Uma pessoa nas instalações da empresa com um Portable Unit no corpo.
Linde Safety Guard

O sistema de assistência que identifica os perigos antes de se manifestarem

Seguro quando é preciso

Então, e se equipamentos de movimentação de cargas, pessoas e infraestruturas puderam falar uns com os outros?

Um equipamento de movimentação de cargas da Linde descarrega um camião.

Onde quer que haja equipamentos de movimentação de cargas em funcionamento estabelece-se uma interação complexa entre pessoas e máquinas. O Linde Safety Guard é um sistema de assistência inovador que ajuda a identificar atempadamente os perigos.

O carregamento e descarregamento de um camião conduzem frequentemente a situações críticas: Equipamentos de movimentação de cargas e pessoas a trabalhar num espaço apertado: reina a agitação e a confusão. Na pior das hipóteses, podem ocorrer danos materiais ou pessoais.

No entanto, nem só as situações de carregamento requerem a máxima atenção de todos os intervenientes. Ângulos mortos, áreas de difícil visibilidade e distrações devido ao ruído são um risco de segurança permanente em intralogística.

Alerta atempado: O Linde Safety Guard

O Linde Safety Guard é um sistema de assistência inovador que aumenta a segurança dos operadores de equipamentos e dos peões na vizinhança imediata dos mesmos. Graças a um alarme ativo em presença do perigo, todos os interessados podem reagir de imediato. Consoante o tipo de utilização e o dispositivo, os componentes do Safety Guard emitem o alerta por meio de sons, LED com luz intermitente ou vibrações. Os perigos são atenuados antes de se registarem acidentes pessoais ou danos materiais.

O sistema de assistência desenvolveu o Startup Comnovo, que pertence à Linde Material Handling desde julho de 2017. O sistema tem vindo a ser instalado em equipamentos de movimentação de cargas da Linde Material Handling desde o início de 2016. Desde então, tem demonstrado o seu valor na prática nos mais diversos setores.

As áreas de utilização do Linde Safety Guard são apresentadas numa imagem gráfica.

Sempre na zona protegida

Velocidade demasiado elevada, cruzamento de pessoas ou má visibilidade: No trabalho com equipamentos de movimentação de cargas podem ocorrer acidentes por diversos motivos. As zonas de proteção do Linde Safety Guard podem ser individualmente configuradas para qualquer situação de perigo.

Situações de perigo entre peões e equipamentos

Nas esquinas, passagens de nível e entradas nos pavilhões, os equipamentos de movimentação de cargas podem constituir um perigo para os peões. O Linde Safety Guard alerta atempadamente condutores e peões. O sinal é transmitido através de paredes e estanterias e tem uma precisão de 10 cm. Os alertas só são emitidos em caso de perigo iminente, não havendo alertas prolongados irritantes.

Velocidade demasiado elevada

Quando os equipamentos de movimentação de cargas atravessam a velocidade elevada zonas frequentemente atravessadas por colaboradores, podem provocar acidentes. Igualmente perigosos são os trajetos longos em linha reta, que induzem os condutores a velocidades elevadas. O Linde Safety Guard reduz a velocidade dos equipamentos em zonas críticas.

Acidentes entre equipamentos

Nos cruzamentos com má visibilidade pode haver colisão entre equipamentos de movimentação de cargas. O Linde Safety Guard alerta todos os condutores envolvidos para a presença de outros equipamentos na próxima área de cruzamento. O recetor mostra de que direção se estão a aproximar equipamentos. A distância de alerta entre os equipamentos pode ser ajustada.

Segurança à medida

O Linde Safety Guard aumenta a segurança do tráfego dentro da empresa. É capaz de «ver» o outro lado das esquinas e através das paredes, reduz velocidades e pode ser configurado para qualquer cenário.

O Linde Safety Guard impede os acidentes por meio de zonas de alerta. Os emissores são colocados nos equipamentos de movimentação de cargas, paredes, estanterias e diretamente nos colaboradores e alertam para as mais diversas situações de perigo, graças à sua identificação atempada.

Se, por exemplo, há uma ameaça de colisão entre Homem e máquina, os equipamentos de movimentação de cargas e os peões avisam-se mutuamente. Um recetor no equipamento mostra quantas pessoas se aproximam da zona de perigo e em que direção. O peão é alertado
pelo emissor que transporta. Tudo isto funciona através das paredes e das estanterias.

Além disso, é possível definir zonas de velocidade. Nessas zonas o sistema reduz a velocidade do equipamento e informa o condutor. Reduz-se, deste modo, o número de acidentes entre equipamentos e colaboradores nas áreas de produção e preparação de encomendas, mas também nos cruzamentos com má visibilidade.

Tudo isto é possível porque Linde Safety Guard determina a posição dos objetos e pessoas marcados com uma precisão de 10 cm e as zonas de alerta podem ser individualmente configuradas. Esta precisão evita também falsos alarmes. A fiabilidade é garantida por um sinal de rádio de banda larga
na gama de 4 gigahertz (UWB), que exclui qualquer interferência via WiFi, Bluetooth ou RFID.

O sistema pode ser ajustado para quaisquer requisitos em matéria de segurança. É constituído por módulos individuais e pode ser adaptado no local, à medida de qualquer situação de perigo.

Resumo das vantagens

  • Reconhecimento de zonas e pessoas
  • Zonas de alerta configuráveis com uma precisão de até 10 cm
  • Indicação do número e posição das pessoas na zona de perigo
  • Aviso mútuo entre pessoas e equipamentos
  • Reconhecimento através de paredes e estanterias*
  • Instalação flexível e rápida


*Válido para instalações intralogísticas típicas. Verificação no âmbito da consultoria.

Linde-Safety_Guard-68R4292-1_clear_quer
Linde Truck Unit

Truck Unit

O Truck Unit avisa o condutor de um equipamento de movimentação de cargas por meio de luzes LED e sinais acústicos.

Linde Portable Unit

Portable Unit

O Portable Unit avisa as pessoas da aproximação de equipamentos de movimentação de cargas por meio de luzes LED, sinais acústicos e vibração.

Sensores Linde

Sensores

Reconhecem as Units de pessoas e equipamentos na área de perigo definida.

Linde Truck Unit small

Truck Unit small

O Truck Unit small é montado no equipamento e comunica com módulos estacionários, como o Static Unit ou o Zone Marker.

Linde Static Unit

Static Unit

O Static Unit marca as zonas de perigo em áreas críticas, como portões ou cruzamento de visibilidade reduzida. Emite um aviso para o meio envolvente através de sinais sonoros e luzes LED.

Linde Zone Marker

Zone Marker

O Zone Marker define zonas em que a velocidade é limitada.

Carregador Linde

Carregador

O carregador carrega o Portable Unit por indução. A ativação completamente automática garante o máximo conforto de utilização.