A alavanca multifunções da Linde Material Handling
Tudo sob controlo

Movimentação rápida e precisa com a alavanca multifunções da Linde

Em armazéns de estanterias altas, centros de logística e entrepostos frigoríficos, são necessários empilhadores que alcancem alturas elevadas nos espaços mais apertados. Os empilhadores retráteis R10 - R25 da Linde foram desenvolvidos especificamente para essas necessidades. Enquanto equipamentos especiais ágeis, apresentam uma enorme capacidade de movimentação no armazenamento e desarmazenamento de paletes em níveis de estanterias de até 13,4 metros. Nestas condições exigentes, a pressão recai, sobretudo, sobre o operador que tem de movimentar um crescente volume de mercadorias de forma segura, rápida e precisa. A chave para a máxima produtividade é a interação perfeita entre o homem e a máquina. Para isso, a Linde desenvolveu uma nova interface: a alavanca multifunções.

A alavanca multifunções da Linde Material Handling no interior do equipamento

Uma ferramenta para todas as funções

A alavanca multifunções da Linde torna muito fácil a operação dos empilhadores retráteis R10 - R25. A sua forma pouco comum, de complemento à mão, possibilita uma fusão perfeita entre operador e equipamento, e, consequentemente, um modo de trabalho seguro, fácil e eficiente.

Moldado para a mão humana

A mão é indispensável para muitas atividades do quotidiano e, por isso, merece particular proteção. Aliviar o esforço exercido durante a realização dos trabalhos foi a máxima prioridade no desenvolvimento da alavanca multifunções. Juntamente com a Fraunhofer IAO, a Linde concebeu um modelo ergonómico, no qual todas as falanges dos dedos e áreas da palma da mão podem-se mover. Com base neste estudo, desenvolveu-se a forma singular da interface homem/máquina com design Porsche, otimizada para máxima ergonomia e uma operação simples e rápida.

A alavanca multifunções da Linde Material Handling no interior do equipamento

Ergonomia

A forma da alavanca multifunções da Linde está perfeitamente adaptada à anatomia humana. Desse modo, na sua posição natural relaxada, a mão do operador encontra-se sobre a alavanca de comando, que estabelece uma ligação quase orgânica entre o operador e o equipamento. A Linde deu particular importância à precisão de encaixe para mãos de todos os tamanhos. Isto permite a operadores de estatura mais baixa ou mais alta trabalhar com a alavanca de forma confortável e sem esforço.

  • Joystick como complemento anatomicamente exato da mão
  • Trabalho descontraído com postura confortável
  • Otimizada para mãos de todos os tamanhos

Mão do condutor do empilhador na alavanca multifunções da Linde Material Handling

Produtividade

A alavanca multifunções da Linde permite a realização de todas as funções de comando centrais dos empilhadores retráteis da série 1120 com uma só mão. As funções de avanço, recuo, elevação e descida podem ser realizadas em todas as quatro direções com a mão inteira. Graças a este posicionamento intuitivo, o operador pode direcionar a sua atenção a 100% para a carga e alcançar velocidades de movimentação de carga superiores. Características únicas são a centragem do deslocador lateral e a posição horizontal dos garfos integradas. Ambas são controladas por meio de movimentos mínimos dos dedos indicador e médio em duas pequenas rodas. Isso permite a movimentação da carga, pois os garfos podem ser centrados antes do armazenamento ou desarmazenamento. Deste modo, o operador tem o curso de ajuste máximo em todas as direções, para efetuar correções. A alavanca multifunções está disponível em duas versões distintas: com e sem comando da direção da marcha. Além disso, está concebida para uma utilização em entrepostos frigoríficos e também pode ser utilizada com temperaturas negativas até aos -30 °C.

  • Todas as funções de comando centrais numa única unidade
  • Controlo do deslocador lateral e posição horizontal dos garfos integrados
  • Concebida para utilização em entrepostos frigoríficos

Um colaborador movimenta mercadorias num equipamento da Linde Material Handling

Segurança

No caso de trabalhos de transporte e de empilhamento constantes, o risco de fadiga é grande. Esse perigo é contrariado pela nova alavanca multifunções da Linde, que alivia o esforço do operador, permitindo-lhe relaxar, graças à sua forma ergonómica. O controlo com as pontas dos dedos permite transportar e empilhar paletes com o mínimo de movimentos e sem grandes esforços. O antebraço pousa confortavelmente sobre um apoio do braço, o que garante o descanso necessário durante a realização de processos exigentes de armazenamento e desarmazenamento. Deste modo, o comando contribui para a realização de manobras precisas e seguras, e ajuda a evitar acidentes.

  • Trabalhar sem esforço graças à forma ergonómica
  • Comando sem grandes esforços
  • Segurança no trabalho aliviando o esforço do operador

Um colaborador utiliza a alavanca multifunções num equipamento da Linde Material Handling

Precisão

Através do apoio do braço, todos os movimentos de controlo partem do pulso e não sobrecarregam desnecessariamente o antebraço. É assim fácil movimentar paletes com uma precisão milimétrica, mesmo a grandes alturas de elevação, e sem que seja necessário manter contacto visual com a alavanca de comando. A filosofia de operação está concebida de forma tão intuitiva, que não é necessário um segundo olhar para verificar se a mão se encontra na posição certa.

  • Apoio do braço para movimentos tranquilos e precisos
  • Foco na carga para trabalhos milimétricos à medida

Um colaborador coloca a mão na alavanca multifunções da Linde Material Handling

Vídeo sobre a alavanca multifunções da Linde Material Handling

Resumo das vantagens da alavanca multifunções da Linde

Ergonomia

A forma da alavanca multifunções da Linde baseia-se na mão humana e permite a realização de trabalhos confortáveis.

Produtividade

A acessibilidade intuitiva de todas as funções centrais numa única unidade de comando contribui para uma elevada capacidade de movimentação.

Segurança

Pequenos movimentos de controlo ligeiros, realizados com uma postura confortável, previnem a fadiga e os acidentes.

Precisão

A alavanca multifunções da Linde reage aos movimentos de controlo mais precisos com as pontas dos dedos e ajuda nos processos de armazenamento e desarmazenamento milimétricos.

Características adicionais

Rack Protection Sensor da Linde Material Handling

Rack Protection Sensor

Durante o armazenamento e o desarmazenamento em níveis de estanterias altos, existem vários metros de distância entre a palete e o operador. Se este estiver concentrado na mercadoria, existe o perigo de colisão com a estanteria. O Rack Protection Sensor (RPS) da Linde evita estes danos, travando automaticamente o empilhador retrátil. O sistema de assistência mede a distância à estanteria num raio de 5 metros e imobiliza o equipamento a partir de uma velocidade de até 5 km/h. Deste modo, o RPS auxilia o operador durante a realização de manobras de carregamento difíceis em espaços apertados e alturas de elevação grandes, contribuindo para uma condução segura e eficiente. Ao mesmo tempo, permite poupar nos custos com sistemas de proteção nas estanterias e com a substituição de sistemas de armazenamento danificados. O Rack Protection Sensor da Linde pode também ser reequipado em modelos mais antigos.

Fase de visualização a verde nos garfos de um equipamento da Linde Material Handling

Fase de visualização a verde nos garfos

Para que o operador possa posicionar os garfos com precisão à altura correta, é possível acrescentar um sistema de assistência, que permite iluminar os garfos a verde. As fases de visualização a verde asseguram uma visibilidade perfeita dos garfos, sobretudo em corredores mais escuros. Esta ajuda ótica aumenta a segurança e contribui para uma maior capacidade de movimentação.

Ecrã do Vision System da Linde mostra as imagens das câmaras instaladas.

Vision System da Linde

Para otimizar a visibilidade muitas vezes difícil de paletes nas filas superiores de estanterias, é possível equipar adicionalmente os empilhadores retráteis R10 - R25 da série 1120 com um Vision System da Linde. O sistema de vídeo transfere duas imagens de câmara para o mastro e o tejadilho, para que o operador consiga acompanhar devidamente a palete mesmo diante de estanterias altas. A posição única da câmara no mastro por baixo dos garfos, que oferece uma visão sobre o garfo e a palete, assegura uma visibilidade particularmente precisa.