Indestrutíveis e versáteis em áreas exteriores
Com a sua construção robusta e pneus de grandes dimensões, os reboques de comboio logístico LT16 Ch/BMh são a solução perfeita para o transporte de mercadorias ao ar livre. Foram concebidos para percursos longos e dominam até as condições de piso mais adversas. Graças à robusta construção de dois eixos, os comboios logísticos podem transportar cargas de até 1,6 toneladas. Os reboques estão disponíveis em duas variantes: estruturas Ch com garfos e estruturas BMh com barras centrais ajustáveis. Ambas as variantes estão equipadas com uma função de elevação hidráulica. Com ambos os reboques, é possível transportar diversos tipos de carga em trolleys apropriados, por exemplo, paletes, caixas-palete ou contentores maiores. Os travões de inércia opcionais possibilitam o máximo desempenho, até em piso íngreme.
Características
Segurança
Para a segurança da mercadoria transportada, os LT16 Ch/BMh estão equipados com um dispositivo antiarranque. Este evita que o operador coloque o comboio logístico em movimento com uma estrutura de carga baixada. Durante a marcha, o mecanismo de abaixamento dos atrelados está desativado. Cada estrutura de carga dispõe de um dispositivo de bloqueio da carga mecânico, para manter a carga na sua posição durante a marcha, de forma segura. As estruturas estão equipadas com robustas rodas superelásticas (rodas SE), com um diâmetro de 368 mm e uma largura de 115 mm. Estas amortecem oscilações e vibrações e asseguram que os LT16 Ch/BMh também dominam pisos muito irregulares e buracos. Travões de inércia opcionais permitem uma operação segura em percursos muito inclinados. Opções de equipamento para iluminação e proteção contra intempéries proporcionam segurança e proteção adicionais.
- Dispositivo antiarranque com estruturas de carga baixadas
- Mecanismo de abaixamento desativado durante a marcha
- Dispositivo de bloqueio da carga mecânico para uma fixação segura
- Rodas SE grandes e robustas para a utilização no exterior
- Travões de inércia opcionais para percursos muito inclinados
Ergonomia
As funcionalidades de ergonomia do LT16 Ch/BMh possibilitam uma movimentação de cargas extremamente cómoda. As estruturas de carga são carregadas e descarregadas ao nível do solo, o que alivia o operador e reduz o risco de desgaste físico devido à repetida elevação e descida da carga. O bloqueio das estruturas de carga ocorre automaticamente após a inserção, enquanto o desbloqueio se encontra a uma altura ergonómica, podendo ser comodamente acionado com o pé. Num desbloqueio frequente, isto minimiza o esforço do operador. A estrutura Ch do comboio logístico dispõe de um mecanismo de ejeção ergonómico, que empurra a carga da parte traseira do garfo, assim que o operador aciona o dispositivo de bloqueio através do pedal.
- Carregamento e descarregamento dos atrelados ao nível do solo
- Bloqueio automático das estruturas de carga
- Desbloqueio possível comodamente com o pé
- Estrutura Ch com mecanismo de ejeção ergonómico
Movimentação
Graças à direção mecânica com quatro rodas diretrizes dos atrelados, os LT16 Ch/BMh podem ser controlados de forma muito precisa. Desta forma, os comboios logísticos destacam-se por raios de viragem reduzidos e elevada estabilidade direcional e anticapotamento. A função de elevação automática poupa muito tempo: quando o operador sobe para o equipamento de tração, as estruturas de carga são elevadas automaticamente para o transporte. Quando este sai do equipamento, elas são novamente baixadas. Para um processo de carregamento flexível e cómodo, as estruturas BMh podem ser carregadas e descarregadas de ambos os lados. As barras centrais podem ser movidas, para permitir o transporte de cargas de diferentes tamanhos com uma estrutura. Isto também é possível nas estruturas Ch através dos garfos ajustáveis. Ligações flexíveis opcionais com válvula de fecho asseguram que os atrelados também podem ser desacoplados do equipamento de tração no estado elevado.
- Controlo preciso graças a quatro rodas diretrizes
- Elevação e abaixamento automáticos das estruturas de carga
- Estrutura BMh: carregamento e descarregamento de ambos os lados
- Atrelados opcionalmente desacopláveis no estado elevado
Assistência técnica
Os LT16 Ch/BMh foram otimizados a nível de fiabilidade e reduzida necessidade de manutenção. O design simples das estruturas dos reboques requer poucos componentes, o que minimiza a necessidade de assistência e os custos de manutenção. A construção de dois eixos dos reboques está facilmente acessível para os técnicos de assistência. O sistema de timão e engate é praticamente livre de desgaste. Além disso, os intervalos de manutenção dos atrelados e do trator podem ser sincronizados, reduzindo, assim, os períodos de inatividade.
- Manutenção simultânea de atrelados e trator
- Design simples das estruturas com poucos componentes
- Acesso fácil para trabalhos de assistência rápidos
- Componentes praticamente livres de desgaste
Vídeos e imagens
Dados técnicos
Model | Load capacity/Load | Lift | Lift function | Overall length | Overall width |
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LT16-BMh | 1,6 (t) | - (mm) | - | - (mm) | - (mm) |
LT16-Ch | 1,6 (t) | 80 (mm) | Hydraulic | 4218 (mm) | 1540 (mm) |
Equipamento especial
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Proteção contra intempéries
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Iluminação traseira
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Luz giratória
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Travão de inércia
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Para-lamas
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Pneus claros
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Altura de elevação adicional
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Proteção contra passagem
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Maior carga útil
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Ligação flexível com válvula de fecho
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Trolleys
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Logistic Train Controller
Proteção contra intempéries
Para as estruturas Ch e BMh, está disponível uma proteção em lona, que pode ser colocada por cima da estrutura. Esta pode ser aberta de um lado, nas estruturas Ch, e de ambos os lados, nas estruturas BMh.
Iluminação traseira
Está disponível um conjunto de luzes traseiras LED com quatro funções (piscas, luz traseira, luz de travagem, luzes de matrícula) com suporte magnético e duas luzes. O compartimento em vidro transparente é estanque e está certificado conforme a e4 e ISO 1724.
Luz giratória
É possível colocar uma luz intermitente no atrelado como luz de aviso, para que o comboio logístico esteja visível também na escuridão.
Travão de inércia
Sistema de travagem mecânico em combinação com um travão de tambor para percursos com rampas e particularmente inclinados. Isto garante uma marcha segura, mesmo com carga máxima.
Para-lamas
Para evitar sujar as áreas interiores atravessadas, os pneus podem ser equipados com um para-lamas.
Pneus claros
As estruturas estão equipadas de série com rodas SE de carga pesada escuras (368x115). Opcionalmente, estão também disponíveis rodas claras, sem rasto.
Altura de elevação adicional
A altura de elevação padrão dos atrelados é 80 mm. Para aplicações especiais, as estruturas podem ser fornecidas com uma altura de elevação de 115 mm.
Proteção contra passagem
O espaço entre as estruturas pode ser protegido com uma faixa de segurança, para evitar o pisamento do timão do atrelado. A faixa pode também ser reequipada.
Maior carga útil
É possível aumentar a carga útil da estrutura Ch para até quatro toneladas.
Ligação flexível com válvula de fecho
Se a válvula de fecho for fechada no estado elevado, as estruturas permanecem elevadas, para se poder desacoplar o equipamento de tração sem esforço.
Trolleys
Para todos os modelos de comboio logístico, a Linde fornece trolleys em muitas versões para as mais diversas cargas. Estes podem ser equipados, por exemplo, com estantes modulares.
Logistic Train Controller
O sistema de controlo do comboio logístico coordena as tarefas de transporte e indica aos operadores as rotas ideais. O painel de instrumentos do software mostra todas as informações importantes num relance e possibilita análises para a otimização de processos.