Fluxo de materiais num armazém com equipamento da Linde Material Handling
Olho para o panorama geral

Soluções de sistema para o fluxo de materiais

A intralogística está a mudar: impulsionada pelas tendências da indústria, como o comércio online e a individualização de produtos, o fluxo de materiais requer processos cada vez mais rápidos e flexíveis. O portfólio de produtos expande-se e a pressão dos custos aumenta, enquanto as etapas do processo se tornam cada vez menores. A complexidade aumenta consideravelmente.

As empresas são, por conseguinte, confrontadas com uma importante tarefa: têm de repensar totalmente os seus processos logísticos. A Intralogística 4.0, em particular, oferece novas possibilidades de interligação de frotas, modularização e controlo de processos. Mas qual é a solução mais eficiente para as estruturas em questão ou para um projeto Greenfield? Para descobrir, é necessário um elevado nível de competência de processo.

A Linde Material Handling proporciona esta competência com as suas soluções de sistema individuais. São baseadas na análise de todos os fatores iniciais e em objetivos definidos em conjunto com o cliente. Os cenários apurados consideram componentes para diferentes graus de automação. Os clientes beneficiam disto porque a nova solução global integra os processos, as estruturas e as instalações existentes da melhor forma possível. Isso proporciona aos utilizadores um sistema de fluxo de materiais feito à medida, e com um risco mínimo de investimento.

Frank Heptner, Senior Director Consultancy and Projects Intralogistics Solutions da Linde Material Handling
A condição para uma intralogística rentável e preparada para o futuro é uma consultoria competente que analisa com rigor a situação atual e desenvolve soluções personalizadas individualmente. A Linde Material Handling oferece tudo isto!

Frank Heptner, Senior Director Consultancy and Projects Intralogistics Solutions da Linde Material Handling

Fluxo de materiais num armazém de mercadorias da Linde Material Handling

Consultoria com visão

Para uma otimização integral da intralogística, a Linde oferece um serviço de consultoria abrangente. Estende-se desde a análise e simulação, até à nova conceção de frotas ou armazéns em novas instalações. Além disso, as empresas contam com o apoio de especialistas na introdução do conceito elaborado. Deste modo, a Linde presta a sua ajuda no aperfeiçoamento total do fluxo de materiais.

Oito passos para uma intralogística personalizada

Passo 1: definição do projeto

Os especialistas da Linde concretizam a ideia, delimitam a tarefa planeada e definem a dimensão pretendida para o âmbito do projeto.

Passo 2: registo do estado

Enquanto estado real, os consultores registam todas as áreas relevantes para o projeto com os processos de trabalho e dados estruturais associados, tais como, dados de artigos e armazéns, valores de desempenho, metas e expectativas do cliente.

Passo 3: fase de análise

O passo seguinte é olhar mais de perto para os pontos fracos dos fluxos de trabalho registados, em particular a taxa de transferência e os tempos de espera, as taxas de erro e os casos de danos.

Passo 4: determinação de potencial

De seguida, os especialistas desenvolvem sugestões concretas para melhorias de processo, determinam os requisitos tecnológicos necessários e definem o estado alvo desejado.

Passo 5: plano de ação

Com base nos potenciais, segue-se uma lista de todas as medidas necessárias de estrutura, processo e TI. Isto inclui também o planeamento de custos e tempo, que mostra todos os potenciais de poupança.

Passo 6: criação de soluções

Para além das medidas individuais, os consultores estão agora a desenvolver soluções de sistema completas. Eles garantem que as soluções podem ser implementadas sem problemas nas estruturas existentes dos clientes.

Passo 7: comparação de soluções

Os conceitos da solução fluem numa matriz de decisão baseada nos parâmetros mais importantes do projeto. Esta matriz mostra, entre outras coisas, o retorno esperado do investimento.

Passo 8: resumo de gestão

Finalmente, a partir da matriz, os especialistas derivam as avaliações das soluções de sistemas e as recomendações de ação para o cliente.

Planeamento com o sistema

Planeamento e simulação do novo armazém

Para que os processos no novo armazém decorram sem problemas desde o início, sem estrangulamentos nem capacidade subutilizada, os especialistas da Linde elaboram durante a fase de planeamento simulações 2D e 3D exaustivas: Com o software «Stratos» é possível importar ou reproduzir os desenhos CAD do armazém planeado. Depois disso, é possível modificar paredes, estantes, tapetes transportadores e componentes ou introduzir novos elementos. Surge, assim, um modelo «virtualmente transitável» com todos os movimentos do armazém, numa simulação perfeita com todos os pormenores. Com base nele, os especialistas determinam, por exemplo, o número de empilhadores, colaboradores, turnos de trabalho e rampas de camião necessários para a garantia de um fluxo de materiais sem problemas.

Aperfeiçoar o fluxo de materiais

Os sistemas de controlo da Linde podem ser utilizados para controlar e otimizar os processos de intralogística na sua totalidade – desde a receção de mercadorias, armazenamento, abastecimento da produção e preparação de encomendas, até à saída de mercadorias. O Warehouse Management System (WMS) fornece uma visão geral completa de todos os fluxos de processo, proporcionando assim a base para a melhoria contínua dos processos. O Sistema de Comando (SLS) garante também a melhor utilização possível da frota.

Representação gráfica de um armazém de mercadorias com veículos da Linde Material Handling

Tirar partido de um vasto know-how

Pretende uma otimização global do complexo fluxo de materiais dos seus equipamentos de movimentação de cargas? Tire partido do vasto know-how e experiência prática da Linde.


Contacte-nos
Live Chat
Gostaríamos de o ajudar pessoalmente através do nosso Live Chat. Para tal, precisamos do seu consentimento para os nossos cookies de conversação.