Stackers da Linde com baterias Li-ION da Linde em utilização no armazém
Sistema energético para a intralogística de hoje e de amanhã

Tecnologia Li-ION da Linde

A pressão cada vez maior dos custos, prazos apertados e picos de encomendas difíceis de avaliar: A dinâmica do setor logístico está a provocar alterações nos requisitos em termos de equipamentos de armazém e empilhadores. O mais importante é a sua disponibilidade permanente e flexibilidade na utilização. No entanto, a segurança e a rentabilidade também contam. Isso implica uma atenção particular aos sistemas energéticos.

Atualmente – e não é apenas no setor automóvel – desenha-se uma tendência para a mobilidade elétrica. O setor dos equipamentos de movimentação de cargas é desde há muito tempo pioneiro nesta área. Na realidade, desde há já algum tempo que é cada vez maior a procura de empilhadores elétricos, em detrimento dos empilhadores com motor de combustão interna. O grande desafio consiste em conseguir uma disponibilidade dos equipamentos tão alta como com motor de combustão interna. É aqui que entra a tecnologia de iões de lítio. Esta tecnologia provou já o seu valor na prática – por exemplo, em smartphones – e apresenta igualmente no caso dos empilhadores uma série de vantagens em relação às baterias de ácido-chumbo:

Empilhadores e equipamentos de armazém Linde com baterias Li-ION da Linde

Carregamento intermédio curto e rápido

Bateria carregável mesmo durante as breves pausas no trabalho, eliminação das demoradas e dispendiosas substituições de baterias.

Eficiência energética mais elevada

Até 30% mais energia devido a uma densidade energética mais elevada e à alta eficiência global do sistema.

Sistema potente

Sem perda de performance mesmo que o estado de carregamento da bateria tenha baixado.

Solução de utilização intuitiva

Sem libertação de gases e ácidos perigosos da bateria. Sem necessidade de manutenção e de limpeza fácil.

Linde Li-ION_Technology
Stacker com bateria Li-ION da Linde em utilização num armazém frigorífico

Ideal para todas as áreas de utilização

A tecnologia de iões de lítio é por princípio indicada para qualquer área de utilização. As suas vantagens tornam-se sobretudo evidentes com uma utilização intensiva, como numa operação em vários turnos, na utilização em armazéns frigoríficos ou, por exemplo, na indústria de bebidas.

Com esta tecnologia isenta de manutenção e de fácil limpeza não há o perigo de contaminação com gases ou ácidos da bateria. Por essa razão, as baterias de iões de lítio são especialmente indicadas para setores particularmente sensíveis, como o das indústrias farmacêuticas e alimentares.

As empresas que procuram uma alternativa sem emissões para a sua frota com motores de combustão interna encontram nos empilhadores com baterias de iões de lítio uma boa escolha.

Vantagens da solução Li-ION da Linde

Empilhador elétrico ligado ao carregador Li-ION

A solução Li-ION da Linde para empilhadores e dispositivos de armazenamento melhora a operação e movimentação. Aumenta a disponibilidade dos equipamentos, rentabiliza a operação e torna-a simultaneamente mais segura e sustentável. Muitos utilizadores reconhecem as suas vantagens práticas no trabalho quotidiano.

Rentabilidade

As baterias Li-ION aumentam a rentabilidade da frota utilizada. Isso fica a dever-se às vantagens tecnológicas deste sistema energético que no quotidiano da atividade logística e respetivas infraestruturas revela a sua superioridade em termos de tempo e de custos:

Nível mais elevado de eficiência de sistema

A solução Li-ION da Linde apresenta um nível de eficiência de sistema particularmente elevado. A combinação da bateria de iões de lítio com o respetivo carregador Linde aumenta o rendimento energético cerca de 30% em relação às baterias de ácido-chumbo. Os custos da energia são, por isso, mais reduzidos.

Gestão inteligente da bateria

Além disso, o comando do equipamento e a gestão da bateria estão perfeitamente coordenados, nomeadamente pelo interface bus CAN, que permite a comunicação dos sistemas entre si. Deste modo, o sistema compensa os picos de carga, garantindo ao mesmo tempo permanentemente energia suficiente. Isto protege a bateria e prolonga a sua duração e vida útil.

Redução dos custos de manutenção e movimentação

As baterias de ácido-chumbo convencionais implicam toda uma série de custos de manutenção e movimentação que são completamente eliminados no caso das baterias de iões de lítio. É o caso dos custos com uma segunda bateria e dos custos com pessoal, para enchimento das baterias com água e substituição das baterias.

Infraestrutura de carregamento reduzida

Acrescente-se ainda o facto de se eliminar a necessidade de uma infraestrutura de carregamento complexa, com um compartimento separado para as baterias e um dispositivo de exaustão para os gases. O carregador das baterias de iões de lítio, pelo contrário, pode ser montado de forma flexível e nos pontos mais convenientes do trajeto, por exemplo, perto da zona de descanso, para um breve carregamento intermédio, ou junto à área de utilização, a fim de evitar perdas de tempo com deslocações.

Disponibilidade

Para uma operação logística sem falhas e eficiente, a disponibilidade dos dispositivos de armazenamento e empilhadores deve ser o mais elevada possível. Esse é precisamente um dos pontos fortes das baterias Li-ION da Linde. Ao contrário das baterias de ácido-chumbo, esta tecnologia revela-se extremamente eficiente e flexível no que diz respeito aos ciclos e frequências de carregamento.

Carregamento a alta velocidade

As baterias da Linde podem concluir um ciclo de carregamento completo em apenas uma hora. Depois, de acordo com a intensidade da utilização, os equipamentos podem ficar disponíveis por várias horas mais com apenas um breve carregamento intermédio durante a hora do almoço.

Breves carregamentos intermédios desejáveis

No caso das baterias convencionais recomenda-se sempre a realização de ciclos de carregamento completos, a fim de poupar a bateria. No caso das baterias de iões de lítio, acontece exatamente o contrário: até mesmo os carregamentos intermédios muito breves de apenas poucos minutos não só são permitidos como desejáveis. O estado de carga ideal situa-se mais ou menos entre 20 e 80% da capacidade total. Graças à flexibilidade do carregamento, a disponibilidade global dos equipamentos aumenta significativamente.

Proteção personalizada contra sobredescarga

A tecnologia bus CAN da Linde permite uma configuração personalizada da proteção contra sobredescarga. Ao aproximar-se da capacidade residual mínima, a gestão de bateria das baterias Li-ION reduz a potência das funções de marcha e elevação. Este valor pode ser definido caso a caso, para o equilíbrio desejado entre disponibilidade do empilhador e proteção da bateria.

Capacidade à medida da aplicação

A Linde oferece para cada tipo de bateria duas capacidades diferentes. Deste modo, cada empresa pode delinear o fornecimento de energia aos equipamentos de forma personalizada, de acordo com a intensidade de utilização. Assim, é, por exemplo, possível com a bateria grande utilizar um empilhador numa operação com três turnos sem ter de a recarregar a meio de um turno.

Segurança

Também no que diz respeito à segurança dos condutores e dos equipamentos a tecnologia Li-ION da Linde está ao mais alto nível. Os engenheiros da Linde desenvolveram um conceito global de segurança para todo o sistema bateria-equipamento. As baterias são submetidas durante a fase de desenvolvimento a um programa de testes especiais de carga e impacto.

Ausência de gases perigosos

Embora no caso das baterias de ácido-chumbo o hidrogénio libertado se possa transformar num gás detonante perigoso, este risco não existe com as baterias de iões de lítio. Além disso, uma vez que deixa de haver substituição de baterias, necessária com as baterias de ácido-chumbo, os condutores não são expostos a qualquer perigo de lesões. Devido ao facto de as células Li-ION serem praticamente isentas de manutenção, os operadores não entram em contacto com ácidos perigosos.

Cuba testada contra choques

Nos acidentes com empilhadores entram em ação, de acordo com o peso, forças descomunais. A fim de assegurar que as baterias Li-ION dos equipamentos se mantêm protegidas mesmo em situações extremas, elas são submetidas a um ensaio de impacto com a carga máxima. O vídeo mostra como a cuba da bateria impede a penetração do garfo, mesmo a alta velocidade, graças ao aço com 25 mm de espessura. Também a conceção mecânica da bateria corresponde, portanto, aos mais elevados padrões de qualidade da Linde.

Sistema de segurança a vários níveis

O sistema de segurança em vários passos das baterias Li-ION da Linde incide não só ao nível das células e módulos como também ao nível das baterias. Além disso, a gestão da bateria determina uma utilização ideal da bateria, em que funcionamento do equipamento, processos de carregamento e sistema da bateria são permanentemente monitorizados e harmonizados. O risco de danos por sobrepressão, sobreaquecimento, sobrecarga ou sobredescarga é, assim, eliminado.

Além disso, não só o equipamento e a bateria têm conformidade CE como também todo o sistema constituído por equipamento, bateria e carregador ostenta a marca de CE de segurança comprovada. Isto não é em geral garantido quando a bateria é adquirida como componentes separados.

Sustentabilidade

Os sistemas energéticos modernos não são apenas altamente eficientes: eles protegem também as pessoas e o ambiente. As baterias Li-ION da Linde satisfazem todos os requisitos em matéria de sustentabilidade. Assim, o seu funcionamento, por exemplo, é totalmente isento de emissões.

Para além disso, o funcionamento dos empilhadores e dispositivos de armazenamento com esta tecnologia apresenta uma eficiência energética claramente superior, isto é, para a mesma potência global gastam menos energia.

Ciclo de vida prolongado

Durante a produção das baterias de iões de lítio são também produzidas menos substâncias nocivas que na das baterias de ácido-chumbo convencionais. Uma outra vantagem desta tecnologia é o ciclo de vida mais longo das baterias, o que contribui para uma utilização mais moderada de recursos naturais.

Processo de reciclagem total

A sustentabilidade começa na Linde com a produção de baterias e continua mesmo depois de terminado o seu ciclo de vida. Na realidade, apesar da sua grande durabilidade, também as baterias de iões de lítio chegam um dia ao termo da sua vida útil. Quando isso acontecer, as baterias podem ser entregues a qualquer parceiro de assistência da rede Linde. Daí elas são encaminhadas para uma empresa de reciclagem certificada, em colaboração com a qual a Linde criou um processo de reciclagem total para as suas baterias de iões de lítio.

Em primeiro lugar, as baterias são desmontadas e os seus componentes separados. Os componentes eletrónicos e os cabos são submetidos à reciclagem normal. As células das baterias, pelo contrário, são fundidas, submetidas a processamento metalúrgico e os elementos valiosos, como lítio, cobalto e níquel, são reutilizados. Com este processo integral, a Linde é um dos pioneiros em termos de reciclagem das baterias de iões de lítio da intralogística.

Descarregue aqui mais informações sobre as nossas baterias Li-ION

Live Chat
Gostaríamos de o ajudar pessoalmente através do nosso Live Chat. Para tal, precisamos do seu consentimento para os nossos cookies de conversação.