O colete de segurança interativo da Linde Material Handling garante uma maior segurança no armazém.
Uma perspetiva geral

Segurança no armazém para um fluxo de materiais eficiente

Contactar agora os especialistas em segurança da Linde

A segurança no armazém ou no ambiente de produção é a maior prioridade da intralogística. Numa altura em que há cada vez mais movimentação de mercadorias, é essencial proteger de forma fiável não só os condutores e colaboradores, mas também as mercadorias transportadas, as estantes e outras máquinas. Por isso, os equipamentos de movimentação de cargas devem ser cada vez mais rápidos, flexíveis e eficientes, para que se possam tornar mais adequados para o número crescente de exigências. Estes desafios trazem consigo um aumento do risco de acidentes e incidentes.

Foco na segurança no trabalho

O Serviço de Estatística da União Europeia demonstra o quão polémico é o tema da segurança no trabalho: segundo uma análise dos acidentes de trabalho na UE, quase 18% de todos os acidentes graves têm origem no transporte ou armazenamento – um valor mais elevado do que o observado na produção, que perfaz cerca de 14% (EUROSTAT 2017). A título de exemplo, um estudo da Alemanha analisou a segurança no armazém de forma mais precisa (DGUV 2018): segundo o estudo, há em média mais de 145 acidentes por dia de trabalho nos armazéns alemães, 50 dos quais com empilhadores e 29 com porta-paletes.

Os "pequenos" acidentes também são importantes

Os acidentes de trabalho incluem não só danos pessoais, mas também danos materiais nos equipamentos envolvidos, mercadorias e a própria infraestrutura. O principal objetivo é sempre proteger as pessoas. No entanto, na prática, a ocorrência de pequenos danos materiais que geram custos de reparação e falhas no fluxo de trabalho é frequente. Logo, um conceito de segurança abrangente garante também que esta carga financeira é reduzida e que a produtividade aumenta. Por último, mas não menos importante, o condutor passa a sentir-se mais seguro quando, por exemplo, pode contar com o apoio de um sistema de assistência. Deste modo, pode concentrar-se melhor na manipulação de mercadorias e trabalhar de forma mais produtiva.

A visão: 100% livre de acidentes

A Linde Material Handling tem em vista um objetivo muito claro: evitar a 100% a ocorrência de acidentes na intralogística. Aqui aplica-se a "Vision Zero", uma filosofia de segurança que visa aumentar a segurança no tráfego dentro da empresa e evitar acidentes com empilhadores e outros incidentes ao manipular mercadorias. É com base neste objetivo que a Linde desenvolve inovações técnicas nos equipamentos de movimentação de cargas, bem como sistemas de assistência inteligentes, programas de formação abrangentes e serviços de consultadoria. Daqui resultam soluções completas, que ajudam as empresas a superar os diversos desafios de uma logística moderna e segura.

Andreas Krinninger, CEO da Linde Material Handling
A segurança operacional não é negociável! As empresas têm a oportunidade de minimizar os riscos através de investimentos em sistemas de assistência, da configuração do fluxo de materiais e da formação dos colaboradores, de poupar custos e, assim, de garantir o seu sucesso.

Andreas Krinninger, CEO da Linde Material Handling

Segurança num panorama geral

A segurança no armazém e na produção não é só uma questão de equipamento técnico no veículo, mas também envolve de forma abrangente os fluxos de mercadorias, os processos dentro da empresa e as qualificações dos colaboradores. De modo a abranger e otimizar todos os fatores relevantes em matéria de segurança, a Linde disponibiliza uma oferta de consultoria estruturada, uma gestão digital das frotas e um programa de formação abrangente.

O Linde Safety Scan permite aumentar a segurança no armazém.

Linde Safety Scan

Com o Linde Safety Scan, os utilizadores podem reduzir de forma sustentável os riscos de segurança relacionados com o tráfego dentro da empresa. A análise sistemática é realizada conforme um processo claramente definido: com base em necessidades individuais, os Linde Safety Consultants definem com o utilizador os objetivos e identificam locais de risco, a partir dos quais deduzem medidas e recomendações de movimentação à sua medida. Seguidamente, os Consultants ajudam na aplicação das mesmas e registam os progressos.

Mais informações
Com a solução de gestão de frotas digitais connect: da Linde Material Handling, é possível aumentar a segurança do condutor.

Gestão digital de frotas

A solução digital de gestão de frotas connect oferece diversas funções que aumentam a segurança do condutor e, assim, a segurança no armazém. Através do controlo de acesso personalizado, o operador pode adaptar o empilhador individualmente ao condutor. Dependendo da qualificação e da finalidade de utilização, a velocidade máxima, por exemplo, pode ser limitada. O condutor, por sua vez, pode verificar o estado do equipamento ao iniciar o trabalho. Além disso, a connect oferece funções como a monitorização eletrónica de danos, a transferência automática de códigos de erro e a análise dos dados de utilização.

Mais informações
O programa de formação e treino da Linde Material Handling ajuda a aumentar a segurança no armazém de forma contínua.

Programa de formação e treino

Condutores devidamente formados são um fator decisivo para evitar qualquer tipo de acidente. A Linde Material Handling oferece um programa de formação e treino abrangente para condutores principiantes e para especialistas, para todos os tipos de equipamento. Seminários nos quais os profissionais, como instrutores de condução e responsáveis pela segurança, podem alargar a sua formação do ponto de vista prático e teórico representam, aqui, o ponto central. A Linde ajuda, assim, os seus clientes a melhorar continuamente a segurança no armazém e a evitar acidentes com empilhadores.

Mais informações

Segurança de série

Os empilhadores e os equipamentos de tecnologia de armazenamento da Linde Material Handling dispõem já, de série, de inúmeras características que aumentam a segurança ativa e passiva no armazém e, deste modo, evitam acidentes com empilhadores. Isto já começa com o contorno do equipamento: os postos de trabalho do condutor e do operador são concebidos de forma que todo o corpo do condutor permaneça no interior do contorno do equipamento e que o condutor consiga, ao mesmo tempo, manter todo o ambiente sob controlo. Para a Linde, proporcionar ao operador uma visibilidade o mais desimpedida possível é da maior importância.

O contorno dos equipamentos da Linde Material Handling garante a segurança do condutor

Visibilidade desimpedida sobre a carga e o ambiente circundante

Mesmo na velocidade máxima, os condutores podem confiar nos equipamentos de segurança de série. Em muitos veículos de transporte são utilizados vários sistemas de travagem independentes simultaneamente. O equipamento de série inclui, por exemplo, travões de estacionamento automáticos que evitam que o veículo role acidentalmente em rampas ou ao carregar camiões. Assim, com o Linde Curve Assist, há uma adaptação automática da velocidade nas curvas.

Movimentação de cargas fiável

Uma das principais características de potência dos empilhadores da Linde é a movimentação segura de cargas pesadas. Para tal, são instalados, por exemplo, cilindros de inclinação traseiros na construção estável da estrutura e do tejadilho dos empilhadores elétricos e com motor de combustão interna. Graças à alavanca comprida, o mastro torna-se ainda mais estável e há menos oscilações ao empilhar a grandes alturas de elevação. Isto permite que o condutor consiga trabalhar com maior sensibilidade, rapidez e, acima de tudo, segurança. A construção permite ainda um perfil mais estreito do mastro, o que contribui para uma melhor visibilidade.

Trabalho sem fadiga

Com condições de trabalho ergonómicas, a Linde Material Handling garante um trabalho mais seguro e sem fadiga.

Posto de trabalho do condutor num empilhador retráctil

As condições de trabalho ergonómicas são um pré-requisito essencial para um trabalho sem fadiga e, consequentemente, mais seguro. Para a Linde, proteger o máximo possível os colaboradores contra vibrações e impactos fortes é da maior importância. Os eixos de acionamento e de direção desacoplados e os postos de trabalho do condutor desacoplados são soluções tecnológicas eficientes que garantem o maior nível de conforto do operador nos porta-paletes e, consequentemente, uma maior concentração ao trabalhar.

Saber mais

Segurança no armazém através da inovação

Na Linde trabalhamos continuamente em soluções que tornem a intralogística ainda mais segura e eficiente. O resultado é uma ampla oferta de sistemas de assistência inovadores, soluções de reequipamento orientadas para a prática e possibilidades modernas de integração em rede. Nesse sentido, a segurança tem prioridade em todos os níveis.

Interagir com o ambiente circundante em segurança – Sistemas de iluminação e de aviso

O colete de segurança interativo da Linde Material Handling avisa os condutores de empilhadores e os peões em situações de perigo.

Colete de segurança interativo

Com o colete de segurança interativo, a Linde Material Handling expande o seu inovador sistema de Safety Guard com o qual os operadores de empilhadores e peões, entre outros, são avisados atempadamente em situações de perigo. Graças a sinais luminosos, vibrações e sons, o colete de segurança inteligente chama a atenção do utilizador para perigos, garantindo, assim, a máxima segurança no armazém, tanto em áreas interiores como exteriores.

Saiba mais sobre o colete de segurança interativo!
O Linde Safety Guard da Linde Material Handling aumenta a segurança no armazém.

Linde Safety Guard

Onde quer que haja equipamentos de movimentação de cargas em funcionamento estabelece-se uma interação complexa entre pessoas e máquinas. O Linde Safety Guard é um sistema de assistência inovador que aumenta a segurança dos operadores de equipamentos e dos peões na vizinhança imediata dos mesmos.

Mais informações
O sistema de alerta da via de circulação Linde BlueSpot™ torna os empilhadores visíveis de forma silenciosa.

Linde BlueSpot™

O sistema de alerta da via de circulação Linde BlueSpot™ aumenta a segurança no armazém, na medida em que o ponto LED torna os empilhadores visíveis de forma silenciosa.

Mais informações
Com confiança, os conceitos de iluminação inovadores Linde VertiLight e Linde LED Stripes da Linde Material Handling criam mais segurança no armazém.

VertiLight e LED Stripes

Dispor da luz certa no momento certo é uma condição importante para a segurança no armazém com um equipamento de movimentação de cargas. A Linde VertiLight e os Linde LED Stripes são dois conceitos de iluminação inovadores da Linde Material Handling.

Mais informações
O Linde TruckSpot da Linde Material Handling anuncia a aproximação do equipamento através de um sinal luminoso.

Linde TruckSpot

Corredores de armazenamento estreitos, cruzamentos com pouca visibilidade e áreas de grande confusão impedem muitas vezes os peões de se aperceberem a tempo de um empilhador em marcha atrás. O Linde TruckSpot, solução de sinal de aviso ótico, anuncia a aproximação do equipamento através de um sinal luminoso.

Mais informações

Movimentação de cargas e empilhadores em segurança – Sistemas de assistência ao equipamento

O Linde Load Management Advanced da Linde Material Handling torna mais fácil e mais segura a movimentação de cargas com stackers.

Load Management Advanced

O Linde Load Management Advanced torna mais fácil e mais segura a movimentação de cargas com stackers. Fornece ao operador sinais de aviso claros, tanto visuais como acústicos, num visor a cores de grandes dimensões. Se o peso real da carga exceder a capacidade de carga máxima, a função de elevação é automaticamente bloqueada.

Saiba mais aqui sobre o Load Management Advanced.

O Safety Pilot da Linde Material Handling ajuda a evitar acidentes por capotamento com o empilhador contrapesado.

Linde Safety Pilot

Com a utilização do Safety Pilot da Linde Material Handling, é possível reduzir os acidentes por capotamento com o empilhador contrapesado. Através de um pequeno monitor, o condutor consegue ter sempre acesso aos parâmetros mais importantes como, por exemplo, o peso da carga e a distância do centro de gravidade da carga. Se se atingir um estado de condução crítico, o monitor indica-o em cores de alerta e ouve-se um sinal de aviso.

Mais informações
O sistema de assistência ao condutor Dynamic Mast Control para os empilhadores retrácteis da Linde Material Handling garante mais segurança no armazém.

Dynamic Mast Control

O sistema de assistência ao equipamento Dynamic Mast Control para os empilhadores retrácteis da Linde Material Handling garante oscilações do mastro mais reduzidas, especialmente em grandes alturas de elevação, criando mais eficiência e segurança no armazém.

Mais informações
Sistema de assistência Active Stability Control da Linde Material Handling para o equipamento combinado K

Active Stability Control

Os equipamentos para corredores estreitos executam o seu trabalho a alturas elevadas, os corredores são apertados e a distância à estanteria é rigorosamente calculada. Nessa situação, qualquer pequena irregularidade do pavimento do armazém pode constituir um problema. A Linde Material Handling propõe uma solução inovadora com o sistema de assistência Active Stability Control para o equipamento combinado.

Mais informações
O assistente de segurança do corredor (GSA) da Linde Material Handling ajuda a reduzir danos no ambiente circundante do armazém.

Assistente de segurança do corredor

O assistente de segurança do corredor (GSA) da Linde ajuda a reduzir danos no ambiente circundante do armazém, uma vez que o empilhador adapta o seu movimento ao armazém. Para tal, o GSA orienta-se pelas etiquetas RFID, que são colocadas no chão, ou pelos códigos de barras, que se encontram nos suportes das estanterias.

Mais informações

A caminho de uma intralogística segura

A filosofia "Vision Zero" tem vindo a mostrar o seu valor na intralogística enquanto elemento de ligação da oferta da Linde Material Handling. As soluções daí resultantes pretendem quebrar recordes no que respeita à segurança no tráfego dentro da empresa. A oferta de consultoria e de serviços de assistência capacita as pessoas a otimizarem o seu ambiente de trabalho. As soluções inovadoras e digitais ajudam os utilizadores a melhorarem continuamente os seus processos.

Soluções de segurança da Linde – Síntese de todas as vantagens

Produtos

Em todos os equipamentos da Linde, é possível confiar no equipamento de série seguro e reequipar facilmente com inovações. Toda a sua frota pode ser facilmente atualizada através de um reequipamento.

Consultoria e assistência técnica

Consultoria individual através de especialistas, serviços completos e apoio direto: em caso de dúvidas relativas à segurança, pode sempre contar com o nosso apoio abrangente.

Inovações

Os sistemas de assistência líderes tecnológicos e as inovações da Linde aumentam a segurança no armazém – mesmo além dos requisitos legais.