O E160 da Linde impressiona no teste na Liebherr

Movimentação imbatível — garantia de zero emissões
Os especialistas da Liebherr testaram o empilhador elétrico E160 durante dois meses.

A mobilidade elétrica está a tornar-se cada vez mais importante. Com o seu contributo, as emissões de ruído nos pavilhões da fábrica serão reduzidas e a produção como um todo tornar-se-á mais sustentável. No decorrer de tais esforços para eletrificar toda a frota de equipamentos de movimentação de cargas, os especialistas da Liebherr rapidamente se aperceberam da necessidade de substituir também o maior modelo da Linde em utilização, o H160, por um homólogo elétrico.

René Drägert, planeador logístico na Liebherr

René Drägert, planeador logístico na Liebherr

A utilização de um único E160 na Liebherr permite poupar ao ambiente 16,5 toneladas de CO2 por ano. Neste contexto, o novo empilhador foi imediatamente submetido a um teste de realidade num ambiente industrial que durou várias semanas. “O teste de campo realizado na nossa fábrica foi dividido em duas partes”, relata o planeador logístico René Drägert. Na primeira fase, um modelo com uma bateria de chumbo-ácido clássica teve de comprovar a sua aptidão e adequação.

“Utilizámos o E160 em dois turnos, o que não significa necessariamente que o empilhador tenha sido utilizado o tempo inteiro, mas, mesmo após mais de dez horas em funcionamento, as baterias de chumbo-ácido não se esgotaram completamente. Neste domínio, o modelo satisfez plenamente os nossos requisitos”, afirma Drägert. Depois, na segunda fase, foi testada uma versão do equipamento com baterias de iões de lítio.

O E160 em operação na Liebherr.
A equipa da Liebherr nunca mais quer abrir mão do E160

O chefe da equipa de transporte René Splettstößer também não poupa nos elogios ao E160 com acionamento de iões de lítio: “Mesmo quando utilizamos o equipamento das 5h00 da manhã às 22h00 da noite, conseguimos trabalhar apenas com uma única carga de bateria e podemos utilizar o tempo restante para voltar a carregá-la completamente.” Mas não é tudo, porque em comparação com o seu homólogo a diesel, o E160 é significativamente mais silencioso.

Ainda mais importante, porém, é o facto de não haver emissões de fuligem ou de odores durante a utilização, conforme relata Splettstößer: “Os colegas que trabalham no armazém constataram rapidamente a ausência de gases de escape aquando da passagem do equipamento e revelaram ser este um aspeto extremamente positivo.”

O chefe de equipa descreve o feedback dos seus colaboradores da seguinte forma: “Quando se trata de mobilidade elétrica, muitos reagem de forma reflexiva e defensiva, mas, após três a quatro dias de utilização, os operadores manifestaram muito rapidamente que não querem de todo abdicar do empilhador.”

Esta opinião é também reforçada pelo operador de empilhadores Gerd Prief, que testou exaustivamente o E160, até ao mais pequeno detalhe, ao longo de semanas: “A cabina do condutor é muito bem estruturada e o ambiente de condução geral é muito agradável. Em termos de tecnologia, quando se trata de elevar e baixar, tudo pode ser controlado com precisão.” Por conseguinte, a sua conclusão no final do teste foi a seguinte: “Gostaria muito que o E160 se tornasse o novo padrão aqui na nossa empresa.”

O empilhador elétrico E160 da Linde Material Handling impressionou no teste.

Liebherr-MCCtec Rostock GmbH

Liebherr é um dos fabricantes líderes de equipamentos marítimos de movimentação de cargas. Nomeadamente, fazem parte do seu portefólio gruas portuárias móveis, gruas de convés e gruas offshore com capacidades de elevação até 5000 toneladas. Desde 2005, a produção realiza-se nas instalações de Rostock, diretamente na orla do cais. E, desde então, os construtores de gruas confiam nos empilhadores da Linde para fornecer constantemente as peças necessárias para produção no amplo recinto de mais de 450 000 metros quadrados.