Robô de transporte inteligente otimiza o fluxo de materiais no armazém

15/09/2022

Com o robô móvel autónomo Linde C-MATIC HP e a plataforma de Cloud AnyFleet, a especialista em intralogística Linde Material Handling (MH) está a expandir o seu portfólio de forma a incluir dois produtos centrais da empresa Idealworks, sediada em Munique. O robô móvel autónomo inteligente (AMR) navega livremente no espaço, evita ativamente obstáculos, comunica através da Internet e pode ser utilizado numa grande diversidade de áreas do armazém. Os primeiros projetos-piloto com o veículo estão atualmente a ser lançados.

O mundo da intralogística está a tornar-se gradualmente mais diversificado. Cada vez mais, são as soluções automatizadas que estão a ajudar as empresas a tornar o seu fluxo interno de mercadorias ainda mais eficiente. O foco consiste em cenários de aplicação em que não só as tarefas de transporte individuais, mas também as tarefas de transporte em rede são executadas por veículos automatizados ou autónomos. Estas soluções sofisticadas de frota, requerem veículos que possam operar de forma independente, rápida e segura em tempo real e na presença de outros veículos e pessoas.

"Com o Linde C-MATIC HP, estamos a oferecer aos nossos clientes um robô móvel autónomo que pode receber instruções de trabalho de várias maneiras. Além disso, é capaz de evitar habilmente obstáculos temporários e permanentes, tornando-o perfeito para o funcionamento misto com empilhadores manuais", diz Stefan Prokosch, Vice-Presidente Sénior de Gestão de Marcas Linde MH. A AMR é uma escolha ideal para clientes que desejam automatizar consistentemente a sua logística de transporte e implementar soluções de automação modernas e inteligentes, por exemplo, na indústria ou no setor das bebidas. "Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o nosso parceiro Idealworks - um fornecedor inovador de carteiras de automação que desenvolveu a AMR sob o nome de iw.hub e é também responsável pela sua produção", acrescenta Prokosch.

A capacidade máxima de carga do Linde C-MATIC HP (HP para Alto Desempenho) é de uma tonelada, e a sua velocidade máxima é de 2,2 metros por segundo. Com uma altura de apenas 222 milímetros, os veículos têm um perfil muito baixo, o que facilita a condução e a recolha de paletes. A navegação baseia-se na tecnologia SLAM, utilizando um mapa pré-lido do armazém, bem como uma câmara e um scanner instalados no veículo. Não são necessários marcadores, ímanes ou códigos QR adicionais. Para além do veículo e dos carrinhos, outro componente da solução é a estação de carga.

"Outros veículos, objetos e pessoas representam um desafio especial em operações mistas. Os obstáculos que ocorrem repentinamente, podem levar a interrupções no fluxo de material que se somam e causam atrasos notáveis nos processos subsequentes", explica Prokosch. Não é assim com o Linde C-MATIC HP: A AMR deteta obstáculos através de um scanner de segurança e calcula um percurso alternativo adequado a curto prazo, dependendo do objeto em questão. Isto poupa tempo e assegura processos previsíveis. Outra melhoria significativa no fluxo de trabalho é conseguida através das capacidades flexíveis de recolha de carga da AMR. O robô de transporte é capaz de transportar cargas que não estão posicionadas exatamente em ângulo reto em relação à pista. Neste caso, o Linde C-MATIC HP alinha-se em conformidade antes de se deslocar por baixo do transportador de mercadorias.

A plataforma de controlo que acompanha AnyFleet assegura a implementação rápida e rentável dos robôs de transporte. Com a plataforma, diálogos e um editor gráfico podem ser utilizados para configurar os veículos, bem como definir zonas e regras de funcionamento. Não há necessidade de programação demorada, o que simplifica consideravelmente tanto a configuração inicial como as alterações subsequentes. Outra vantagem é que a plataforma de cloud computing suporta o padrão de interface VDA 5050, o que significa que o Linde C-MATIC HP pode ser facilmente combinado com outros veículos.