

Todos os modelos incluem esta caraterística. Além disso, o porta-paletes manual standard dispõe de garfos e bases cobertos de aço inoxidável. As rodas de carga condutoras são parte também do equipamento destes veículos.

Máximo controlo da temperatura

Máximo controlo da temperatura

No caso dos empilhadores contrapesados térmicos, um permutador de calor arrefece os gases de escape e garante que durante o uso do empilhador os gases de escape e as temperaturas superficiais não ultrapassem o limite de 200°C em nenhum dos componentes. O motor, a água de refrigeração, o óleo hidráulico, os gases de escape e outros componentes geradores de calor estão sujeitos a um controlo de temperatura. Um supressor de chamas antideflagrante, situado na zona de admissão de ar, e um apaga faíscas no final do tubo de escape aumentam ainda mais o elevado nível de segurança. Por outro lado, o radiador separado dispõe de dois ventiladores elétricos.

Mesmo desempenho que os modelos convencionais

Finalmente, um ponto fundamental a destacar é que todas as versões de equipamentos de movimentação antideflagrantes da Linde contam com o mesmo desempenho que os modelos convencionais em termos de potência e design. Assim, os componentes antideflagrantes foram adaptados otimamente sem limitar minimamente o conforto e a ergonomia destes equipamentos, conseguindo-se assim a mesma produtividade, agilidade e simplicidade de gestão para as mais diversas aplicações. Desta forma, os clientes beneficiam de todas as vantagens que os equipamentos de série da Linde oferecem, com os mais elevados critérios de segurança em tecnologia antideflagrante.