Colete de segurança interativo: reconhece os perigos antes que eles surjam

9/mar/2020

A Linde Material Handling lança o "Colete de Segurança Interativo", um sistema de segurança inovador que previne ativamente perigos iminentes em ambientes logísticos e que recebeu o Prémio DEKRA 2019 mesmo antes do seu lançamento no mercado.

A mais recente proposta de segurança da Linde Material Handling, o "Colete de Segurança Interativo", está agora disponível no mercado. Este sistema de segurança avisa com antecedência os condutores de empilhadores e peões de situações perigosas. Esta peça de vestuário inteligente com uma função de aviso vibrante, audível e altamente visível é uma extensão do inovador sistema Safety Guard da Linde - um sistema de assistência que aumenta a segurança dos condutores e peões nas suas imediações.

Uma omissão ou falta de dispositivos de segurança pode ter consequências graves. Não é apenas durante a carga e descarga ou quando se manobram em corredores de prateleiras que ocorrem encontros perigosos entre veículos e peões. Situações ao ar livre também podem representar perigos, especialmente quando está escuro ou quando o pessoal está a trabalhar entre empilhadores, contentores e mercadorias empilhadas. "Nesses casos, é importante que os pedestres e motoristas sejam avisados de forma confiável e em tempo útil. Com nosso colete de segurança interativo, isso pode ser alcançado de forma extremamente eficaz, muito antes de alcançar o campo de visão do outro", explica Benjamin Reis, especialista em segurança e Chefe de Vendas de Segurança da Linde Material Handling.

O colete é baseado no sistema Linde Safety Guard introduzido no ano passado, que transmite com precisão sinais de rádio de banda ultra larga - mesmo através de paredes e portas - que permitem aos condutores de empilhadores ver em que direção uma ou mais pessoas ou outros veículos estão a aproximar-se. Ao mesmo tempo, os peões podem ver, sentir e ouvir um veículo a aproximar-se através da sua unidade portátil. Até agora, este pequeno dispositivo móvel tinha de estar preso à roupa do utilizador.

Colete de segurança com função de aviso integrada

Com integração num colete de segurança, certificado de acordo com a norma de proteção de avisos EN ISO 20471 Classe 1, a unidade portátil Linde Safety Guard aumenta a sua fiabilidade e eficácia ao permitir a definição individual e precisa das zonas de aviso e a medição da posição com uma precisão de 10 cm. Como refere Benjamin Reis: "Se colocar o colete, leva automaticamente consigo o sistema de aviso". A peça está equipada com tiras de LED na frente e nas costas, que são constantemente acesas a 40% da potência nominal, mesmo em condições normais. Se houver perigo de um empilhador a aproximar-se, as tiras de LEDs mudam para o modo intermitente e aumentam a sua luminosidade para 200 por cento da potência nominal. "Isto é difícil de ignorar e garante a segurança de forma precisa", diz Benjamin Reis.

Os especialistas em segurança da Linde Material Handling pensaram em cada detalhe do design do colete para alertas eficazes: posicionamento do alarme vibratório na zona da clavícula, aviso acústico perto da orelha e sem pontos mortos. A chuva também não é um problema, devido à baixa voltagem, o colete pode ser usado em todos os climas. A bateria está alojada num saco à prova de água e fornece energia ao sistema por até 16 horas sem interrupção. A bateria pode ser facilmente substituída em apenas alguns minutos, uma vez que está incluída uma bateria externa substituível. O colete está disponível em seis tamanhos e foi concebido com materiais leves que permitem a máxima liberdade de movimento e baixa transpiração.

Este novo dispositivo de segurança, premiado pela DEKRA, especialista líder mundial em segurança, mesmo antes de ser lançado, também pode ajudar a reforçar a importância da segurança e saúde no trabalho. "Por último, mas não menos importante, é a prova da preocupação que os gestores têm pelos seus funcionários e mostra que a proteção do pessoal é uma prioridade elevada", diz o especialista em segurança.

Saber mais