Artigos sobre intralogística e manutenção por Linde
Toda a actualidade sobre logística

BLOG DE INTRALOGÍSTICA E MANUTENÇÃO

Tudo o que quer saber sobre intralogística e gestão de armazéns

ARTIGOS

O que são AGV‘S e qual é o seu impacto na intralogística

Num ambiente altamente exigente onde a intralogística desempenha um papel crucial no desenvolvimento de tantos mercados, a introdução da Indústria 4.0 também no armazém é crucial. Um aspeto em que os AGV's ou veículos de orientação automática têm muito a dizer. Dizemos-lhe o que são, quais são as suas aplicações, em que indústrias trabalham e qual é o seu impacto na intralogística.

Ler artigo completo

4 ou 5 pontos de apoio? Resolve um dos grandes dilemas do setor dos empilhadores

O conceito de estabilidade em equipamento de intralogística não é fácil de compreender e por vezes não é transparente para o cliente. No entanto, os pontos de apoio desempenham um papel essencial no funcionamento dos empilhadores e muitas vezes determinam a sua utilização. É por isso que hoje poderá eliminar dúvidas quanto ao significado dos pontos de apoio, onde se encontram, que diferenças físicas e técnicas existem entre ter 4 ou 5 pontos de apoio, o que essa distinção implica e porque deve tê-la em conta ao escolher o seu equipamento de intralogística.

Ler artigo completo

Peças originais para empilhadores: porquê escolher peças originais

Parece trivial, mas pode ser ainda mais importante do que a escolha do empilhador em si. Antes de começar a trabalhar, deve saber que a utilização e a troca de peças do empilhador, bem como a interação entre si, é fundamental para determinar a durabilidade do seu equipamento e, portanto, a produtividade do seu armazém. de que tipo de peças sobresselentes preciso? que preço têm, dependendo do fabricante? onde devo ir para as comprar? Nesta entrada do blog explicamos tudo.

Ler artigo completo

Dimensionar a minha frota. Quantos empilhadores necessito?

Dimensionar a sua frota e analisar uma operação para descobrir quantos empilhadores são realmente necessários a operar no armazém e em que turnos, deixa de ser uma decisão que se deve tomar sozinho. A tecnologia e a digitalização podem também acompanhá-lo neste caminho e, de facto, já o fazem. Neste post damos-lhe algumas sugestões para aprender como dimensionar a sua frota de empilhadores.

Ler artigo completo

Preparadores de Encomendas: Escolha de acordo com a sua operação de picking

O processo de picking, que é o meio através do qual, uma determinada encomenda faz com que a mercadoria seja recolhida e preparada para expedição, é um dos mais exigentes. O sucesso de muitas empresas depende da sua rapidez e precisão. Para poder realizá-lo de forma ótima, é necessário ter pessoal qualificado, capaz de manusear as ferramentas mais adaptadas a cada operação de recolha ou preparação de encomendas. Como cada operação exige um tipo de equipamento, queremos dissipar todas as dúvidas. Por conseguinte, trazemos-lhe algumas das chaves para aprender a escolher o preparador de encomendas certo para as suas necessidades no armazém.

Ler artigo completo

Que tipo de mastro devo escolher para o meu empilhador?

A escolha de uma empilhador depende de inúmeros elementos e fatores a serem considerados essenciais para o bom desenvolvimento de qualquer operação intralogística. Mas, em particular, é crucial ter em conta o tipo de mastro de que vai precisar. Existem diferentes tipos de mastros e como isto pode por vezes ser uma dúvida ao tomar uma decisão, vamos tratar da definição de cada um deles, da operação a que estão mais associados e dos aspetos a ter em conta antes de escolher.

Ler artigo completo

O que são empilhadores ATEX e porque os deve considerar?

Os empilhadores ATEX são equipamentos industriais concebidos e fabricados especificamente para viver e operar em atmosferas potencialmente explosivas, resultantes da mistura de diferentes líquidos inflamáveis, gases ou poeiras que geram uma forte ignição e por isso podemos considerá-los ambientes de alto risco. Colocar a segurança em primeiro lugar, é de salientar que em atmosferas com este perigo é essencial utilizar máquinas, tais como empilhadores, empilhadores retrácteis ou porta-paletes, que sejam capazes de se adaptar a esse ambiente e não entrem em conflito com substâncias transportadas pelo ar para garantir a segurança dos operadores e das mercadorias. Neste sentido, os empilhadores ATEX são equipamentos industriais com proteção de acordo com a sua zona de classificação. Os vários componentes, tais como motores, variador de potência, freios, sensores de velocidade, electroválvulas, etc. serão protegidos por um invólucro, se necessário, e selados com um composto fundido, certificando que podem cumprir todas as medidas de proteção ATEX de acordo com a zona classificada.

Ler artigo

O que é a energia das células de combustível?

A energia das células de combustível parece estar presente na linguagem de todos em ambiente industrial, destacando o seu potencial de eficiência, o tempo de trabalho contínuo e a sua rentabilidade em certos sistemas. No entanto, não é uma tecnologia atual nem uma propulsão inventada há dois dias. Precisamente quando aplicada ao equipamento de movimentação e armazenamento, esta energia é considerada há alguns anos como uma das mais interessantes para resolver desafios como a eficiência, o ruído, o tempo de utilização, o reabastecimento e a autonomia, o custo económico envolvido ou as emissões de CO2. Em termos de eficiência, temos de ter em conta que é uma das soluções mais interessantes para empilhadores, mas tudo deve ser analisado de acordo com a operação.

Ler artigo

Melhores ferramentas de picking: como melhorar a ergonomia?

As tarefas de picking são uma das poucas atividades no armazém que ainda dependem quase inteiramente da mão-de-obra humana. O papel do operador nesta componente intralogística é crucial, mas isso não significa que não possam utilizar ferramentas e soluções tecnológicas de última geração para facilitar o seu trabalho. De facto, precisamente por causa disto, a eficiência e otimização das tarefas de picking dependem diretamente do estado do operador, do seu nível de conforto e ergonomia, e do cansaço que ele pode ou não experimentar nos seus turnos. Com o objetivo de colocar sobre a mesa como conseguir um trabalho mais eficiente na preparação de encomendas, hoje vamos falar-vos das principais ferramentas a ter em conta em termos de ergonomia.

Ler artigo

Empilhador usado ou recondicionado? As diferenças que o podem ajudar a escolher o que melhor se adapta às suas necessidades

Quando se trata de equipar um armazém com equipamentos de intralogística, existem numerosas opções. Desde a compra ou aluguer, a equipamentos novos ou em segunda mão, até à opção mais particular de compra de um empilhador usado ou recondicionado. Tudo depende do projeto intralogístico que tem em mente, das suas capacidades e recursos e do ROI que pode obter, de acordo com o seu volume de atividade, de tal investimento. Mas quando o debate é sobre a compra ou aluguer de um empilhador que não é novo, deve ter em conta que um empilhador usado não é o mesmo que um que foi recondicionado para utilização.

Ler artigo

Comprar um empilhador: 7 outros elementos a considerar quando se toma uma decisão

Quando toma a decisão de iniciar um investimento para melhorar o fluxo interno de mercadorias no seu armazém através da compra de um empilhador, o habitual é fazer um pequeno pré-estudo. O objetivo desta análise é ajustar a máquina às necessidades da sua instalação, operações e pessoal. Mesmo que esteja a pensar em expandir a sua frota de empilhadores e não seja a primeira vez, tem de repensar várias questões antes de realizar a sua compra. Em artigos anteriores observámos os 6 aspetos mais básicos antes de comprar um empilhador, mas hoje queremos enfatizar outros que também devem ser tidos em conta durante o processo de compra. Assim, como sabemos que não é uma decisão fácil, hoje trazemos-lhe 7 elementos adicionais a ter em conta que terão um impacto na rentabilidade e produtividade da sua logística.

Ler artigo

Empilhador: 6 pontos a considerar antes de comprar

Antes de tomar a decisão de comprar um ou mais empilhadores para equipar as suas instalações logísticas, deve fazer duas perguntas. E, uma vez decidido que vai fazer tal compra, terá de considerar quatro outros fatores elementares para a sua escolha. Neste artigo vamos analisar os 6 aspetos mais importantes a considerar antes de comprar um empilhador.

Ler artigo

Baterias de iões de lítio ou chumbo ácido? Diferenças e benefícios

Um dos principais objetivos das empresas na sua logística é alcançar a eficiência energética. No entanto, a escolha da solução mais favorável para a sua frota exigirá um estudo detalhado das necessidades da empresa (sector, operações diárias, volume de mercadorias, etc.), uma avaliação dos custos e da disposição das instalações, entre outras questões. Neste texto vamos explorar as tecnologias de baterias de iões de lítio e chumbo ácido. Que bateria é melhor? Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de baterias?

Ler artigo

Porta-paletes manual ou porta-paletes elétrico Qual deles é o mais adequado às suas necessidades? Diferenças e aplicações

Neste artigo vamos abordar um dos mais simples e básicos equipamentos de movimentação, mas que não passa despercebido devido à sua grande utilidade em zonas logísticas, principalmente, comerciais: os porta-paletes. Encontramos uma variedade muito pequena deste tipo de equipamentos, mas extremamente eficiente. Por um lado, estão disponíveis porta-paletes elétricos e, por outro, porta-paletes manuais, e embora ambos sejam muito versáteis, diferem em muitos aspetos que iremos conhecer hoje.

Ler artigo

10 erros mais comuns que têm impacto na segurança nas áreas logísticas

No que respeita à logística e à movimentação de mercadorias, ocorrem mais de 50.000 acidentes por ano. Embora este número tenha sido reduzido nos últimos anos, há ainda muito trabalho a ser feito em termos de segurança preventiva. Os erros que podem ser encontrados nestas áreas logísticas são comuns nas várias aplicações. No entanto, em muitos casos, estes acidentes podem ser evitados de forma fácil e simples. Quais são os erros nas zonas de logística e armazém? Identificámos os 10 mais comuns

Ler artigo

Empilhador usado ou novo? Diferenças e vantagens para tomar a melhor decisão

Há muitas opiniões sobre as vantagens e desvantagens de comprar um empilhador em segunda mão em vez de um novo, mas a realidade é que o bolso de cada empresa é diferente e o seu funcionamento também, pelo que as necessidades variam substancialmente e nem tudo se reduz a termos gerais que se aplicam a todos. Portanto, trazemos-lhe hoje as principais vantagens e diferenças de comprar um camião usado versus um novo, um post no qual aprenderá a distinguir o que cada um lhe pode oferecer e, depois de o ler, terá mais claramente que nem tudo é tão evidente.

Ler artigo

ARTIGOS TÉCNICOS

Fatores de risco nas instalações e tendências para um tráfego interno seguro

Os acidentes no tráfego interno continuam a implicar um risco para as pessoas, bens e infraestruturas do armazém. A tendência do sector ainda continua a ser o investimento na segurança após um acidente, o que se traduz em custos consequenciais evitáveis. Analisamos os fatores envolvidos nesse risco e as tendências de segurança para ajudar a criar um ecossistema fiável, rentável e produtivo.

Ler artigo completo

Logística e Automação: Examinar o Futuro

Atualmente, já imersos numa quarta revolução industrial que está a utilizar tecnologias existentes para alcançar ecossistemas mais interligados, as previsões para a próxima década não estão muito longe do nível de mudança e incerteza que estamos a viver. No entanto, neste ambiente, há dois aspetos essenciais para compreender para onde vamos em termos industriais e intralogísticos nos próximos dez anos.

Ler artigo completo

Nova mudança de paradigma na logística. Sabemos o que queremos?

Todos os dias são apresentados novos produtos revolucionários baseados na Internet das Coisas (IoT), na Blockchain, na automação ou na inteligência artificial aplicada à logística. Já estamos imersos na indústria 4.0: lemos inúmeros artigos técnicos sobre elas na imprensa, utilizamo-los para descrever o sector e os novos produtos que oferecemos, mas será que os nossos clientes sabem realmente o que cada uma destas tecnologias é e o que significam para o seu modelo de negócio?

Ler artigo completo