Stackers da Linde com baterias Li-ION da Linde em utilização no armazém
Energia à medida

Sistemas energéticos comprovados e inovadores da Linde

Sistemas energéticos para todas as ocasiões

Cresceu a importância da escolha do sistema energético enquanto decisão importante no domínio da intralogística. É, assim, dado especial ênfase aos custos operacionais totais: (Total Cost of Ownership ou TCO). Na aquisição de um equipamento de movimentação de cargas, desempenham um papel importante não só os custos de aquisição, mas também os custos operacionais e, consequentemente, os custos de energia. Nesta matéria, cada área de aplicação possui os seus requisitos individuais. Além disso, há outros aspetos igualmente importantes, como a necessidade de espaço para abastecimento ou carregamento, os custos de energia e o impacto ambiental.

Por essa razão, para além dos motores de combustão interna e das baterias de chumbo-ácido, também as baterias de iões de lítio ou as células de combustível fazem cada vez mais parte das soluções preferenciais. A Linde Material Handling oferece a tecnologia mais recente para cada sistema energético, uma multiplicidade de modelos, bem como serviços abrangentes de consultoria e assistência técnica.

Verificação rápida de energia

Energy Quick Check

Quais as tecnologias mais adequadas para as suas exigências?

Energy Quick Check

Teste novamente

Com que sistema energético opera atualmente a maior parte da sua frota?

Motor de combustão interna
Baterias de chumbo-ácido
Baterias de iões de lítio
Células de combustível
Voltar

Qual o tamanho da sua frota?

1–5 equipamentos
6–20 equipamentos
21–50 equipamentos
Mais de 50 equipamentos
Voltar

Com que modelo de turnos utiliza os seus equipamentos?

Modelo de 1 turno
Modelo de 2 turnos
Modelo de vários turnos
Voltar

Durante a utilização, é possível fazer pequenas pausas para recarregar ou abastecer?

No máximo, uma interrupção por turno
Várias interrupções planeadas
Interrupções flexíveis possíveis em qualquer altura
Voltar

Onde são utilizados os equipamentos?

Apenas em espaços interiores
Apenas em áreas exteriores
No interior e no exterior
Voltar

Qual o grau de esforço dos seus equipamentos?

Esforço reduzido
Esforço intermédio
Esforço elevado
Voltar

Em média, qual a taxa de utilização dos equipamentos?

Menos de 1000 horas de serviço por ano
1000–2000 horas de serviço por ano
Mais de 2000 horas de serviço por ano
Voltar

Estaria interessado em investir mais dinheiro num sistema energético sustentável?

Sim, a sustentabilidade é muito importante para a minha empresa.
Deve haver um equilíbrio entre a sustentabilidade e a rentabilidade.
Não, a rentabilidade é a principal prioridade.
Voltar

Qual o critério decisivo para si em termos de compra?

Baixo investimento de aquisição
Baixos custos de energia
A solução tecnicamente ideal para as minhas exigências individuais
Voltar

Energy Quick Check

Resultado
Motor de combustão interna (GNC, GPL ou diesel) 0%
Baterias de chumbo-ácido 0%
Baterias de iões de lítio 0%
Células de combustível 0%
Partilhar
Descarregar
Contactar distribuidor

Sistemas energéticos da Linde

Motor de combustão interna

Elevada disponibilidade dos equipamentos, forte potência do motor, ampla gama de modelos, opção entre diesel, gás natural ou gás propulsor.

Baterias de chumbo-ácido

Sistema energético comprovado, vasta gama de equipamentos e substituição simples da bateria.

Baterias de iões de lítio

Carregamento intermédio curto e rápido, elevada eficiência energética, sem perda de performance, elevada disponibilidade dos equipamentos e sem necessidade de manutenção.

Células de combustível

Reabastecimento rápido, custos operacionais baixos, movimentação segura e limpa, vida útil prolongada e economia de espaço.

Um equipamento da Linde Material Handling transporta mercadoria.

Motor de combustão interna

Forte potência até 18 toneladas

Os motores de combustão interna já deram provas na utilização na intralogística. Há décadas que a Linde Material Handling define, no desenvolvimento de empilhadores com motor de combustão interna (empilhadores com motor de combustão interna), novos padrões em termos de produtividade e rentabilidade. Os utilizadores podem optar entre motores diesel ou acionamento a gás com gás propulsor ou gás natural. No caso de motores diesel, os empilhadores com motor de combustão interna são utilizados fora do edifício coberto da empresa; os equipamentos a gás propulsor e a gás natural são ainda adequados para uma multiplicidade de utilizações no interior.

Os equipamentos com motor de combustão interna oferecem uma vantagem especial relativamente a outros sistemas: a grande distância em relação ao solo torna-os adequados mesmo com condições do piso extremamente irregulares. Além disso, convencem, sobretudo, pela forte potência do motor. Suportam cargas até 18 toneladas e são adequados para aplicações intensivas.

Os equipamentos Linde dispõem de motores silenciosos e económicos, podendo ser operados durante muitas horas de serviço de forma ininterrupta. Convencem pelos intervalos de manutenção longos. Módulos de assistência técnica de fácil acesso asseguram, além disso, processos de manutenção sempre rápidos.

A bomba é acionada pelo motor de combustão interna.

Poderoso e sensível

A Linde foi a primeira empresa a utilizar um acionamento hidrostático em empilhadores de motor de combustão. Neste caso, o motor de combustão interna aciona uma bomba. Através de um circuito fechado, esta transmite a força, sob a forma de pressão de óleo, para os dois motores hidráulicos no eixo de acionamento. O condutor controla a quantidade e o sentido do fluxo de óleo – e assim também a velocidade e a direção de marcha – através de dois pedais: o controlo por pedal duplo da Linde.

O empilhador altera a sua direção de marcha simplesmente através da mudança do pedal. Nessa situação, o circuito de óleo fechado trava o equipamento. Um sistema de travagem é tão desnecessário como a embraiagem e a transmissão. Assim, o acionamento hidrostático da Linde funciona de forma contínua, absolutamente uniforme e suave. Graças a esta transmissão de força inovadora, os empilhadores com motor de combustão interna da Linde funcionam de forma sensível e eficiente.

Baterias de chumbo-ácido

Ideais para aplicações ligeiras a médias

Em caso de baixa taxa de ocupação, os empilhadores elétricos e os equipamentos de armazém com baterias de chumbo-ácido continuam a ser uma boa alternativa. Isto é válido, por exemplo, para comerciantes a retalho que, durante o dia, apenas necessitam do equipamento por poucas horas para efetuarem cargas e descargas. Os custos de investimento são semelhantes em empilhadores de motor de combustão e empilhadores elétricos com baterias de chumbo-ácido. Por norma, os empilhadores com baterias de chumbo-ácido são ligeiramente mais económicos em termos de manutenção e, além disso, são adequados para utilizações no interior. Esta é uma tecnologia com provas dadas há décadas.

Para uma planificação precisa da utilização, a autonomia restante da bateria de empilhadores elétricos e de equipamentos de armazenamento da Linde é indicada com uma precisão ao minuto. Por regra, na operação de vários turnos, não é possível trabalhar sem uma substituição da bateria. Nos empilhadores elétricos da Linde, esta é particularmente flexível com cinco opções, ao todo. Opcionalmente, o equipamento pode também ser encomendado com um carregador integrado. Dado que as aplicações dos equipamentos são muito divergentes, a Linde oferece uma multiplicidade de diferentes capacidades da bateria adequadas à respetiva intensidade e duração da utilização.

Baterias de iões de lítio

Flexibilidade é o trunfo

Em matéria de mobilidade elétrica, o desafio consiste em possibilitar uma disponibilidade dos equipamentos tão elevada como nos motores de combustão interna. É aqui que entra a tecnologia de iões de lítio (Li-ION). Esta traz toda uma série de vantagens aos empilhadores elétricos e aos equipamentos de armazenamento comparativamente com as baterias de chumbo-ácido.

Deixam de ser necessárias as demoradas e dispendiosas substituições de baterias, uma vez que a bateria pode receber um carregamento intermédio mesmo durante as breves pausas no trabalho. A combinação da bateria de iões de lítio com o respetivo carregador Linde aumenta o grau de eficiência em até 30% em relação às baterias de chumbo-ácido. Os custos da energia são, por isso, mais reduzidos. Graças a uma tensão constante, não ocorre uma perda de performance mesmo com a redução do estado de carga da bateria. Dado que, além disso, deixa de ocorrer a saída de gases da bateria, tanto o espaço destinado ao carregamento da bateria, como o conceito de ventilação deixam de ser necessários como investimento adicional.

A solução de iões de lítio da Linde aumenta a disponibilidade dos equipamentos, rentabiliza a operação e torna-a simultaneamente mais segura e sustentável. É, por princípio, indicada para qualquer área de utilização. As suas vantagens aplicam-se, sobretudo, em aplicações intensivas como, por exemplo, na operação de vários turnos, na utilização em entrepostos frigoríficos ou na indústria das bebidas, mas também para setores particularmente sensíveis, como o das indústrias farmacêuticas ou alimentares. Para assegurar máxima flexibilidade, estão disponíveis diferentes capacidades da bateria em combinação com diferentes potências de carga.

Para as empresas que procuram uma alternativa sem emissões, os empilhadores e os equipamentos de armazenamento com baterias de iões de lítio são uma boa escolha. Para calcular os custos totais (TCO), a Linde oferece uma ferramenta de consultoria individualizada. Com base na utilização individual do cliente, a calculadora apresenta o pacote de energia mais adequado.

Células de combustível

Abastecimento ultrarrápido

Na procura do sistema energético certo, para além dos requisitos de utilização, há outros aspetos também importantes, como a necessidade de espaço para abastecimento ou carregamento, os custos da energia e o impacto ambiental. As células de combustível são aqui uma interessante alternativa. Nas células de combustível, o hidrogénio e o oxigénio reagem com produção de energia elétrica, calor e água.

Os equipamentos com célula de combustível são reabastecidos de hidrogénio em um a três minutos. A elevada disponibilidade dos equipamentos é uma grande vantagem no funcionamento intensivo com vários turnos. Isto torna a tecnologia interessante tanto em ambientes de produção como também para serviços logísticos intensivos. É também possível implementar a infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio com economia de espaço.

Dados que os custos do hidrogénio sofreram nos últimos anos uma redução considerável, abrem-se também vantagens no que se refere aos custos operacionais. Além disso, a eliminação das demoradas substituições das baterias e a rapidez do reabastecimento aumentam a produtividade, a segurança e a higiene.

Condições de infraestruturas

A tecnologia de células de combustível representa já hoje o sistema energético ideal para algumas empresas, consoante os requisitos de utilização. A solução correta será desenvolvida individualmente pela Linde. Para garantir uma utilização eficiente, é necessário ter em consideração determinadas condições como, por exemplo, o tamanho da frota, a infraestrutura de hidrogénio e o financiamento.