Safety Pilot da Linde

Para que o empilhador nunca capote
Visor do Safety Pilot da Linde

O passageiro inteligente para maior segurança

Os empilhadores contrapesados capotam muito raramente. No entanto, quando isso acontece, a vida do condutor corre perigo e os danos no equipamento e na carga são grandes. Normalmente, por detrás do incidente, está um erro do condutor. Especialmente com cargas que mudam frequentemente ou que são desconhecidas, é um desafio para os operadores avaliarem corretamente o peso e o centro de gravidade da carga e movimentarem o empilhador e a carga em segurança em todas manobras e trabalhos em altura. Para reduzir o risco de “erro humano”, a Linde Material Handling desenvolveu um sistema único de assistência ao equipamento que estabelece novos padrões em termos de segurança.

O Safety Pilot da Linde (LSP) funciona como um passageiro inteligente e está disponível em duas versões diferentes: LSP-Select e LSP-Active. Em ambos os casos, os sensores em vários pontos do equipamento medem dados como a altura de elevação, a inclinação do garfo e o peso da carga. O operador pode acompanhar estes parâmetros importantes em qualquer altura num pequeno monitor. Se se atingir um estado de condução crítico, o monitor indica-o em cores de alerta e ouve-se um sinal de aviso. Além disso, a versão Active do Safety Pilot da Linde intervém automaticamente nas funções de circulação e de elevação do empilhador.

Segurança

Acidentes perigosos devido ao capotamento de empilhadores contrapesados tornam-se significativamente mais improváveis com o Safety Pilot da Linde.

Inovações para mais segurança

Peso da carga

Um sensor altamente sensível mede a pressão no sistema hidráulico do mastro. Juntamente com os valores conhecidos, como o diâmetro do cilindro e a transmissão das correntes de elevação, é possível determinar o peso atual da carga.

Altura de elevação

Aqui, é utilizado um codificador de comprimento do cabo especialmente desenvolvido, que está integrado no mastro.

Ângulo de inclinação

Os sensores correspondentes estão integrados de série em todos os empilhadores contrapesados da Linde.

Binário de carga (apenas LSP-Active)

No eixo traseiro encontra-se uma nova célula de medição que permite calcular o binário de carga ou a distância do centro de gravidade da carga em relação ao eixo dianteiro.

Vídeo sobre o Safety Pilot da Linde

O monitor LSP apresenta três versões

  • Área de trabalho segura: não existem quaisquer restrições.
  • Área limite: o indicador acende a cor de laranja – o limite da capacidade de carga está quase alcançado. O LSP-Active reduz a velocidade de elevação-inclinação.
  • Área crítica: o indicador acende a vermelho – o indicador de capacidade de carga foi definitivamente alcançado. Adicionalmente, ouve-se um som de alerta. O LSP-Active ajusta as funções do equipamento.

Intervir ativamente na circulação

O LSP-Active apoia ainda o condutor com um sistema de assistência ativo: se este estiver a levantar uma carga pesada próxima do limite com o empilhador contrapesado, o sistema gera sinais óticos e acústicos e desacelera o movimento de elevação ou de inclinação. Se o condutor não reagir, a movimento de elevação do equipamento é interrompido por completo. O processo é semelhante durante a circulação. Se o condutor acelerar excessivamente o empilhador, travar bruscamente ou circular a grandes velocidades em curvas, o LSP-Active influencia a função de marcha. O sistema compensa os erros de condução e evita acidentes por tombo.

Trabalhar de forma mais rápida e segura com as funções de conforto

Adicionalmente, as versões Select e Active dispõem de inúmeras funções de conforto: desde a pré-seleção da altura de elevação através de uma balança de carga integrada até à pré-configuração de limites de velocidade. Os processos operacionais tornam-se, assim, mais seguros e, consequentemente, mais produtivos. Desta forma, o condutor pode definir, por exemplo, antes de iniciar a marcha, a que altura a mercadoria deve ser elevada. Ele não terá de proceder a qualquer reajuste durante o controlo, poupando tempo. A balança de carga integrada pesa a mercadoria em apenas alguns segundos e contém, além disso, uma função de adição. Desta forma, o condutor consegue, por exemplo, detetar rapidamente se a carga máxima de um camião já foi atingida. Para excluir danos e acidentes logo numa fase inicial, existe uma limitação da altura de elevação e da descida ajustáveis (proteção contra o desgaste dos garfos). Tetos de pavilhões mais baixos ou pisos desnivelados deixam, assim, de representar qualquer perigo.

Comparação do LSP-Select e do LSP-Active

Indicação no monitor

LSP-Select

  • Carga, altura de elevação, ângulo de inclinação, velocidade, ângulo de direção, sentido de marcha pré-selecionado (2 pedais/1 pedal), temperaturas do acionamento de marcha

LSP-Active

  • Carga, altura de elevação, ângulo de inclinação, velocidade, ângulo de direção, sentido de marcha pré-selecionado (2 pedais/1 pedal), temperaturas do acionamento de marcha
  • Indicação adicional da altura de elevação máxima admitida no momento, distância do centro de gravidade da carga, ângulo de inclinação máximo admissível no momento.

Intervenção ativa

LSP-Select

  • Impossível

LSP-Active

  • Em função da altura de elevação, do ângulo de inclinação e da velocidade de marcha (dependendo das situações de condução ou de carga, etc.)

Funções de conforto

LSP-Select

  • Pré-seleção da altura de elevação, pré-seleção do ângulo de inclinação, limitação da elevação, limitação da descida (proteção contra o desgaste dos garfos), balança de carga (com função de tara), adição de carga, regulação dinâmica da condução, indicação do consumo de energia, limite de velocidade.

LSP-Active

  • Pré-seleção da altura de elevação, pré-seleção do ângulo de inclinação, limitação da elevação, limitação da descida (proteção contra o desgaste dos garfos), balança de carga (com função de tara), adição de carga, regulação dinâmica da condução, indicação do consumo de energia, limite de velocidade.

Como é que ocorre um capotamento?

1. O condutor coloca a carga no empilhador.

2. O condutor circula com a carga levantada.

3. Se o condutor travar com a carga levantada, o empilhador começa a capotar.

4. O equipamento capota.

Empilhador elétrico no transporte de caixas pesadas
Os empilhadores da Linde são conhecidos pela sua segurança. A maior parte dos acidentes resulta de erros do condutor – no entanto, a falta de concentração em situações de stress nem sempre pode ser evitada. Por isso, desenvolvemos o Safety Pilot da Linde.