Encontro de equipamentos de movimentação de cargas 2017

O futuro dos equipamentos de movimentação de cargas

19.º Encontro de equipamentos de movimentação de cargas VDI

Nos dias 19 e 20 de setembro ocorreu o 19.º Encontro de equipamentos de movimentação de cargas do VDI em Baden-Baden. Em foco estiveram os temas de automação, sistemas de assistência ao operador, tecnologia de bateria e segurança no trabalho. Alexander Schmidt, Gestor de produtos Sénior para empilhadores retráteis e tratores de reboque na Linde, deu uma palestra. Ele explicou o sistema de assistência Dynamic Mast Control e ilustrou as suas vantagens para a movimentação de mercadorias.

Três perguntas para…
Alexander Schmidt - Dynamic Mast Control para empilhadores retráteis


Que desafios para os clientes vê na movimentação de cargas?


Retrato de Alexander Schmidt, Senior Product Manager

Alexander Schmidt, Gestor de produto Sénior, empilhadores retráteis e tratores de reboque


Os nossos clientes muitas vezes lutam com uma crescente variedade de mercadorias. A diversidade dos artigos está quase a explodir. Para ter o espaço necessário para o armazenamento, as estanterias são cada vez mais altas. Especialmente na movimentação de cargas a elevada altitude, o operador muitas vezes tem que lidar com fortes vibrações do mastro. Hoje em dia, oferecemos empilhadores retráteis com uma altura de até 13 metros. A essa altura, há dois fatores que afetam a estabilidade do mastro: Por um lado, as fortes vibrações causadas pelo movimento para a frente e para trás do mastro e, por outro lado, a deflexão estática do mastro dianteiro causada pela própria carga. Por isso, a Linde oferece o sistema de assistência ao operador Dynamic Mast Control (DMC). Este neutraliza as vibrações, bem como a deflexão, estabiliza o mastro, aumentando a segurança do operador, e acelera a movimentação de cargas.


Como funciona o sistema de assistência ao operador Dynamic Mast Control?


A questão no desenvolvimento foi saber como o mastro e a carga se comportam em determinadas alturas e como as vibrações podem ser compensadas. Ao usar o DMC, é utilizado um acionamento de propulsão elétrico de resposta extremamente rápida. Com este acionamento, o sistema neutraliza ambos os fatores desestabilizadores: as vibrações no avanço do mastro e as manobras são compensadas por movimentos opostos específicos da propulsão. O DMC também neutraliza a deflexão estática do mastro através do acionamento de propulsão. Quanto mais o mastro se dobra, mais será automaticamente recolhido. Isso facilita a movimentação correta das cargas e é algo exclusivo no mercado.

O DMC usa sensores no topo do mastro. Estes registam os movimentos oscilatórios e unidades de medição registam a altura de elevação atual e o peso. Estes dados são processados ​​no controlo eletrónico e transmitem os sinais correspondentes ao acionamento de propulsão. O sistema trabalha completamente em segundo plano e compensa todos os movimentos indesejados do mastro, de forma eficaz e quase sem nenhum atraso de tempo. Isto não só reduz os danos na carga, no equipamento ou na estanteria, mas também aumenta significativamente a produtividade.

Quais as vantagens que o sistema oferece adicionalmente?


Além das vantagens já mencionadas de maior segurança para o operador e a carga, bem como o aumento da produtividade, o Dynamic Mast Control é um sistema que ajuda a usar melhor os armazéns. Até agora, as cargas pesadas eram sempre armazenadas apenas nas estanterias inferiores. Com a ajuda do Dynamic Mast Control, agora pode-se armazenar cargas mais pesadas mesmo em alturas mais elevadas. Até mesmo a 8-9 metros, o efeito é impressionante. Outro aspeto é o progresso da automação. A precisão desempenha um papel decisivo nos equipamentos automatizados - e com este sistema podemos garantir um elevado grau de precisão.