Stackers da Linde com o sistema auxiliar Linde Load Management
Assistente para movimentação segura de mercadorias

Linde Load Management Advanced para stackers

Proteção para pessoas e mercadorias

Os erros do operador são a causa de acidentes mais frequente na intralogística. Com uma carga de trabalho continuamente crescente, aumenta também o risco de acidentes. A pressão para trabalhar de forma mais rápida e mais produtiva pode resultar em stress e cansaço. A consequência: perda de concentração e, no pior dos casos, acidentes graves.

Mesmo com total concentração, é muitas vezes difícil para os operadores de stackers avaliar corretamente uma situação de perigo: Qual é o peso da carga total atual? Até que altura a carga ainda pode ser elevada? Qual é a velocidade adequada para o peso da carga e a altura de elevação?

O sistema auxiliar Linde Load Management Advanced tem a resposta para exatamente estas perguntas, avisa os operadores e, se necessário, chega mesmo a intervir para a sua proteção.

Resumo de funções

Aviso visível, comando ativo

O sistema auxiliar Linde Load Management Advanced torna mais fácil e mais segura a movimentação de cargas com stackers. Fornece ao operador sinais de aviso claros, tanto visuais como acústicos, num visor a cores de grandes dimensões. Se o peso real da carga exceder a capacidade de carga máxima, a função de elevação é automaticamente bloqueada para evitar situações críticas. Além disso, o Linde Load Management Advanced regula ativamente a velocidade de marcha e a aceleração em função da altura de elevação, do peso da carga e do ângulo de direção. Para tal, o sistema segue uma sequência com base no risco:

1. Aviso em caso de aproximação do intervalo limite

Um sinal de aviso amarelo sinaliza a aproximação ao limite de capacidade de carga e emite, simultaneamente, um som de aviso. No visor, o operador vê o stacker, bem como a altura atual e a altura máxima que o atual peso da carga permite.

2. Aviso ao atingir a capacidade de carga residual

Ao atingir o limite da capacidade de carga, surge um aviso que o operador deve confirmar para continuar a movimentação de mercadorias. Assim, ele fica ciente de que a seguir deixa de estar assegurada a movimentação segura das mercadorias.

3. Indicação de aviso e bloqueio da função de elevação

Se o operador ultrapassar o limite da capacidade de carga, surge um símbolo de aviso vermelho e é emitido um som de aviso. Além disso, a função de elevação é bloqueada.

Stackers da Linde com visor do sistema auxiliar Linde Load Management Advanced

Load Management Advanced na prática

Assistência no quotidiano da movimentação de mercadorias

Especialmente ao movimentar mercadorias grandes, pesadas e compridas com dimensões diferentes, os colaboradores têm geralmente pouca experiência. Se o operador avaliar incorretamente o cálculo da capacidade de carga residual, isso poderá rapidamente tornar-se um risco de segurança para ele ou para outros colaboradores no armazém. Calcular, com um gráfico de carga, até que altura as mercadorias podem ser elevadas é muito cansativo. No entanto, se os colaboradores simplesmente confiarem nos seus sentidos, o equipamento pode, no pior dos casos, tombar. Até mesmo ao transportar ou manobrar a carga, podem rapidamente ocorrer erros do operador como, por exemplo, marcha com carga elevada ou acionar o timão com muita força.

Tudo sob controlo

O Linde Load Management Advanced mostra as informações de capacidade de carga relevantes num visor a cores de grandes dimensões: por um lado, o peso real nos garfos, por outro lado, a altura de elevação atual e a máxima permitida. Além disso, avisa o operador quando os garfos são deslocados perto do limite de capacidade de carga. Se ele continuar a elevar a carga, a função de elevação é desligada, evitando assim uma situação de segurança crítica. O operador não pode agora continuar a elevar os garfos, mas apenas baixá-los mais.

Para que os garfos não fiquem presos com cargas na prateleira a vários metros de altura, é possível remover o bloqueio para poder elevar ainda mais a carga. Para tal, o operador deve primeiro confirmar ativamente o aviso.

Controlo de velocidade em tempo real

As informações exatas sobre o peso da carga e a altura de elevação também servem para ajustar a aceleração e a velocidade de marcha do stacker em função do ângulo de direção, do peso da carga e da altura de elevação. Isto impede que o operador acione o timão com muita força a uma velocidade elevada ou exerça aceleração excessiva com a carga elevada. Ambas as manobras colocariam o equipamento numa posição instável.

Síntese das vantagens

Determinar a capacidade de carga residual

Assistência ao operador e atenção imediata em caso de aproximação do intervalo limite.

Velocidade de marcha otimizada

Permite trabalhar em segurança em qualquer situação, minimiza perigos de acidentes e suporta o intervalo de carga limite.

Informações no visor

Tudo à vista: transparência sobre o peso real da carga e o nível máximo de armazenamento.

Seguro e eficiente

O sistema aumenta a segurança e, ao mesmo tempo, garante uma movimentação eficiente de mercadorias.