As Forças Armadas Alemãs apostam nos empilhadores de aluguer da Linde

Prestação de topo na Austrália
Empilhadores da Linde MH em operação na Força Aérea Alemã na Austrália

Cerca de 250 soldados, mais de 200 toneladas de material em mais de 50 contentores marítimos no outro lado do mundo e, no meio de tudo isto: Empilhadores de aluguer da Linde Material Handling. No verão de 2022, o especialista em fluxo de mercadorias de Aschaffenburg e o seu parceiro de rede local Forklift Solutions apoiaram a Força Aérea Alemã durante uma manobra que durou várias semanas no Território do Norte da Austrália.

No início desta reportagem de utilização invulgar, surge um motociclo avariado. Os proprietários: Edgar Junkhoff e Silke Fißer, dois mochileiros alemães em digressão pela Austrália, até que o veículo de duas rodas avariado lhes estragou os planos. Podemos dizer que foi sorte no azar. Quando Junkhoff conseguiu encontrar as peças de reposição necessárias numa oficina local, o mecânico de máquinas agrícolas com um certificado de artesão recebeu uma oferta de emprego sem demoras. “De facto, no início dos anos noventa não tínhamos qualquer intenção de deixar a Alemanha de forma permanente.

Mas, como todos sabemos, muitas vezes acontece o inesperado”, revelou com um sorriso. Hoje, passado duas décadas, o continente vermelho é há muito o lar permanente dos dois emigrantes. Entretanto, o casal também se reorganizou profissionalmente. Para ser mais exato: passou das duas às quatro rodas como parceiro australiano de rede da Linde Material Handling.

De avião para as intervenções de assistência

Estamos no Território do Norte, uma área quatro vezes maior do que a Alemanha. A empresa Forklift Solutions está sediada em Darwin, capital da região. Juntamente com cinco colaboradores, Edgar Junkhoff e Silke Fißer são responsáveis desde 2007 pela venda, aluguer e assistência de Equipamentos de movimentação de cargas da Linde. Não é um trabalho fácil porque na vastidão do interior australiano, não é invulgar viajar de avião por causa de um trabalho de reparação. “Se um destes aparecer, pego na minha mala de emergência e, por vezes, voamos quatro horas e meia só de ida até um cliente para resolver o problema”, conta Junkhoff. Também aqui o inesperado acontece com frequência e isso também se aplica a um inquérito invulgar do verão de 2022, no qual os dois australianos escolheram voltar a confrontar-se com a sua antiga pátria, a Alemanha.

Os empilhadores estão prontos quando as Forças Armadas Alemãs chegam

Pitch Black e Kakadu: além de um filme de Hollywood, estes nomes melodiosos também se referem a uma família de aves e ainda a manobras militares na região do Indo-Pacífico. Em 2022, a Força Aérea das Forças Armadas Alemãs esteve presente pela primeira vez: cerca de 250 soldados, mais de 200 toneladas de material, incluindo seis jatos Eurofighter, em mais de 50 contentores de carga marítima. Por outras palavras: o maior exercício de deslocalização da história da Força Aérea Alemã. “Nunca tínhamos viajado para tão longe”, diz o tenente-coronel Matthias Boehnke, assessor de imprensa e chefe da equipa de comunicação australiana em forma de síntese. Além disso: “Não podíamos trazer tudo para a Austrália”, acrescenta. Portanto, teve de ser alugado no local: Edifícios de armazenamento, escadas móveis e, claro, Empilhador para os processos de transporte. É precisamente aqui que os emigrantes Junkhoff e Fißer acabam por entrar finalmente em ação…

O empilhador Linde auxilia os processos de transporte no local

Falamos a mesma língua – em vários aspetos

Um contacto comercial de língua alemã, a 15 000 quilómetros de distância da Alemanha em linha reta: para o diretor de frota da delegação de manobras alemã, o sargento-mor Joey B., a cooperação com a Forklift Solutions foi um verdadeiro golpe de sorte: “Fiquei muito satisfeito com o facto de a colaboração ter funcionado tão bem desde o primeiro momento, quanto mais não seja porque não havia qualquer barreira linguística”, afirma. As Forças Armadas Alemãs alugaram um total de sete empilhadores da Linde com capacidades de carga de 8, 12 e 16 toneladas ao parceiro da rede da Linde em Darwin. Os responsáveis também ficaram impressionados com a robustez dos equipamentos, que funcionaram de forma convincente apesar do calor extremo e da humidade superior a 90%…

Assistência, marca exemplar

“A assistência envolvente também foi excecional e foi muito além do esperado”, resumiu com satisfação o tenente-coronel Matthias Boehnke. Um exemplo no início da manobra mostra até que ponto. Depois de um problema com um empilhador, explica Joey B., colega de Boehnke, telefonaram para a Forklift Solutions num domingo, mais ou menos por acaso. “Não tinha qualquer esperança de que conseguíssemos contactar alguém. Porém, o Senhor Junkhoff atendeu mesmo o telefone e estava lá meia hora depois. Isso surpreendeu-me.”

O jovem de 33 anos sabe que, graças a numerosos comandos em todo o mundo, as coisas também podem funcionar de forma diferente. “Já nos vi esperar dias pela reparação de um empilhador, o que, naturalmente, foi sempre problemático, uma vez que os processos de trabalho tiveram de ser adaptados de forma dispendiosa”, continua o sargento-mor. Isto deixa-nos ainda mais satisfeitos com o facto de as coisas terem corrido bem no caso de Pitch Black e de Kakadu graças à Forklift Solutions.

Estamos incrivelmente orgulhosos por termos podido apoiar o comando alemão com os nossos empilhadores de aluguer e a nossa assistência. Como prestador de serviços, é natural que tenhamos de estar disponíveis sete dias por semana, se necessário.

Edgar Junkhoff da Forklift Solutions, Austrália