Corredores estreitos, ampla escolha

Logística de alto desempenho para o setor de produtos de beleza
Os empilhadores K no novo centro de distribuição da Arvato Supply Chain Solutions

150 000 artigos diferentes e até 60 000 tarefas de armazenamento e recolha todos os dias: Nas suas instalações em Hamm, a Arvato Supply Chain Solutions está preparada para, em breve, realizar este gigantesco feito de logística em momentos de pico, para um grande cliente do setor da beleza. A espinha dorsal do centro de distribuição de alto desempenho é a mais moderna tecnologia de corredores estreitos da Linde Material Handling.

Uma coisa é certa: o único momento realmente calmo no novo centro de distribuição da Arvato Supply Chain Solutions em Hamm da Renânia do Norte-Vestfália apenas aconteceu para tirarmos a fotografia. Mal se tinha acabado de alinhar ordenadamente e fotografar os recém-adquiridos empilhadores para corredores estreitos diante da igualmente nova instalação de estanteria, os vistosos equipamentos pintados de preto não perderam tempo.

As coisas aqui estão a mudar

"Temos tudo perfeitamente preparado para o período que antecede o final do verão de 2022", diz Christian Schmidt, Vice-Presidente e Chefe de Operações da Divisão de Produtos de Consumo do fornecedor global de serviços de logística e de satisfação. Em média deverão ser realizados diariamente 40 000, e nos períodos de pico até 60 000, processos de armazenamento e recolha para um grande cliente do segmento de produtos de beleza. “É uma estimativa impressionante!”, comenta Schmidt e acrescenta: “Ainda bem que estamos agora posicionados com as condições logísticas ideais.”

Armazenamento até onde os olhos conseguem ver

Idealmente posicionado – no caso da Arvato isto significa: uma forte interação de equipamentos, tecnologia e assistência. Christian Schmidt explica: “Lançámos o concurso deste grande projeto em toda a Europa e a proposta da Linde MH era simplesmente a que melhor satisfazia os nossos requisitos”. O especialista em fluxo de mercadorias de Aschaffenburg, em colaboração com o seu parceiro de rede contratante Neotechnik Fördersysteme, forneceu um total de 17 novos empilhadores K para Hamm. Dois destes estão a ser utilizados para servir um armazém de paletes relativamente pequeno de 8000 lugares, contudo, a maioria da frota será colocada ao serviço dos 17 corredores de estanterias do armazém de caixas que ostenta 540 000 locais de armazenamento. “Perante a enorme quantidade de movimentações de mercadoria, dependemos a 100% da operação dupla”, descreve Schmidt.

O empilhador K da Linde Material Handling em operação na Arvato

Entrar, sair, para cima, para baixo

Operação dupla – concretamente significa que os funcionários utilizam os empilhadores K da Linde guiados indutivamente para alternar constantemente entre as tarefas de armazenamento e de recolha. A entrada e saída de mercadorias na estanteria faz-se através de tapetes transportadores recorrendo a caixotes que levam 24 caixas cada – cheias de eyeliner, produtos de cuidado facial, perfumes de luxo, e muito mais. Ainda que o trabalho seja realizado a alturas imponentes que atingem os 11 metros, os operadores de logística da Arvato beneficiam de múltiplas funcionalidades únicas dos empilhadores Linde.

Nunca tinha visto nada assim em nenhum outro concorrente. Algo estupendo que facilita a preparação de encomendas e contribui para o aumento da nossa capacidade de movimentação de cargas.

Christian Schmidt, Vice-Presidente e Chefe de Operações de Produtos de Consumo

A tecnologia da Linde cria capacidade de movimentação e acrescenta segurança

“Para nós era claro que tínhamos de encomendar todos os equipamentos com Dynamic Reach Control”, conta Christian Schmidt. O sistema inovador compensa as oscilações do mastro que inevitavelmente ocorrem como resultado de movimentos de alcance rápido, recorrendo ao acionamento elétrico. “Como resultado, o nosso pessoal consegue claramente operar a instalação de estanteria com mais segurança e agilidade pois não tem de esperar até o mastro parar de oscilar”, diz convictamente o profissional de logística. Na prática, a sua equipa beneficiou também das barreiras de recolha de encomendas integradas nos empilhadores para corredores estreitos da Linde. Quando os colaboradores se apoiam, as barreiras inclinam-se imediatamente dez centímetros para fora. “Nunca tinha visto nada assim em nenhum outro concorrente. Algo estupendo que facilita a preparação de encomendas e contribui para o aumento da nossa capacidade de movimentação de cargas”, diz com satisfação Christian Schmidt.

Baterias de iões de lítio asseguram a disponibilidade

No que toca a sistemas energéticos, os responsáveis apostam na tecnologia de iões de lítio.

“Esta era a única opção que fazia sentido para nós, pois não queríamos estar dependentes dos ciclos de carregamento habituais das baterias de chumbo-ácido”, sublinha Schmidt. Pelo contrário, os acumuladores de energia são facilmente abastecidos de energia nova através do acesso de carregamento rápido na traseira do veículo. A eletricidade necessária deverá provir em breve de uma instalação fotovoltaica própria, apresentando claras vantagens no que toca a custos e sustentabilidade.

Suporte digital

Já que falamos de vantagens: a Arvato também lucrou com o bom funcionamento e implementação do Linde Warehouse Navigation by Linde Material Handling. Os empilhadores semiautomáticos K são interligados em rede com o sistema ERP do cliente através de uma interface; isto significa que os trabalhos de transporte otimizados em rota podem ser enviados diretamente para os empilhadores. “Embora os projetos de TI tenham, por vezes, as suas peculiaridades, isto funcionou praticamente sem problemas desde o primeiro dia”, recorda Christian Schmidt.

Um pacote completo e atrativo

O profissional de logística da Arvato está também extremamente satisfeito com o apoio fiável prestado no local pelo parceiro de rede da Linde Material Handling Neotechnik Fördersysteme. “Num projeto desta magnitude, a disponibilidade é tudo. Temos, por isso, um técnico de assistência em permanência no local. Também armazenamos aqui peças sobressalentes essenciais - para que possamos manter os tempos de paragem a um mínimo absoluto. É o sonho de qualquer responsável logístico.

A equipa da Arvato Supply Chain Solutions no novo centro de distribuição.

Arvato Supply Chain Solutions

A Arvato Supply Chain Solutions é uma filial da Arvato Bertelsmann que, por sua vez, pertence ao Grupo Bertelsmann. Em todo o mundo, a empresa emprega cerca de 17 000 colaboradores em 85 localizações. No seu novo centro de distribuição de 32.000 metros quadrados em Hamm, Alemanha, a Arvato Supply Chain Services executará serviços de logística e fulfillment para um cliente importante no segmento da beleza. Um total de 17 empilhadores Linde K serão instalados no local; a assistência será assegurada pelo parceiro de rede da Linde MH responsável, a Neotechnik Fördersysteme de Bielefeld.