Empilhador da Linde em utilização no armazém
A frota feita à medida

Otimização da estrutura interna da frota

Quem pretende uma otimização global do fluxo interno de materiais, necessita de uma frota de equipamentos de movimentação de cargas feita à medida. Os equipamentos não devem estar sobrecarregados nem suportar uma carga insuficiente, mas sim oferecer a máxima eficiência e disponibilidade possível. Contudo, os desafios relativos ao fluxo de materiais aumentam, por exemplo, devido à elevada pressão dos custos e à alteração das estruturas logísticas.

Consequentemente, os responsáveis pelo planeamento têm de considerar muitos fatores, caso pretendam aperfeiçoar o inventário ou investir numa frota nova. Para além dos custos de aquisição dos equipamentos, a conta final inclui ainda os custos com pessoal, energia e manutenção. Além disso, quaisquer alterações futuras na empresa influenciam também a reconfiguração do fluxo de materiais. O que é que acontece quando, para determinado volume de trabalho, passam a só ser necessários quatro empilhadores em vez de cinco?

Para uma análise integral de todos os fatores, a Linde oferece um serviço de consultoria exaustivo, abrangendo desde a análise e simulação até uma nova conceção da frota. Além disso, as empresas contam com o apoio de especialistas na introdução do conceito.

Consultoria sobre a otimização de frotas

Numa análise no local, os especialistas da Linde examinam pormenorizadamente toda a estrutura intralogística e da frota. Para isso, eles concentram-se não apenas nos equipamentos, mas analisam todos os ciclos do processo. Os dados da frota, como horas de serviço e trajetos percorridos, são avaliados através do software de análise. Com base nas informações adquiridas, os especialistas elaboram um novo conceito de frota, feito exatamente à medida das necessidades especiais de intralogística. Após a fase de planeamento, o novo conceito é implementado em conjunto.

No âmbito da otimização de frotas da Linde Material Handling, os especialistas da Linde examinam pormenorizadamente a situação atual e elaboram um novo conceito de frota.

Quatro passos para uma frota perfeita

1. Análise

Começa-se pela análise da estrutura logística interna e da frota. Os nossos especialistas verificam o estado dos equipamentos, assim como o consumo de energia, a capacidade máxima, a utilização e os custos de assistência. É disponibilizado para o efeito, entre outros, um teste de desempenho com certificação TÜV para empilhadores e dispositivos de armazenamento.

2. Simulação

O software de planeamento e simulação da Linde põe em evidência os potenciais de otimização. Fica, assim, facilitada uma reconfiguração rigorosa dos espaços de armazenamento e da frota.

3. Conceito de frota

O novo conceito de frota garante sempre o equipamento certo com o condutor certo no local certo. O resultado é determinado por muitos fatores, como o pessoal, a frota, os trajetos e a funcionalidade das estanterias.

4. Introdução e verificação

Os nossos especialistas acompanham a introdução do conceito, examinando os processos em intervalos regulares e adaptando-os, caso necessário. A verificação reflete também todas as alterações económicas e sazonais, assim como cada desenvolvimento da empresa.

Comparação rigorosa dos custos dos equipamentos

Qual é o tipo de equipamento que gera menos custos no fluxo de materiais, por exemplo, no descarregamento dos camiões, armazenamento nas estanterias ou picking no solo? O software «Fleet Plan», utilizado pelos especialistas da Linde no âmbito da consultoria, fornece respostas concretas a esta pergunta. Para o efeito, o programa recria a situação do cliente através da introdução de poucos dados no computador e calcula finalmente os custos de aplicação para cada equipamento, incluindo os custos com o condutor, consumo de energia, custos de investimento e demais fatores. O «Fleet Plan» põe, além disso, claramente em evidência quantos equipamentos são necessários para todo o processo e quais os custos globais gerados.

O sistema modular de gestão de frotas connect: da Linde oferece inúmeras funções para o controlo de acesso, a gestão de dados, a elaboração de relatórios, a monitorização de danos e a análise detalhada da utilização.

Otimizar a frota continuamente

Depois de o conceito de frota ter sido encontrado e de os equipamentos estarem a ser utilizados, este serve então para monitorizar continuamente o funcionamento e, se necessário, para o otimizar. A família de produtos Linde connect informa os equipamentos em rede e o gestor de frotas de forma abrangente sobre os seus processos de logística. Em alternativa, contratos de assistência total oferecem a possibilidade de se concentrar ainda mais na atividade principal: Neste caso, os especialistas da Linde assumem a responsabilidade pela operacionalidade de toda a frota de equipamentos.

Tirar partido de um vasto know-how

Pretende uma otimização global dos complexos fluxos de materiais dos seus equipamentos de movimentação de cargas? Tire partido do vasto know-how e experiência prática da Linde.


Contacte-nos