Sistemas de energia Linde que respeitam o meio ambiente
Mais do que uma imagem "verde"

Sustentabilidade na Linde

Sustentabilidade significa algo mais do que um logótipo "verde" ou um relatório de sustentabilidade exaustivo. Para a Linde Material Handling, este termo implica muito mais: uma estratégia que tem um impacto positivo no meio ambiente, mas também nos nossos clientes e empregados.

Sustentabilidade significa aceitar a responsabilidade. Por isso, na Linde é importante uma orientação sustentável a longo prazo, uma vez que dela depende o sucesso empresarial dos nossos clientes e, portanto, o nosso próprio sucesso. Criamos valor duradouro através da integração de objetivos ambientais e sociais nos nossos processos e atividades empresariais.

De onde vem o termo sustentabilidade?

O princípio de sustentabilidade tem a sua origem na silvicultura e significa não utilizar mais recursos do que aqueles que se regenerarão no futuro. Esta abordagem está a ser adotada agora a nível mundial e está a definir-se de maneira mais ampla, tal como o estabelecido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 1987 no denominado Relatório Brundtland intitulado "O Nosso Futuro Comum":

É o desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas próprias necessidades e escolher o seu estilo de vida.

Que significado tem para a Linde?

Diversos desafios globais afetam o ambiente, a sociedade e a nossa empresa. No entanto, uma empresa sustentável não surge de repente. Desde 2012, temos vindo a trabalhar numa estratégia de sustentabilidade sistemática e completa para abordar os seguintes desenvolvimentos aos quais se enfrentam a Linde e os seus stakeholders:

  • Alterações Climáticas

  • Proteção dos direitos humanos

  • Saúde e alterações demográficas

  • Garantir a diversidade e a igualdade de oportunidades

  • Urbanização

pm_22-2016_4239_0230_BX

Estratégia e Gestão Corporativa

Passo a passo no sentido de uma maior sustentabilidade

Para implementar a estratégia de sustentabilidade passo a passo, a Linde definiu objetivos e considerou-os ao longo de toda a cadeia de valor: a partir dos resultados de uma análise de materialidade, definimos áreas estratégicas de ação. Estas análises mostram em que parte da cadeia de valor -a nível dos fornecedores, dentro da Linde Material Handling ou com os clientes- se tomam medidas para aumentar o rendimento de sustentabilidade. O modelo serve à Linde como ferramenta de gestão e, ao mesmo tempo, como marco de orientação para todas as atividades futuras em matéria de sustentabilidade, desde o estabelecimento de objetivos e a definição de medidas até à comunicação da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, este instrumento garante a integração no programa de sustentabilidade do KION Group.

E quem controla a implementação da estratégia?

Um requisito prévio para a implementação bem sucedida da estratégia de sustentabilidade da Linde é uma gestão profissional com funções e responsabilidades claramente definidas. Uma organização clara, controlada diretamente pela direção, cria o marco necessário para tal. A responsabilidade final recai em toda a junta executiva. O Dr. Holger Hoppe é responsável pela gestão da sustentabilidade. Coordena todas as atividades da empresa, gere a informação e o controlo. Além disso, o Departamento de Sustentabilidade atua como motor, desenvolvendo e planificando estratégias e projetos piloto em toda a companhia na procura da sustentabilidade. No seu trabalho, o Dr. Hoppe também é responsável pela gestão da sustentabilidade do KION Group, que garante a realização de sinergias na área de relatórios internos e externos, assim como a criação de redes e a transferência de conhecimentos dentro do KION Group.

O comité de direção como instrumento central da organização de sustentabilidade

O elemento central da organização em matéria de sustentabilidade é um comité liderado por membros da junta diretiva da Linde. Além disso, o comité inclui os responsáveis, de cada um dos campos de ação da sustentabilidade e os coordenadores regionais de sustentabilidade.

A aplicação e o cumprimento das medidas estipuladas no programa de sustentabilidade são responsabilidade dos campos de ação, com o apoio dos coordenadores das regiões e unidades.

Logros en Eco Vadis

Como fornecedor, a Linde foi regularmente testada e certificada pelo fornecedor de serviços independente EcoVadis desde 2012. Com a classificação de prata, a Linde encontra-se entre as empresas cinco por cento melhor classificadas do grupo paritário. O sistema de análise onde se baseia a revisão compreende 21 critérios das quatro áreas temáticas de meio ambiente, práticas laborais justas, ética e práticas empresariais justas, assim como a cadeia de fornecimento. A metodologia baseia-se em padrões internacionais de sustentabilidade como o Global Reporting Initiative, o Pacto Mundial das Nações Unidas e a norma de sustentabilidade ISO 26000.

production-outdated_product-working-8837

Proteção Ambiental

A orientação sustentável da Linde reflete-se nos seus produtos, que são seguros e respeitadores do ambiente. Além disso, ajudam os nossos clientes a poupar energia, reduzir as emissões e garantir elevados padrões de segurança no trabalho. Mas também a nível operacional, no entanto, há objetivos ambiciosos para uma produção respeitadora com o ambiente e uma envolvente de trabalho seguro. Para tal, a Linde introduziu um sistema de gestão integral de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

Que meios existem para cumprir as diretrizes de proteção do meio ambiente?

Na nossa política de saúde, segurança e meio ambiente, definimos que todas as unidades organizativas devem estabelecer sistemas de gestão adequados. A maioria destes sistemas já estão certificados de acordo com as normas ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 50001. A certificação externa está a ser implementada atualmente em todas as unidades da Linde como parte da estratégia de sustentabilidade. Além disso, durante mais de dez anos registaram-se dados ambientais chave, como o consumo de energia e água e o volume de resíduos em todos os centros de produção.

Em cada uma das nossas unidades, perseguem-se objetivos de redução de resíduos e eficiência, que são monitorizados pelo gerente de HSE responsável de cada zona. Como parte da ampliação do sistema de gestão da sustentabilidade da Linde, desde 2016 introduziram-se objetivos quantitativos para toda a empresa, que foram supervisionados como parte de uma revisão da gestão. O cumprimento dos requisitos de HSE é garantido mediante auditorias periódicas a nível do KION Group.

Prioridades na proteção ambiental

Por razões económicas e ecológicas, as atividades de gestão ambiental da Linde nos últimos anos centraram-se na energia e resíduos. O menor consumo de energia na produção tem efeitos mensuráveis na estrutura de custos e nas emissões de gases de efeito estufa. A reciclagem consistente ajuda a reduzir o desperdício e a conservar os recursos de matéria prima.

production_meeting_0125

Um bom empregador

Empregados satisfeitos são a chave

Media

Não só a proteção do ambiente e os produtos seguros formam parte de uma empresa sustentável. Os empregados também desempenham um papel central na política de sustentabilidade da Linde. O crescente alcance da empresa e as alterações demográficas, cujos efeitos são especialmente notáveis na Alemanha e na Europa, explicam os desenvolvimentos mais importantes. Isto significa que a gestão de recursos humanos na Linde Material Handling se centra na proteção e melhoramento do desenvolvimento sistemático do pessoal.

Formação e aperfeiçoamento sistemáticos

A associação para a formação da Linde Material Handling e da Linde Hydraulics na Alemanha é a maior empresa de formação da região do Baixo Meno da baviera. A Linde oferece aos jovens a possibilidade de iniciar a sua carreira profissional em doze programas de aprendizagem diferentes e três programas de duplo diploma. Além da formação, também apoiamos os empregados com experiência profissional através de diversos programas de formação contínua e o programa de intercâmbio de mobilidade da Linde.

A nossa contribuição para a igualdade

A Linde está comprometida ativamente com a participação igualitária de mulheres e homens na empresa. Portanto, apoiamos sistematicamente às nossas empregadas. A Linde está a aplicar diversas medidas para aumentar a proporção de mulheres no longo prazo.

Por outro lado, a Linde está a reforçar o seu marketing universitário para atrair jovens talentos femeninos numa fase precoce. O aumento da proporção de candidatas na lista de pré-selecionados para novas vagas é uma diretriz clara para a nossa contratação.

A compreensão de uma boa liderança

A liderança na Linde refere-se tanto à empresa como aos seus empregados. Além da liderança e do desenvolvimento dos empregados, as principais tarefas dos gerentes incluem a organização com a ajuda de uma equipa poderosa. A equipa desenvolve-se em processos e estruturas ágeis e reconhece as necessidades dos clientes e dos mercados.

Saúde e segurança no trabalho

Como empregador, a Linde Material Handling tem uma grande responsabilidade na saúde dos seus empregados. Por esta razão, a segurança e a proteção da saúde no trabalho têm a máxima prioridade na empresa. A empresa apoia ativamente o cuidado da saúde dos seus empregados e, com o lema "Vision Zero - Safety in your World", estabeleceu o objetivo de evitar acidentes na medida do possível nos seus próprios processos operativos e também de apoiar os nossos clientes na consecução deste objetivo. Os nossos sistemas de gestão da saúde e a segurança no trabalho com certificação externa constituem uma base estável. Os princípios de saúde e segurança dos empregados no trabalho baseiam-se na Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE) da Linde.

Os nossos produtos

Aposta por tecnologias eficientes e seguras

Na Linde, o conceito de sustentabilidade é inerente ao produto desde o início. Trabalhamos continuamente na melhoria das propriedades ambientais dos equipamentos de movimentação. Isto refere-se principalmente à redução das emissões dos empilhadores diesel e GPL. Também são relevantes os empilhadores elétricos de elevado rendimento com baixo consumo de energia e o desenvolvimento de acionamentos alternativos.

O desenvolvimento de produtos centra-se na pessoa que opera a máquina: a filosofia ergonómica da Linde significa que o equipamento se construi literalmente em redor da pessoa. Todos os elementos de comando adaptam-se às necessidades de trabalho do operador e podem controlar-se de forma intuitiva. Os sistemas de segurança ativa e passiva protegem a sua saúde e previnem o risco de acidentes.

Em que medida empilhadores, porta-paletes e outros veículos Linde são amigos do ambiente?

Os clientes da Linde que desejem avaliar e otimizar o seu próprio comportamento ambiental recebem dados fiáveis para avaliar o respeito pelo meio ambiente. Num processo complexo, a Linde e o Instituto Fraunhofer de Física da Construção (IBP) desenvolveram o seu próprio método de avaliação do ciclo de vida e avaliaram os principais tipos de produtos, desde porta-paletes até empilhadores térmicos. Tanto a metodologia como as sete avaliações do ciclo de vida do produto estão certificadas pela TÜV Rheinland.

A análise realiza-se em quatro passos superiores:

1. definição do objetivo e alcance do estudo,

2. preparação do Inventário do Ciclo de Vida,

3. avaliação de impacto e

4. interpretação dos resultados.

O Inventário do Ciclo de Vida regista todos os fluxos de materiais e energia que entram e saem e as emissões resultantes de toda a cadeia de processo.

Através de outros serviços como equipamentos usados e de aluguer, a Linde desenvolveu um ciclo onde os produtos e serviços interagem e se complementam entre si. Como resultado, os equipamentos usados podem ser reutilizados e podem fomentar-se novas compras a clientes novos e existentes.

Envolvimento com a comunidade

Responsabilidade para com a sociedade

A sustentabilidade também implica uma responsabilidade social. Desde há muito tempo a Linde apoia ativamente o sector social e humanitário com uma série de iniciativas como a "Linde Solidária", "Les Restaurants du Coeur" e "StaplerCup hilft e. V.". Também se dispõe de financiamento para projetos educativos, científicos e ambientais.

Ajudar os outros em conjunto

O compromisso social da Linde Material Handling carateriza-se pelos nossos empregados. Contribuem para quase todas as atividades e iniciativas da empresa com um grande compromisso pessoal: brincando com pessoas incapacitadas e dando-lhes um presente, fazendo doações em eventos desportivos, recolhendo alimentos para os mais necessitados e para as pessoas sem casa, ou atraindo prémios de rifas e vendas simbólicas. Isto reflete os fortes laços locais da Linde como fator económico regional e como empregador.