Equipamentos automatizados da Linde

Automatização flexível para a intralogística

Automatização

Há muito que os equipamentos ou as instalações de ação autónoma são utilizados na área da intralogística. No entanto, a crescente digitalização dos processos comerciais confere à automatização uma nova dinâmica: os sistemas automatizados podem ser integrados de forma perfeita nos processos de TI, potenciando assim a eficiência. Infelizmente, sistemas complexos, tais como armazéns de estanterias totalmente automáticos nem sempre representam uma opção económica para todos os ambientes de trabalho da logística ou produção. Pois os requisitos aumentam: as máquinas autónomas devem também poder deslocar-se num ambiente de trabalho com pessoas, sem qualquer risco de acidentes, e interagir com as mesmas. Devem comunicar em tempo real com outras instalações ou com a infraestrutura, a fim de garantir processos perfeitos. Além disso, os processos de produção e de logística de algumas indústrias sofrem evoluções tão dinâmicas como os próprios produtos e mercadorias.

Automatização inteligente com a Linde

Com base numa vasta gama de equipamentos e numa tecnologia de navegação que não requer uma infraestrutura instalada de forma fixa, a Linde oferece soluções de automatização flexíveis e adaptáveis. Podem ser adaptadas de forma perfeita aos requisitos específicos – mesmo no caso de empresas pequenas – para automatizar etapas individuais do processo, até a fluxos de material complexos, com uma boa relação custo-benefício.

Linde Robotics

Uma solução inteligente integrada

A tecnologia robótica avançada oferece à entidade operadora claras vantagens competitivas e assegura, simultaneamente, uma elevada flexibilidade para os processos operacionais. Sistemas de segurança altamente desenvolvidos e um software versátil compatível com interfaces permitem soluções totalmente integradas: o ser humano e a máquina podem interagir de forma segura e eficiente.

Porquê robótica?

Esta nova geração de ferramentas de trabalho autónomas executa sozinha e de forma fiável processos de movimentação repetitivos. Aumenta a produtividade e reduz as despesas. Os danos em mercadorias e equipamentos são reduzidos, e o empilhador robótico assume as tarefas cansativas e incómodas. Além disso, aumenta-se a eficiência dos fluxos de material, visto que as tarefas e as rotas estão adaptadas de forma perfeita e interligadas em processos relacionados.

Poupanças com a gama MATIC da Linde em comparação com empilhadores com condutor

Capacidade competitiva

A solução mais económica

A base de qualquer solução robótica são os equipamentos padrão mais do que comprovados da produção em série da Linde. Juntamente com a geonavegação inovadora, através da qual os equipamentos robóticos se orientam sem espelhos ou pistas condutoras, a Linde oferece com a gama MATIC uma solução de automatização fiável, que ajuda os clientes a otimizarem os seus fluxos de material internos e a reduzirem consideravelmente os custos.

Em comparação com outros sistemas de transporte sem condutor ou equipamentos padrão:

  • Custos de instalação inferiores
  • Custos operacionais consideravelmente mais baixos
  • Maior flexibilidade

Cost comparison from Linde automated solutions in comparison to other automated solutions

Flexível

Sem infraestrutura

A tecnologia de geonavegação não requer uma infraestrutura instalada de forma fixa, como pistas condutoras ou espelhos. Consequentemente, os modelos MATIC podem ser facilmente integrados em ambientes de armazéns ou de produção já existentes graças à tecnologia exclusiva de geonavegação.

Instalação rápida

O sistema deteta estruturas, tais como estanterias, paredes, equipamentos e máquinas. Estes dados são convertidos num mapa bidimensional, nos quais são definidos as rotas e os pontos de ação, tais como locais de armazenamento e pontos de transferência. Rotas novas ou alterações a nível do espaço podem ser simples e rapidamente memorizadas.

Solução adaptável

A tecnologia desenvolvida com o especialista em robótica Balyo dispõe de todas as interfaces necessárias para interligar as soluções de automatização, com equipamentos individuais ou uma frota de equipamentos MATIC, de forma perfeita com os processos de TI e operacionais do cliente.

Integração abrangente

O software de supervisor controla a frota robótica em tempo real. Este monitoriza a orientação por rotas e atribui as tarefas. Adicionalmente, o software controla a interação com portões rolantes, sistemas automáticos de acondicionamento, correias transportadoras e máquinas de produção. A completa aplicação consegue interagir diretamente com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ou WMS (Warehouse Management System).

Localização em tempo real

Os empilhadores robóticos utilizam o mapa para determinar a sua posição no armazém. Para tal, comparam em tempo real o mapa de referência com as estruturas que o laser de navegação regista atualmente.

Segurança e produtividade

O melhor de dois mundos

Os equipamentos básicos da série MATIC da Linde já estão equipados com várias funções de segurança. Com a monitorização adicional do espaço, assistida por laser e câmara, os empilhadores robóticos movimentam-se sempre em segurança e sem perdas essenciais a nível da produção, mesmo no caso de interação com pessoas e em condições de tráfego operacional com outros equipamentos.

Explicação para tal é que o comando de segurança dos equipamentos MATIC reage de forma dinâmica: no caso de deteção de um obstáculo, o equipamento reduz a velocidade e só para se a pessoa ou outro equipamento ficarem imobilizados na via de trabalho. Mesmo perante esta situação, retoma autonomamente o processo de trabalho assim que o obstáculo deixar de estar na área de deteção dos lasers e da câmara.

Adicionalmente, os equipamentos robóticos podem ser operados manualmente a qualquer momento. Se uma pessoa acionar a unidade de operação, interrompe imediatamente a operação automática, podendo, por exemplo, afastar o equipamento rapidamente de uma zona de perigo em caso de emergência, ou utilizar o mesmo para uma tarefa importante que não esteja incluída no ciclo de trabalho automatizado.

Equipamento de segurança abrangente para um trabalho colaborativo

  • Câmara 3D para deteção de obstáculos
  • Laser na parte dianteira e traseira para deteção de obstáculos e da carga
  • Sistemas de aviso visuais e acústicos
  • Botões de paragem de emergência de ambos os lados

Gama MATIC da Linde

Com stackers e porta-paletes, tratores de reboque, stackers contrapesados e um equipamento para corredores estreitos altamente funcional, a gama MATIC autónoma cobre 80% de todas as tarefas de movimentação na área da produção e de logística do armazém.

P-MATIC – tratores de reboque

  • Aplicações de comboio logístico
  • Transporte
  • Kitting
  • Eliminação de resíduos recicláveis
  • Fornecimento para a linha de produção

P-MATIC da Linde Material Handling

L-MATIC – stackers

  • Recolha e armazenamento em alturas reduzidas
  • Leitura de códigos de barras
  • Alimentação de máquinas de acondicionamento
  • Preparação de encomendas
  • Alimentação de linhas de reabastecimento para máquinas

L-MATIC da Linde Material Handling

L-MATIC AC – stackers contrapesados

  • Recolha e armazenamento de paletes fechadas
  • Movimentação de caixas-palete e contentores de transporte
  • Alimentação de correias transportadoras

L-MATIC AC da Linde Material Handling

T-MATIC – porta-paletes

  • Transporte de longas distâncias
  • Fornecimento para espaços de disponibilização, por exemplo, na área de carregamento
  • Transporte de cargas de comprimento excessivo

T-MATIC da Linde Material Handling

K-MATIC – empilhadores para corredores estreitos

  • Armazenamento e desarmazenamento em corredores estreitos e alturas elevadas
  • Alturas de trabalho de até 12 metros
  • Alimentação de correias transportadoras

Cinco vantagens da geonavegação da Linde Robotics

  1. Ligada em rede: a gama vai desde aplicações sem ligação ao sistema, até a uma ampla ligação em rede com sistemas, máquinas e instalações operacionais.
  2. Segura: o equipamento abrangente, como leitores e câmaras, garante segurança rodoviária mesmo no caso de uma operação mista.
  3. Simples: a geonavegação inovadora com a tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR) moderna não requer uma infraestrutura dispendiosa.
  4. Flexível: as rotas e os pontos de referência podem ser rapidamente adaptados a condições de utilização que sofram alterações.
  5. Transparente: o sistema gera material de dados valioso, que permite uma otimização precisa da produtividade e dos processos logísticos.

Navegação em corredores estreitos

Navegação automatizada em armazéns de corredores estreitos

Vias estreitas, grandes alturas de elevação, superfícies de armazenamento com pouca visibilidade – o armazém de corredores estreitos é económico para a empresa, mas exige muito dos equipamentos utilizados e dos seus operadores. A navegação em corredores estreitos da Linde melhora claramente a produtividade e a segurança, reduzindo também os danos em mercadorias e equipamentos de armazenamento. O sistema é controlado a partir do Warehouse Management System (WMS) do cliente.

Como funciona a tecnologia?

Todas as medidas construtivas para esta tecnologia realizam-se rapidamente: no corredor estreito, aplica-se etiquetas RFID no piso, em distâncias regulares, ou códigos de barras na estanteria. Durante a marcha, o dispositivo de deteção no equipamento lê o registo de dados, fazendo com que o comando possa determinar a posição do equipamento no corredor.

O sistema central envia, através de uma rede Wi-Fi, as coordenadas de destino da posição de armazenamento ou desarmazenamento para o recetor no equipamento. A caminho do destino, o equipamento compara então continuamente a sua posição atual com as especificações e determina a melhor combinação de tração e movimento elevatório, a fim de atingir a posição de destino.

Vantagens da navegação em corredores estreitos

Eficiência

O equipamento desloca-se pelo caminho mais rápido e com o menor consumo energético possível até ao espaço da estante previsto. Os resultados são poupanças de tempo de até 25% e um aumento claro da capacidade de movimentação de cargas.

Precisão

O sistema auxilia o condutor e mostra-lhe num visor a posição exata da palete para uma mercadoria. O condutor tem apenas de acionar a função de marcha. É impossível armazenar a palete num local incorreto.

Segurança

O assistente de segurança em corredores instalado de série com a navegação em corredores estreitos deteta, através de códigos de barras e etiquetas RFID, irregularidades no piso identificadas, bem como obstáculos na estanteria, no piso ou no teto, e limita nestas posições de forma específica as funções do equipamento, tais como a velocidade, a altura de elevação e a extração dos garfos.