empilhadores linde em armazém
Dimensionar a minha frota

Quantos empilhadores necessito?

Dimensionar a sua frota e analisar uma operação para descobrir quantos empilhadores são realmente necessários a operar no armazém e em que turnos, deixa de ser uma decisão que se deve tomar sozinho. A tecnologia e a digitalização podem também acompanhá-lo neste caminho e, de facto, já o fazem.

O receio de errar na escolha do número de empilhadores, bem como dos seus tipos, ou de não saber como escolher quando se trata de uma aquisição ou aluguer é natural. Este receio acaba se permitir ser aconselhado pelos algoritmos e software que já estão a trabalhar para fazer este dimensionamento, registar dados, gerar padrões e dar-lhe as informações necessárias para tomar uma decisão de forma direta, precisa e transparente.

Analise e utilize a mais recente tecnologia para dimensionar a sua frota

A realização de uma análise que reflita o número de empilhadores que possui atualmente, bem como as suas taxas de utilização, turnos e produtividade, pode dar-lhe uma visão marginal da sua frota e muito provavelmente ajudá-lo-á a compreender quantos empilhadores deve ter em circulação.

Além disso, pode prestar atenção aos picos de trabalho que podem ser gerados no seu negócio, altura em que deve considerar o aluguer ou a utilização de empilhadores em segunda mão para lidar com um elevado volume de operações que requerem maior rapidez.

Investir nestes tipos de questões pode trazer-lhe eficiência ou, pelo contrário, é uma decisão complexa que depende de numerosos fatores que lhe podem escapar.

É por isso que lhe recomendamos sempre que considere a utilização da tecnologia para o registo de informação e a tomada de decisões estratégicas. O dimensionamento da frota é um dilema que também deve ser resolvido com a tecnologia certa.

Os gestores de frotas como aliados no dimensionamento dos equipamentos

Por vezes tomar esta decisão apenas com base na experiência passada não é suficiente. E isso pode levá-lo a cometer erros, afetar a sua produtividade e enfrentar custos evitáveis.

Os sistemas de gestão de frotas são capazes de facilitar e recolher dados para conhecer a todo o momento a situação da sua frota, porque a digitalização logística não só ocorre quando a encomenda é emitida, mas também no tráfego interno.

O volume crescente de dados e o aumento do trabalho em rede na indústria significa que os processos logísticos estão a tornar-se cada vez mais complexos. De facto, ficaria surpreendido se visse como algumas equipas autónomas trabalham, comunicando entre si ou interagindo com os processos, transformando frotas em maquinaria inteligente.

Afinal, os gestores de frotas controlam os processos em tempo real e conseguem um aumento substancial no desempenho do volume de negócios.

Estes poderão fornecer exatamente a informação de que os gestores de frotas necessitam para a utilização eficiente dos seus veículos, independentemente da fábrica e da dimensão da frota, ou se se trata de equipamentos novos ou já utilizados ou de equipamentos de outros fabricantes.

Vantagens de utilizar gestores para dimensionar as suas frotas

Numa outra ocasião, poderíamos aconselhá-lo em função das suas operações, tamanho do armazém, tipo de mercadoria ou ritmo de expedição, mas atualmente queremos que esteja atualizado e ao nível de conetividade de que realmente necessita.

Eis, portanto, algumas das principais vantagens oferecidas pelos gestores de frotas:

  • - Maior rentabilidade como resultado da sua utilização:
    • Identificação de veículos subutilizados e sobre utilizados
    • Melhoria dos processos logísticos
    • Aumento da disponibilidade de veículos
    • Identificação precoce e prevenção de estrangulamentos
    • Identificação e correção ou prevenção de sobre capacidade

  • - Obterá a máxima segurança em cada passo que der:
    • Evitar a utilização não autorizada de veículos
    • Limitar o uso indevido deliberado e a condução irresponsável
    • Identificação e eliminação de pontos de perigo no tráfego interno
    • Ajuste automático da velocidade em zonas definidas
    • Identificação precoce de limitações operacionais no veículo
    • Aumenta a consciência de responsabilidade
  • - Alcança uma maior transparência e rastreabilidade do trabalho diário:
    • Atribuição clara de motoristas e empilhadores
    • Administração de cartas de condução, cursos e exames médicos
    • Representação da estrutura organizacional na gestão da frota
    • Dados detalhados de utilização e consumo para cada veículo
    • Relatórios personalizáveis e significativos

Em suma, se tiver de tomar esta decisão, não deixe de se concentrar na digitalização. Afinal, os mundos virtuais e reais estão cada vez mais ligados e esta interligação resulta em enormes vantagens, permitindo às empresas controlar os seus processos, melhorá-los e facilitar a gestão a todo o momento, a partir de qualquer dispositivo, tal como um computador, telemóvel e tablet.