O equipamento combinado K da Linde Material Handling em operação com navegação de armazém em armazém de estanterias altas
Condução direcionada e segura no armazém de estanterias altas

A navegação de armazém da Linde

Com as suas vias estreitas e grandes alturas de elevação, o armazém de corredores estreitos permite uma elevada densidade de armazenamento. Mas esta forma económica de armazenamento também tem o seu preço: exige muito do condutor e do equipamento. Devido ao grande número de locais de armazenamento disponíveis, existem muitas coordenadas de destino possíveis para o condutor. Ter todos estes locais de armazenamento na cabeça e selecionar o local o mais rapidamente possível é um grande desafio, sendo esta a razão pela qual paletes são muitas vezes armazenadas no local errado.

Para evitar esses erros e maximizar a produtividade do armazém, as empresas estão à procura de formas de antecipar as causas de erro e mostrar sempre aos condutores a rota mais eficiente entre dois pontos nas estanterias altas. A navegação de armazém da Linde ajuda e melhora de forma considerável a produtividade no armazém de corredores estreitos.

Equipamento combinado K da Linde Material Handling a preparar encomendas com navegação de armazém em armazém de estanterias altas


O sistema de navegação para o armazém de mercadorias

A navegação de armazém da Linde comunica com o sistema de gestão de armazém do cliente via WLAN, e ajuda a aceitar e processar rapidamente as tarefas de transporte. Assim que o condutor estiver no corredor correto, a navegação de armazém guia-o até ao destino especificado pelo software de gestão de armazém.

O visor no equipamento mostra ao condutor a sua própria posição no corredor, bem como a posição das mercadorias a serem movimentadas em seguida. O condutor confirma a encomenda concluída e transmite a informação via WiFi para o sistema de gestão do armazém, que envia imediatamente a encomenda seguinte. Se o condutor tiver utilizado o ciclo de garfo opcional para mover uma palete completa, o equipamento confirma automaticamente a execução da tarefa.

O equipamento deteta a sua posição em cada corredor utilizando etiquetas RFID ou códigos de barras que estão embutidos no chão ou fixados na estanteria ao longo dos corredores. Com a sua ajuda, a navegação de armazém calcula a rota mais rápida e eficiente para a próxima mercadoria e coordena de forma otimizada os movimentos de condução e elevação do equipamento.

As etiquetas RFID são utilizadas no chão pela navegação de armazém da Linde Material Handling.
A navegação de armazém da Linde Material Handling utiliza códigos de barras nas estanterias.
As etiquetas RFID são utilizadas no chão pela navegação de armazém da Linde Material Handling.
Etiquetas RFID para o chão
A navegação de armazém da Linde Material Handling utiliza códigos de barras nas estanterias.
Códigos de barras nas estanterias

Dentro do corredor de estanteria, o condutor ativa simplesmente a alavanca de acionamento. De seguida, o equipamento posiciona-se automaticamente no destino. Para o processamento completo das paletes, a navegação de armazém posiciona automaticamente os garfos na posição ideal para que o condutor possa ativar o ciclo de garfos opcional para armazenamento ou desarmazenamento de forma a mover a palete seguinte. Para a preparação de encomendas, a cabine está alinhada de forma a que o condutor possa alcançar ergonomicamente a mercadoria. Este processo semiautomático alivia o condutor e aumenta o desempenho de manuseamento, minimizando os erros de posicionamento.

O condutor pode efetuar correções manuais nas direções vertical e horizontal, sem que a tarefa de transporte programada seja cancelada. Isto permite, por exemplo, reposicionar paletes que não foram armazenadas com precisão. A tarefa original de transporte é então continuada.

Ao determinar a rota ideal (azul) utilizando a navegação de armazém da Linde Material Handling, é possível economizar até 25% de tempo.

Chegar mais rapidamente ao destino

A navegação de armazém da Linde permite poupanças de tempo de até 25% e mostra ao condutor a via mais rápida possível até ao destino (azul).

Visão geral das vantagens do sistema

  • Erros de armazenamento e preparação eliminados
  • O mesmo desempenho de manuseamento para todos os colaboradores
  • Os locais de armazenamento são encontrados de forma exata
  • Possibilidade de aumento de produtividade de até 25%
  • Os ciclos de garfo automáticos opcionais facilitam o trabalho
  • Rápida aprendizagem pelos novos colaboradores

Sempre pronto a usar

A navegação de armazém da Linde pode ser adaptado a qualquer armazém. Isto é possível através de uma interface no equipamento através da qual pode ser conectado um terminal de dados ou o sistema de gestão de armazém da empresa. Todo o sistema é programável para diferentes alturas de corredor, corredores de trabalho de diferentes comprimentos e diferentes alturas de estanteria. Caso sejam efetuadas modificações na estrutura do armazém, esses parâmetros podem também ser ajustados posteriormente.

A navegação de armazém da Linde pode ser utilizada de forma independente ou em combinação com o assistente de segurança do corredor (GSA) da Linde. O assistente de segurança do corredor ajuda a evitar danos nos equipamentos de armazenamento, uma vez que o equipamento e o software são adaptados de forma exata ao armazém.

A navegação de armazém da Linde Material Handling em operação no armazém de estanterias altas