O novo Linde E16 num teste prático na DB Schenker
Uma operação intensa exige um desempenho elevado
Na DB Schenker em Schweinfurt (Alemanha), a rotina diária é descarregar, recarregar, carregar e começar tudo de novo. Os elevados volumes de movimentação com ritmos acelerados são a regra e não a exceção no terminal logístico local. Este é um cenário extremamente desafiante para os empilhadores utilizados, que têm de impressionar através do máximo desempenho, agilidade e resistência. Em outras palavras, a oportunidade perfeita para o novo Linde E16 é posto à prova.
Algures no sul da Alemanha, alguém encomenda uma espreguiçadeira online. Aqueles que procuram descansar provavelmente não têm noção de que noutro local do sul da Alemanha, o oposto da tranquilidade faz-se manifestar por causa dessa espreguiçadeira (e de milhares de outros artigos). “Para quem quer relaxar, este não é o lugar certo”, brinca Thomas Gundel durante a nossa visita ao terminal da DB Schenker em Schweinfurt. Em cerca de 5000 metros quadrados, o prestigiado prestador de serviços de logística lida com grandes quantidades de mercadorias todos os dias. “Em 24 horas, podem juntar-se 800 a 1000 toneladas. Desde espreguiçadeiras e brinquedos a bocas de incêndio, praticamente tudo pode caber numa palete”, explica o diretor do terminal. “Somos um verdadeiro hotspot logístico em Schweinfurt – também graças à nossa localização geográfica!”
É altura de mudar as coisas
Sexta-feira, 15 horas: o mais tardar, agora já na segunda fase quente do dia, torna-se claro o que Gundel quer dizer com “hotspot”. “A primeira hora de ponta é durante o turno da manhã, quando os nossos equipamentos regressam das 40 lojas do sistema e entregam as mercadorias para esta zona. O nosso pessoal descarrega depois os reboques e as caixas móveis com empilhadores e coloca as mercadorias em duas zonas de descarga”, explica. Depois os colaboradores com equipamentos de alta velocidade assumem o controlo e transportam as mercadorias para as relações relevantes. Enquanto o pessoal condutor se encarrega em grande parte do carregamento dos equipamentos para pequenos serviços de transporte local, a equipa da DB Schenker encarrega-se do carregamento do transporte local pesado – mais uma vez, utilizando empilhadores. Atualmente, está em curso um processo semelhante, “exceto que as movimentações são ainda mais intensas à tarde”, sublinha Gundel. E quando há muito para movimentar, o equipamento tem, naturalmente, de acompanhar o ritmo – tanto em termos de desempenho como de segurança.


Há muitos anos que a nossa filial é território exclusivo da Linde. Utilizamos onze empilhadores Linde E16. Estávamos naturalmente curiosos sobre a geração seguinte do nosso "cavalo de trabalho".
Thomas Gundel, Diretor do terminal, DB Schenker Schweinfurt
De qualquer perspetiva, a vista é melhor
A DB Schenker já tem uma excelente experiência com os equipamentos de movimentação de cargas da Linde MH em ambas as disciplinas. Desde setembro de 2024, temos vindo a testar o sucessor da consagrada Série 386. E isso ficou claro após as primeiras semanas: o novo modelo tem tudo de que um empilhador precisa. A supervisora de turno, Sarah Benz, está particularmente impressionada com as condições de visibilidade melhoradas, que se devem, em particular, ao pilar A mais estreito e aos perfis dos mastros de elevação encapsulados: “Se eu tiver uma melhor visão dos garfos, isso torna o trabalho à noite ou quando há muitas pessoas a circular simplesmente menos stressante e mais seguro”. Para além disso, os empilhadores de três rodas, graças ao eixo de direção oscilante da Linde, são altamente manobráveis e proporcionam um excelente desempenho de condução com os seus potentes motores assíncronos – o que também contribui para a capacidade de movimentação de cargas.

O equipamento dá-nos a sensação de que executa cada movimento de direção exatamente como queremos.
Sarah Benz, Supervisora de turno, DB Schenker, Schweinfurt
Potência contínua graças a tecnologia de iões de lítio
Sempre que se fala de capacidade de movimentação de cargas, a questão do sistema energético adequado não anda muito longe. Como sublinha Thomas Gundel, Schweinfurt está a seguir uma linha clara nesta matéria. Desde o final de 2023, a filial foi completamente convertida de sistemas energéticos de chumbo-ácido para baterias de iões de lítio modernas e altamente eficientes. “É o que há de melhor para nós. Nos tempos do chumbo-ácido, ainda tínhamos de mudar as baterias três vezes por dia – era demasiado tempo precioso perdido, já para não falar da necessidade de manutenção. Agora, podemos gerir facilmente os três turnos com uma bateria de iões de lítio, mesmo com uma elevada intensidade de utilização”, afirma Gundel.

O princípio plug & play proporciona flexibilidade
Foram instalados vários carregadores da Linde no armazém para carregamento intermédio regular, onde os colaboradores podem recarregar os seus dispositivos durante as pausas de trabalho. Roberto Truthän, responsável pelo terminal de transbordo de Schweinfurt da parte do parceiro responsável da rede da Linde MH, Ernst Müller Fördertechnik, salienta ainda mais uma vantagem do novo Linde E16 : “Com estes empilhadores, é possível simplesmente alternar entre baterias de iões de lítio e baterias de chumbo-ácido sem fazer quaisquer alterações.” Um forte argumento a favor para a DB Schenker. Thomas Gundel: “Dependendo do número de encomendas, temos de reagir muito rapidamente e emprestamos regularmente equipamentos a uma segunda filial na região que ainda utiliza baterias de chumbo-ácido. Graças ao conceito da Linde a bateria do novo Linde E16 pode ser simplesmente substituída através de plug & play. Tiram-se as baterias de iões de lítio, colocam-se as de chumbo-ácido e o trabalho continua”
É como conduzir nas nuvens
Um operador de empilhador acaba de conduzir o seu Linde E16 até uma caixa móvel. O diretor do terminal, Thomas Gundel, comenta: “A cunha da plataforma de carga é feita de aço e é ligeiramente biselada. Se passarmos por cima dela a alta velocidade, por vezes faz um barulho forte.” O que é ainda mais surpreendente é o facto de o supervisor de turno, Johnnie Wilson, nem ficar impressionado com esta oscilação: “No novo empilhador, os choques já não chegam ao posto de condução – quase não se sente nada. Ficamos contentes quando as nossas costas não ficam doridas depois de um turno de seis ou sete horas”.
A principal razão para tal é o conceito de amortecimento inteligente da nova geração de empilhadores da Linde. Os rolamentos de anel de elastómero separam agora completamente o mastro, o eixo de acionamento e o eixo de direção do chassis. Os modelos podem também ser encomendados com um posto de condução com suspensão pneumática (como no caso da DB Schenker), o que melhora ainda mais a ergonomia.
Tudo e todos seguros!
De volta à “ espreguiçadeira” e ao tema do descanso. O relógio indica agora 15:30h e há cerca de 15 pessoas a circular no terminal. Thomas Gundel está, no entanto, descontraído e aponta para um pequeno dispositivo no seu colete de alta visibilidade: “Desde 2023, também o temos Linde Safety Guard em ação. Sem exceção, todos recebem uma unidade portátil, incluindo os operadores de empresas de transporte externas, os complementos são instalados nos equipamentos como unidades fixas do equipamento”. Se os equipamentos e as pessoas ou os equipamentos se aproximarem demasiado uns dos outros, o sistema da Linde aciona um aviso bidirecional.
Além disso, a velocidade máxima é automaticamente reduzida ao entrar nos semirreboques e nas caixas móveis. Por último, mas não menos importante, um BlueSpot instalado permanentemente na passagem entre as duas partes do pavilhão é ativado se um equipamento de movimentação de cargas se aproximar.
Desde que o sistema da Linde está a funcionar aqui, não tivemos um único acidente com equipamentos de movimentação de cargas no armazém.
Thomas Gundel, Diretor do terminal, DB Schenker Schweinfurt
Simplesmente funciona
Entretanto, já anoiteceu em Schweinfurt. O armazém esvaziou-se gradualmente e está a ser preparado para o próximo turno. O dia de trabalho de Thomas Gundel também está a terminar. Chegou a altura do veredito: “Como viram, as coisas chegam a ficar bastante turbulentas por aqui. Por isso, é bom saber que com este equipamento nada pega fogo, tudo se encaixa perfeitamente. A qualidade do serviço corresponde à qualidade dos aparelhos e o desempenho dos aparelhos corresponde aos nossos requisitos. No novo Linde E16 isso é demonstrado de forma exemplar”

DB Schenker
Com cerca de 71 100 colaboradores e cerca de 1850 filiais em todo o mundo, a DB Schenker é um dos principais prestadores internacionais de serviços de logística. Cerca de 35 colaboradores e colaboradoras trabalham em três turnos no terminal logístico de Schweinfurt, movimentando cerca de 800 toneladas de mercadorias por dia. A empresa conta exclusivamente com a tecnologia de equipamentos de movimentação de cargas da Linde MH. Onze empilhadores Linde E16 com baterias de iões de lítio e onze equipamentos de alta velocidade do tipo Linde T20 ou T20 SF e D12 HP SP estão em utilização no local. O parceiro de rede da Linde, Ernst Müller Fördertechnik, com sede em Nuremberga, tem sido o principal revendedor da DB Schenker durante muitos anos. A equipa local presta um apoio abrangente à DB Schenker em toda a Alemanha. A manutenção e a conservação na filial de Schweinfurt são efetuadas pela sucursal local da Suffel Fördertechnik GmbH & Co. KG.