Novo conceito de condução de empilhadores - Linde Steer Control - Condução de empilhadores ergonómicos (sem volante)

29/06/2022

Como conduzir um empilhador pode tornar-se ainda mais ergonómico? A Linde Material Handling (MH) deu a resposta no seu World of Material Handling (WoMH) evento do cliente através da apresentação do sistema Linde Steer Control. Por detrás do nome está um novo tipo de sistema de direção electro-hidráulico que não requer um volante clássico. Em vez disso, o braço do condutor repousa num apoio de braço. O empilhador é controlado com a mão esquerda, quer através de uma mini roda integrada, quer através de um joystick. A vantagem destas opções adicionais é que o trabalho no empilhador é mais descontraído, e o condutor permanece concentrado e produtivo durante um período de tempo mais longo. Com vista ao futuro, outro requisito importante para o empilhador contrapesado automático foi assim cumprido.

Como interface entre o operador e a máquina, o empilhador, ou seja, o local de trabalho do condutor, é de particular importância. Os trabalhadores devem ser capazes de operar o empilhador de forma fácil, simples e rápida para que o seu potencial de desempenho possa ser plenamente realizado. "Com o sistema Linde Steer Control, temos desenvolvido consistentemente o sofisticado conceito de operação do empilhador com controlo de duplo pedal e Linde Load Control. Os braços do condutor encontram-se agora ambos sobre um apoio de braço. A mão direita dirige o mastro e os garfos, enquanto a mão esquerda dirige o empilhador pelas curvas. Desta forma, conseguimos reduzir ainda mais os movimentos da carroçaria e tirar a tensão ao condutor", enfatiza Frank Bergmann, Gestor de Produto de Empilhadores Contrapesados, acrescentando: "O que já foi estabelecido em escavadoras, gruas, veículos ferroviários e aviões poderá assim ser encontrado cada vez mais frequentemente nos empilhadores industriais do futuro e tornar-se o padrão da indústria".

Principal vantagem: Maior facilidade de utilização

O sistema Linde Steer Control é baseado na tecnologia steer-by-wire. Os comandos de controlo do condutor são convertidos em sinais elétricos e encaminhados para mecanismos hidráulicos. Um sofisticado conceito de segurança garante o funcionamento à prova de falhas do sistema de controlo do veículo. O controlo elétrico das rodas abre novas possibilidades funcionais: Por exemplo, o condutor do empilhador pode conduzir o veículo com maior precisão através do sistema Linde Steer Control, uma vez que a direção reage de forma mais ou menos sensível, dependendo da velocidade do veículo. Se o empilhador estiver a deslocar-se mais depressa, a mini roda tem de ser rodada de forma mais rápida ou o joystick tem de ser inclinado mais para o lado para provocar uma certa inclinação da direção das rodas. Se o condutor reduzir a velocidade do empilhador, o mesmo movimento da mão resulta numa inclinação mais forte da direção.

Para o uso diário característico de um empilhador - transporte em linha, manobras ou processos de armazenamento e recolha - o fabricante Linde MH recomenda a mini roda. "Devido à analogia com o volante, observamos uma curva de aprendizagem mais acentuada", explica Bergmann. O joystick tem também uma característica especial que produz um efeito positivo em certas aplicações: Quando o operador solta o comando, os volantes endireitam-se automaticamente. "Isto é extremamente útil especialmente em instalações de armazenamento em bloco com corredores longos e estreitos, onde coisas como caixas de bebidas ou rolos de papel amontoam-se nos lados", explica Frank Bergmann.

A fim de avaliar os benefícios ergonómicos do Linde Steer Control, a Linde MH realizou um estudo do utilizador nesta Primavera em colaboração com a RWTH Aachen University e a fka GmbH. O foco foi na redução dos movimentos do corpo do condutor e na redução do esforço dos braços e ombros. Na altura do estudo, os participantes no teste, com idades entre os 19 e os 67 anos, tinham obtido as suas cartas de condução de empilhadores há pelo menos três anos e utilizavam o empilhador diariamente como parte da sua profissão. Foi utilizada uma câmara especial para gravar o alcance do movimento do ombro, cotovelo e pulso e depois analisada. A conclusão: A utilização tanto da mini roda como do joystick resulta em menos movimento articular no ombro e no cotovelo, em comparação com o volante convencional. "Isto significa que o sistema Linde Steer Control contribui de forma demonstrável para uma maior ergonomia e menos esforço para o condutor", resume o Gestor de Produto Bergmann.