Equipamentos de movimentação de cargas da Linde em utilização no armazém
Soluções para a indústria da logística

3PL (Third Party Logistics)

Os prestadores de serviços de logística modernos são o elemento central do fluxo global de mercadorias. Isto é demonstrado pelo facto de cada vez mais empresas terceirizarem o armazenamento e o envio das suas mercadorias para estes especialistas em Third Party Logistics (3PL). Uma das áreas de negócios mais importantes do setor da logística é o negócio clássico de transporte e movimentação, no qual as mercadorias são deslocadas do ponto A para o ponto B. Igualmente significativa é a logística contratada, na qual os responsáveis logísticos estão diretamente envolvidos na produção do cliente e exercem aqui diferentes atividades. Isto pode incluir, entre outras tarefas, o abastecimento de linhas de produção, assim como o empacotamento, o armazenamento e o envio das mercadorias.

Uma vez que a complexidade destas tarefas aumenta de ano para ano, os operadores logísticos de 3PL veem-se confrontados com desafios centrais. Este incluem, por um lado, volumes crescentes de mercadoria para movimentação, prazos de entrega mais curtos e uma pressão crescente dos custos, e, por outro, oscilações sazonais na utilização da capacidade, uma escassez notória de mão de obra e uma necessidade premente de soluções de segurança eficientes. Uma análise mais aprofundada da indústria da logística coloca o foco sobre cinco campos de ação com os quais os operadores logísticos (3PL) são atualmente confrontados.

Saber mais

Desafios da indústria da logística

Compensar a escassez de pessoal

O setor da logística exige bastantes recursos humanos em muitos pontos, contudo, encontra-se perante o desafio de encontrar mão de obra suficientemente qualificada. A automatização inteligente pode ajudar neste caso.

Flexibilizar a frota de equipamentos

Fortes oscilações sazonais no volume de encomendas fazem com que seja necessário organizar o stock interno de equipamentos de modo flexível.

Utilizar Big Data

Os equipamentos modernos de movimentação de cargas recolhem, muitas vezes, dados de desempenho detalhados. Ao adquirir informações a partir dos dados recolhidos, os prestadores de serviços de logística (3PL) podem então organizar o seu fluxo de materiais de forma claramente mais eficiente.

Maximizar a segurança

Na logística, existem áreas de trabalho com níveis de tráfego elevados, nas quais pessoas e máquinas circulam num espaço limitado. Soluções especializadas de segurança garantem a máxima proteção.

Aumentar a eficiência energética

Para uma gestão eficiente da energia, é fundamental monitorizar e otimizar todos os consumos relacionados com o processo.

Compensar a escassez de pessoal no setor dos operadores logísticos (3PL)

Equipamentos de movimentação de cargas da Linde Material Handling deslocam-se num armazém.

Sobretudo no que diz respeito à movimentação de mercadorias, as empresas de logística estão dependentes de muita mão de obra. Esta elevada necessidade de pessoal defronta-se com um perfil profissional que, nos últimos anos, perdeu visivelmente a atratividade. Por isso, para os prestadores de serviços de Logística (3PL), é cada vez mais difícil encontrar pessoal suficientemente qualificado.

Apesar de a automatização dos passos de trabalho correspondentes parecer ser a solução óbvia, na prática, esta revela-se muitas vezes difícil. Os procedimentos na área da 3PL, por vezes altamente complexos, fazem com que, com frequência, seja impossível recorrer a processos de automatização estandardizados. Em especial, o foco em equipamentos individuais automatizados é, neste caso, insuficiente.

Por este motivo, a Linde Material Handling desenvolve e implementa soluções de automatização abrangentes, feitas à medida dos requisitos individuais do respetivo cliente. A nossa experiência de décadas no setor dos operadores logísticos (3PL) ajuda-nos a analisar cada etapa dos processos e fluxos de material completos e a automatizá-los com os meios adequados. Na implementação, seguimos a abordagem do clássico prestador de serviços principal e controlamos a implementação dos componentes do processo internos e externos em simultâneo.

Soluções da Linde

Automatização inteligente

A Linde oferece-lhe aplicações padrão inteligentes para automatizar etapas individuais dos processos ou fluxos de material completos.

Saber mais

Automatização facilitada

Automatizar os processos de armazenamento e transporte de forma económica: A Linde oferece packs de soluções estandardizados que incluem hardware, software e instalação.

Saber mais

Conduzir ou Ser Conduzido

Flexível e adaptável: Com os empilhadores elétricos, porta-paletes e tratores de reboque da série MATIC, a Linde oferece uma vasta seleção de equipamentos automatizados.

Saber mais

Flexibilizar a frota de equipamentos de prestadores de serviços de Logística (3PL)

A frota de aluguer da Linde Material Handling é entregue por camião e descarregada.

Em certa medida, o setor da logística está sujeito a oscilações sazonais significativas. Por isso, para prestadores de serviços de logística (3PL), é absolutamente necessário adaptar rapidamente o tamanho e o equipamento técnico da respetiva frota às circunstâncias atuais. São utilizadas oportunidades de confiança para encomendar, substituir ou devolver aparelhos e equipamentos a curto prazo. A garantia de uma elevada disponibilidade sempre desempenhou um papel decisivo na logística. Os diferentes hábitos de consumo na era digital conferem a este fator um peso adicional.

A Linde Material Handling oferece aos prestadores de serviços de logística (3PL) diferentes soluções para uma utilização variável dos equipamentos. Por exemplo, clientes da Linde na Europa podem utilizar a maior frota de aluguer para empilhadores e equipamentos de armazém para complementar a curto prazo o seu stock atual de equipamentos. Programas especiais de aluguer oferecem, além disso, soluções flexíveis com base numa frota central. Neste caso, o utilizador tem um número fixo de equipamentos em utilização permanente que corresponde à maior parte da sua necessidade máxima. Se esta necessidade aumentar temporariamente, ele pode aceder a equipamentos adicionais, cuja utilização teria sido previamente estipulada num contrato. Em comparação com uma solução clássica de aluguer a longo prazo, isto oferece a vantagem de ajustar sempre os custos à necessidade atual.

Utilizar Big Data

Computador portátil diante de um empilhador da Linde Material Handling

Muitas vezes, os empilhadores e os equipamentos de tecnologia de armazenamento dispõem, de fábrica, de sistemas modernos de telemetria. Estas unidades de medição recolhem informações detalhadas sobre o desempenho e o padrão de movimento dos equipamentos. Entretanto, a Linde Material Handling equipou cerca de 70% dos equipamentos para clientes de logística com a respetiva tecnologia para aquisição de dados.

Contudo, a percentagem de empresas que utiliza ativamente as possibilidades daqui resultantes é significativamente mais reduzida. Os especialistas em logística que analisam efetivamente os dados recolhidos e aproveitam o seu vasto potencial de eficiência continuam a ser uma exceção e não a regra.

Por este motivo, se desejado, os especialistas da Linde apoiam os prestadores de serviços de 3PL na utilização de dados. Ao adquirir informações a partir dos dados disponíveis e ao deduzir daí recomendações de ação concretas, eles apoiam a otimização da frota e do fluxo de material. Além disso, contribuem para a melhoria da segurança e para a redução dos custos. Desde uma melhor utilização dos equipamentos e um planeamento otimizado dos trajetos, até ao tamanho da frota dimensionado à medida e a prevenção específica de danos, inúmeros fatores são considerados e submetidos a uma avaliação crítica.

Soluções da Linde

A frota interligada em rede

O software Linde connect disponibiliza aos operadores de frotas todas as informações necessárias para uma gestão de frotas eficiente e segura.

Saber mais

Software para o fluxo de materiais

O mais moderno software da Linde apoia o controlo e a integração em rede de soluções de intralogística e automatização.

Maximizar a segurança no setor dos operadores logísticos (3PL)

Um colaborador a andar diante de um empilhador

A movimentação de mercadorias, sobretudo durante o chamado “cross docking”, é normalmente um processo bastante frenético que exige muitos recursos humanos. A estreita a ligação entre pessoas e máquinas resulta, muitas vezes, em situações críticas nas quais a segurança de pessoas, mercadorias, equipamentos e infraestruturas pode ser comprometida.

Infelizmente, acidentes entre equipamentos, assim como incidentes com danos pessoais são ainda comuns. Além disso, devido ao trabalho com empilhadores e equipamentos de tecnologia de armazenamento, os colaboradores são sujeitos a vibrações e emissões de ruído regulares.

A Linde Material Handling soluciona estes problemas através de sistemas de assistência inteligentes com os quais é possível aumentar consideravelmente a segurança nas imediações diretas do equipamento. Um pacote de soluções especialmente desenvolvido para o setor da logística, baseado no Linde Safety Guard, envolve o equipamento e os peões com zonas de proteção e alerta as outras pessoas no caso de uma aproximação perigosa. Assim, é possível não apenas evitar colisões, como também reduzir as emissões de ruído através de sinais de aviso contínuos durante a deslocação em marcha-atrás. Além disso, as velocidades dos equipamentos podem ser reduzidas de forma criteriosa através de vedações virtuais em locais particularmente estreitos. Deste modo, é possível evitar colisões, sobretudo em locais com má visibilidade. Soluções de aviso ótico, como o Linde BlueSpot, ou sistemas de alerta estacionários aumentam adicionalmente a segurança.

Soluções da Linde

Na zona de proteção

O sistema de assistência Linde Safety Guard envolve pessoas e equipamentos com uma zona de alerta e aumenta a segurança nas imediações diretas.

Saber mais

Os consultores de segurança

A oferta de consultoria estruturada Linde Safety Scan ajuda a reduzir os riscos de segurança no tráfego dentro da empresa.

Saber mais

Segurança visível

O projetor de luz de aviso Linde BlueSpot torna os empilhadores visíveis de forma silenciosa e, deste modo, aumenta a segurança nas operações de armazém diárias.

Saber mais

Sempre a luz certa

Com o Linde VertiLight e as Linde LED Stripes, a Linde oferece dois conceitos de iluminação para uma maior segurança e eficiência ao trabalhar com equipamentos de movimentação de cargas.

Saber mais

Aumentar a eficiência energética

Um colaborador carrega um empilhador da Linde Material Handling

No que diz respeito à questão do consumo de energia, muitas empresas de logística deparam-se com um problema especial. Nas suas instalações, equipamentos de movimentação de cargas com acionamento elétrico, juntamente com a iluminação e o sistema de TI, são normalmente responsáveis pela maior parte do consumo de energia. Uma vez que a tarifa da energia se baseia no consumo máximo, o final de cada turno é um momento crítico. Se demasiados equipamentos forem carregados em simultâneo, o consumo aumenta vertiginosamente e, na pior das hipóteses, ultrapassa o valor máximo até então. Como consequência, a empresa passa no período seguinte para uma tarifa mais elevada, o que resulta em custos energéticos mais altos.

A Linde Material Handling oferece diferentes soluções para este problema. Assim, a utilização de acionamentos de iões de lítio permite um carregamento intermédio regular dos equipamentos e, deste modo, ajuda a distribuir o consumo de energia pelo período de utilização de modo mais uniforme. Packs de soluções compostos por hardware e software ajudam a determinar a sequência de carregamento ideal dos equipamentos – quer sejam utilizadas baterias de iões de lítio ou as clássicas células de chumbo-ácido. Deste modo, são evitados picos de carga e os valores limite definidos para o consumo total de energia não são ultrapassados. Além disso, a Linde oferece um aconselhamento energético abrangente no qual especialistas da Linde analisam a necessidade de energia de uma localização, considerando todos os consumidores, e apresentam propostas concretas para aumentar a eficiência.

Soluções da Linde

Tecnologia Li-ION

Os acionamentos de iões de lítio são o novo padrão para equipamentos elétricos de movimentação de cargas. Em comparação com as clássicas baterias de chumbo-ácido, oferecem inúmeras vantagens.

Saber mais

O acionamento a hidrogénio

A proteção do clima une-se ao conforto operacional: Equipamentos com células de combustível podem ser muito facilmente abastecidos com hidrogénio e não produzem quaisquer emissões de CO2.

Saber mais

Exemplos de clientes

Entre o carregamento: carregamento intermédio

Mais flexibilidade, economia e robustez: No armazém de movimentação de mercadoria embalada altamente frequentado, em Heilbronn, o Fritz Gruppe converteu a sua frota de equipamentos de movimentação de cargas de chumbo-ácido para a moderna tecnologia de iões de lítio da Linde.

Saber mais

Mudança de sistema

Como é possível organizar a intralogística de forma mais económica, limpa e sustentável? Para a alemã Emons Spedition GmbH, a resposta era evidente: No armazém de mercadoria embalada em Großbeeren, os empilhadores a gás propulsor foram sistematicamente substituídos por equipamentos de iões de lítio.

Saber mais

Em utilização para uma maior segurança

Na Smurfit Kappa LithoPac, em Nybro, a segurança tem a máxima prioridade. A garantia do elevado padrão de proteção que a empresa experiencia desde sempre é o sistema de assistência Linde Safety Guard.

Saber mais

Schenker assume o controlo total da frota de empilhadores

Graças ao sistema de gestão de frotas Linde connect, a DB Schenker tem o controlo total sobre a frota de empilhadores.

Saber mais