Artigos sobre intralogística e manutenção por Linde
Toda a actualidade sobre logística

BLOG DE INTRALOGÍSTICA E MANUTENÇÃO

Tudo o que quer saber sobre intralogística e gestão de armazéns

ARTIGOS

Comprar um empilhador: 7 outros elementos a considerar quando se toma uma decisão

Quando toma a decisão de iniciar um investimento para melhorar o fluxo interno de mercadorias no seu armazém através da compra de um empilhador, o habitual é fazer um pequeno pré-estudo. O objetivo desta análise é ajustar a máquina às necessidades da sua instalação, operações e pessoal. Mesmo que esteja a pensar em expandir a sua frota de empilhadores e não seja a primeira vez, tem de repensar várias questões antes de realizar a sua compra. Em artigos anteriores observámos os 6 aspetos mais básicos antes de comprar um empilhador, mas hoje queremos enfatizar outros que também devem ser tidos em conta durante o processo de compra. Assim, como sabemos que não é uma decisão fácil, hoje trazemos-lhe 7 elementos adicionais a ter em conta que terão um impacto na rentabilidade e produtividade da sua logística.

Ler artigo

Empilhador usado ou recondicionado? As diferenças que o podem ajudar a escolher o que melhor se adapta às suas necessidades

Quando se trata de equipar um armazém com equipamentos de intralogística, existem numerosas opções. Desde a compra ou aluguer, a equipamentos novos ou em segunda mão, até à opção mais particular de compra de um empilhador usado ou recondicionado. Tudo depende do projeto intralogístico que tem em mente, das suas capacidades e recursos e do ROI que pode obter, de acordo com o seu volume de atividade, de tal investimento. Mas quando o debate é sobre a compra ou aluguer de um empilhador que não é novo, deve ter em conta que um empilhador usado não é o mesmo que um que foi recondicionado para utilização.

Ler artigo

Empilhador: 6 pontos a considerar antes de comprar

Antes de tomar a decisão de comprar um ou mais empilhadores para equipar as suas instalações logísticas, deve fazer duas perguntas. E, uma vez decidido que vai fazer tal compra, terá de considerar quatro outros fatores elementares para a sua escolha. Neste artigo vamos analisar os 6 aspetos mais importantes a considerar antes de comprar um empilhador.

Ler artigo

Baterias de iões de lítio ou chumbo ácido? Diferenças e benefícios

Um dos principais objetivos das empresas na sua logística é alcançar a eficiência energética. No entanto, a escolha da solução mais favorável para a sua frota exigirá um estudo detalhado das necessidades da empresa (sector, operações diárias, volume de mercadorias, etc.), uma avaliação dos custos e da disposição das instalações, entre outras questões. Neste texto vamos explorar as tecnologias de baterias de iões de lítio e chumbo ácido. Que bateria é melhor? Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de baterias?

Ler artigo

Porta-paletes manual ou porta-paletes elétrico Qual deles é o mais adequado às suas necessidades? Diferenças e aplicações

Neste artigo vamos abordar um dos mais simples e básicos equipamentos de movimentação, mas que não passa despercebido devido à sua grande utilidade em zonas logísticas, principalmente, comerciais: os porta-paletes. Encontramos uma variedade muito pequena deste tipo de equipamentos, mas extremamente eficiente. Por um lado, estão disponíveis porta-paletes elétricos e, por outro, porta-paletes manuais, e embora ambos sejam muito versáteis, diferem em muitos aspetos que iremos conhecer hoje.

Ler artigo

10 erros mais comuns que têm impacto na segurança nas áreas logísticas

No que respeita à logística e à movimentação de mercadorias, ocorrem mais de 50.000 acidentes por ano. Embora este número tenha sido reduzido nos últimos anos, há ainda muito trabalho a ser feito em termos de segurança preventiva. Os erros que podem ser encontrados nestas áreas logísticas são comuns nas várias aplicações. No entanto, em muitos casos, estes acidentes podem ser evitados de forma fácil e simples. Quais são os erros nas zonas de logística e armazém? Identificámos os 10 mais comuns

Ler artigo

Empilhador usado ou novo? Diferenças e vantagens para tomar a melhor decisão

Há muitas opiniões sobre as vantagens e desvantagens de comprar um empilhador em segunda mão em vez de um novo, mas a realidade é que o bolso de cada empresa é diferente e o seu funcionamento também, pelo que as necessidades variam substancialmente e nem tudo se reduz a termos gerais que se aplicam a todos. Portanto, trazemos-lhe hoje as principais vantagens e diferenças de comprar um camião usado versus um novo, um post no qual aprenderá a distinguir o que cada um lhe pode oferecer e, depois de o ler, terá mais claramente que nem tudo é tão evidente.

Ler artigo

ARTIGOS TÉCNICOS

Nova mudança de paradigma na logística. Sabemos o que queremos?

Todos os dias são apresentados novos produtos revolucionários baseados na Internet das Coisas (IoT), na Blockchain, na automação ou na inteligência artificial aplicada à logística. Já estamos imersos na indústria 4.0: lemos inúmeros artigos técnicos sobre elas na imprensa, utilizamo-los para descrever o sector e os novos produtos que oferecemos, mas será que os nossos clientes sabem realmente o que cada uma destas tecnologias é e o que significam para o seu modelo de negócio?

Ler artigo completo