Order picker
Como melhorar a ergonomia?

Melhores ferramentas para o picking

As tarefas de picking são uma das poucas atividades no armazém que ainda dependem quase inteiramente da mão-de-obra humana.

O papel do operador nesta componente intralogística é crucial, mas isso não significa que não possam utilizar ferramentas e soluções tecnológicas de última geração para facilitar o seu trabalho.

De facto, precisamente por causa disto, a eficiência e otimização das tarefas de picking dependem diretamente do estado do operador, do seu nível de conforto e ergonomia, e do cansaço que ele pode ou não experimentar nos seus turnos.

Com o objetivo de colocar sobre a mesa como conseguir um trabalho mais eficiente na preparação de encomendas, hoje vamos falar-vos das principais ferramentas a ter em conta em termos de ergonomia.

Papel do operador na preparação da encomenda

Conduzir até à estanteria, sair do empilhador, selecionar e separar os produtos da estante, carregá-los no transportador, voltar ao empilhador e ir para a próxima posição de recolha são as fases comuns de recolha que um operador realiza.

Isto torna-a uma das tarefas mais intensas e fatigantes para os operadores de separação de pedidos, que desempenham um papel crucial.

Naturalmente, a intensidade do trabalho traduz-se na produtividade do armazém, que combinada com os tempos apertados atualmente necessários em operações como o comércio eletrónico ou o grande volume de mercadorias a serem movimentadas, pode ter um resultado muito negativo no fluxo de materiais.

Por todas estas razões, recomendamos que se estiver a pensar em escolher um preparador de encomendas adaptado à sua operação, seja ela qual for, coloque o foco no condutor, garanta o seu descanso e obtenha um trabalho confortável.

Ferramentas para um picking ergonómico

Pense sempre num preparador de encomendas especificamente concebido para se adaptar perfeitamente a qualquer operador.

Isso significa prestar atenção à sua altura, às várias personalizações que pode fazer, à facilidade de operação e aos elementos que ajudarão o seu operador a concentrar-se totalmente nas tarefas a realizar.

Mais concretamente, indicaremos 7 ferramentas, acessórios ou elementos chave para assegurar um picking ergonómico e, portanto, eficiente e seguro:

  • Cabine: é essencial que seja concebida para o conforto do operador, que tenha uma posição de condução pensada especificamente para a sua forma de trabalhar, que tenha um acesso confortável e que contribua para o bom desenvolvimento do trabalho.

  • Suspensão: se algo afeta diretamente o trabalho, conforto e ergonomia do operador, são as vibrações. Um elemento crucial aqui é o sistema de suspensão da cabine e o amortecimento de solavancos e vibrações durante a deslocação, elevação e descida.

  • Visibilidade: a segurança é também uma consideração importante, que influencia a ergonomia do operador, especialmente quando se trata de ver e operar o preparador de encomendas. A conceção da plataforma deve proporcionar ao operador uma ótima visibilidade da carga e das estantes a todo o momento. A disposição dos elementos de controlo deve ser bem pensada e, portanto, muito intuitiva.

  • Apoio: O operador pode ter de fazer viagens relativamente longas ao armazém ou trabalhar no lado da carga. Para estas situações, uma ferramenta como o apoio de costas é crucial, uma vez que o ajudará a manter a postura correta de uma forma confortável.

  • Compartimentos para acessórios: É importante que o operador veja o preparador de encomendas como a ferramenta perfeita para o seu trabalho, assim o facto de ter compartimentos irá ajudá-lo a colocar objetos como luzes LED, ventiladores ou carregadores de diferentes dispositivos, dentro do próprio equipamento.

  • Modo acompanhante: para reduzir o movimento do operador entre as pickings próximos, são colocados comandos para movimentar o veículo sem entrar, o preparador de encomendas move-se a uma velocidade lenta para corresponder ao ritmo do operador

  • Barreiras basculantes: outra questão são as barreiras e a sua inclinação. Se dentro do corredor, os lados se inclinam para fora quando o operador se inclina contra eles durante o picking, isto dar-lhe-á um maior alcance e facilitará a recolha de mercadorias que se encontram no fundo do rack.

Não podemos ignorar o valor crucial das pessoas para o desenvolvimento de um trabalho como a separação ou a preparação de pedidos, mas o trabalho intenso deve ser acompanhado por equipamento e ferramentas de manutenção capazes de gerar uma tarefa ergonómica e confortável para elas, a fim de garantir uma operação eficiente.