O conceito de controlo inovador Linde Steer Control da Linde Material Handling
A revolução no controlo de empilhadores

O conceito de controlo inovador Linde Steer Control

Para os processos de logística eficientes e a máxima capacidade de movimentação de cargas, a interação harmoniosa entre pessoas e empilhadores desempenha um papel cada vez mais importante. Além da capacidade de desempenho do equipamento é, acima de tudo, o conforto de condução e a operacionalidade intuitiva que são decisivos para a rapidez e eficiência de superação das tarefas de transporte e armazenamento. O revolucionário conceito de controlo Linde Steer Control da Linde Material Handling substitui o clássico volante e atinge assim um novo nível de ergonomia, comodidade e prazer de condução.

O controlo de empilhadores: interface entre homem e máquina

No desenvolvimento dos seus empilhadores, a Linde tem sempre valorizado de modo especial a interação de operador e equipamento. A conceção do posto de trabalho do operador desempenha um papel central. Este deve oferecer o máximo conforto de condução e utilização e, simultaneamente, minimizar o esforço físico. O controlo do equipamento assume, neste aspeto, uma importância particular. Os empilhadores Linde estão, por isso, equipados com o conceito de operação comprovado de controlo por pedal duplo e Linde Load Control,

O Linde Steer Control está disponível para os seguintes equipamentos:

com os quais os equipamentos podem ser operados de modo simples, preciso e intuitivo.

Com o Linde Steer Control, a Linde dá o passo seguinte para uma integração ainda mais abrangente de operador e equipamento. Uma inovação da qual beneficiam, em especial, os chamados utilizadores intensivos, pois passam uma grande parte dos seus turnos de trabalho no empilhador.

Controlo total com o joystick do Linde Steer Control da Linde Material Handling

Linde Steer Control: Controlo total

O Linde Steer Control desbrava caminhos totalmente novos no controlo do equipamento. O conceito inovador dispensa o tradicional volante e substitui-o opcionalmente por uma mini roda ou um joystick, integrados num apoio de braço adicional do lado esquerdo. A resultante supressão da coluna de direção, assim como a redução notória dos movimentos de direção necessários oferecem vários benefícios evidentes, de entre os quais, principalmente, o alívio físico do operador e uma visibilidade melhorada para as pontas dos garfos. Para a máxima precisão em todos os movimentos de marcha, o Linde Steer Control adapta automaticamente a sensibilidade dos seus elementos de direção à velocidade do equipamento. Com isto, o equipamento reage ao mesmo movimento da mão de modo diferente conforme cada situação: quanto maior a velocidade do empilhador, menor a amplitude de direção das rodas. Quanto menor a velocidade de marcha, mais acentuada é a amplitude de direção.

Controlo à medida: mini roda ou joystick?

A Linde oferece duas variantes de Linde Steer Control que se adequam às diferentes áreas de aplicação de um empilhador. A mini roda e o joystick têm respetivamente vantagens próprias consoante a área de aplicação:

mini roda

Na sua lógica de operação básica, a mini roda assemelha-se ao volante clássico. Devido a esta semelhança, a mini roda apresenta uma curva de aprendizagem notoriamente mais acentuada para novos utilizadores que o joystick. Nas aplicações quotidianas comuns de um empilhador, desde conduzir e manobrar até ao armazenamento e recolha, a mini roda é a escolha ideal para o utilizador mediano e é recomendada como versão standard.

Joystick

O joystick demonstra os seus pontos fortes em condições operacionais especiais. Possibilita uma mudança de direção rápida e potente, o que é vantajoso em espaços apertados e na condução frequente em percursos curtos e cheios de curvas. Se

o joystick for largado, as rodas diretrizes retomam automaticamente a posição a direito. Isso é particularmente útil se o operador tiver de entrar em corredores longos, estreitos. A posição a direito automática oferece vantagens também no arranque a direito e ao empurrar a direito a carga, como é frequentemente necessário em armazéns em bloco e de bebidas ou no setor da reciclagem de papel.

Fundir-se com o equipamento

O Linde Steer Control complementa o conceito de operação comprovado de controlo por pedal duplo e Linde Load Control. Em conjunto, os três componentes de comando dão ao operador a sensação de se fundir completamente com o equipamento durante o trabalho. O controlo por pedal duplo permite um arranque suave e uma mudança de direção rápida. Com a mão direita, o operador opera o Linde Load Control e controla assim todas as funções essenciais do mastro. A mão esquerda dirige através do Linde Steer Control todos os movimentos de marcha do empilhador.

Utilizadores intensivos tiram especial proveito

Com a amplitude de movimentos reduzida do braço de controlo, o Linde Steer Control traz consigo melhorias ergonómicas significativas. Acima de tudo, para aplicações intensivas nas quais os operadores passam várias horas seguidas no empilhador, este alívio físico é uma grande mais-valia. Este extra em ergonomia e comodidade contribui também para o aumento da produtividade geral. Por um lado, na medida que os operadores conseguem trabalhar concentrados por períodos mais longos sem dificuldades. Por outro, na medida que a taxa de acidentes por motivo de problemas de saúde relacionados com stress é reduzida a longo prazo.

mini roda de direção do Linde Steer Control
Linde Steer Control com joystick
Empilhador elétrico E30 da Linde Material Handling com Linde Steer Control
mini roda de direção do Linde Steer Control
Linde Steer Control com joystick
Empilhador elétrico E30 da Linde Material Handling com Linde Steer Control

Uma experiência de condução totalmente nova

O Linde Steer Control otimiza as características ergonómicas do empilhador e reduz a carga física sobre o operador. As vantagens de ergonomia incluem:

menos movimentos do braço

Ao abdicar do volante clássico e com a integração do controlo do equipamento no apoio de braço adicional, o antebraço do operador descansa numa posição descontraída durante todo o tempo de condução. Todas as manobras são controladas exclusivamente através de ligeiros movimentos das mãos. A amplitude de movimentos do braço minimizada descontrai principalmente os ombros e cotovelos, o que aumenta percetivelmente o conforto de utilização.

Menos cansaço

A redução substancial dos movimentos do braço durante o comando do empilhador previne o cansaço e a sobrecarga unilateral do braço dominante na condução. Isto é particularmente aparente nos utilizadores intensivos que passam a maior parte do seu tempo de trabalho no empilhador. Também o esforço físico despendido com manobras frequentes é reduzido a um mínimo. Independentemente da respetiva aplicação, os operadores podem assim trabalhar concentrados e sem distrações durante o seu turno completo e manter a capacidade de movimentação de cargas a um nível constante.

Alívio cognitivo

Uma vez que o Linde Steer Control reduz os movimentos de direção necessários a um mínimo, o operador pode concentrar-se totalmente na respetiva manobra do equipamento.

Estudo de ergonomia: menos movimentos, menos stress

Para comprovar cientificamente as vantagens ergonómicas do Linde Steer Control, a Linde, em conjunto com o Instituto de Engenharia Automóvel da RWTH Aachen University e a fka GmbH, realizou em 2022 um estudo com utilizadores envolvendo 24 operadores de teste que também conduzem principalmente empilhadores no seu quotidiano de trabalho. Os resultados do estudo apontam para vantagens claras da mini roda e do joystick. Análises de movimento mostram claramente que ambas as variantes resultam em menos movimentos do braço dominante na condução, em comparação com o volante convencional da Linde.

Para o estudo, os operadores percorreram dois percursos de marcha idênticos com manobras de marcha representativas: marcha a direito, passagens com muitas curvas, manobras, bem como, recolher, depositar e empilhar mercadorias. Para determinar a amplitude de movimentos de ombros, cotovelos e pulsos, o tronco e os braços foram filmados com uma câmara especial e analisados. O resultado: o ombro move-se 25% menos, o cotovelo chega a apresentar 45% menos movimento. Desta forma, as articulações dos ombros e cotovelos, bem como os músculos até ao pescoço são visivelmente aliviados.

Os resultados da análise de movimento são consistentes com a experiência de condução subjetiva. Segundo os operadores indicaram, o stress sentido nos ombros e braços foi notoriamente menor quando utilizaram a mini roda e o joystick, em comparação com o volante da Linde.

Visibilidade ideal com o Linde Steer Control da Linde Material Handling

Visibilidade e segurança

Com o Linde Steer Control desaparece o volante clássico. Isto torna a coluna de direção supérflua e melhora a visibilidade através do para-brisas para as pontas dos garfos. Isto facilita a recolha de cargas que se encontram no solo para o operador.

O controlo do futuro: segurança através da tecnologia Steer-by-wire

O Linde Steer Control baseia-se na tecnologia Steer-by-wire na qual os comandos de controlo do operador são convertidos em sinais elétricos e encaminhados para os elementos de comando hidráulicos. As rodas do equipamento são assim controladas apesar de o elemento de direção já não estar mecanicamente ligado ao eixo de direção. Para o Steer Control, a Linde desenvolveu um conceito de segurança inovador que garante a segurança à prova de avaria do controlo do equipamento em qualquer circunstância, apesar da falta de ligação mecânica.