O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling transporta grades de bebidas no armazém da Ensinger
Um desempenho revigorante

O X35 em operação na Ensinger

O melhor de dois mundos para o melhor que a natureza tem para oferecer: esta é certamente a melhor descrição para o teste do novo X35 da Linde na Ensinger Mineral-Heilquellen. A nova classe de desempenho para empilhadores elétricos convence os responsáveis da marca de água mineral tradicional, não só em termos de sustentabilidade, mas também com o desempenho excelente.

Aproveitar os recursos naturais com a máxima eficiência: é hoje praticamente consensual em todos os setores, mas tem em Ensingen, perto de Estugarda (Alemanha) um historial muito mais longo. Há mais de meio século que a Ensinger Mineral-Heilquellen GmbH processa aqui, provavelmente, a matéria-prima mais importante do mundo: água mineral acabada de sair da fonte, que brota de um total de oito poços profundos no parque natural próximo. Não é por isso de espantar que dar muita importância à relação de respeito com o meio ambiente seja já tradição em Ensingen: promovem-se os mais variados projetos de proteção da natureza, produz-se eletricidade com sistemas fotovoltaicos e até venceu o prémio ambiental do estado de Baden-Württemberg. Entretanto, os responsáveis pelas fontes de água mineral de média dimensão estão também particularmente orgulhosos de elas operarem com neutralidade climática conforme o Scope 1 e 2.

Um dos principais valores da Ensinger é uma abordagem sustentável. Por este motivo, a eletrificação dos nossos empilhadores encaixa muito bem nesta pretensão.

A produção da empresa familiar não aumenta a quantidade de gases com efeito de estufa prejudiciais para o clima na atmosfera. Uma façanha louvável, especialmente considerando os volumes enormes: uns consideráveis 600 000 litros de água mineral, sumos de fruta com água gasocarbónica, bebidas desportivas, etc. deixam o armazém de Ensingen, todos os dias! No verão, confluem aí facilmente 3,8 milhões de litros por semana. É assim óbvio que este volume apenas é tornado possível recorrendo a um sistema logístico com o máximo desempenho. Como seria de esperar, Frank Lehmann, Diretor da Ensinger esclarece: “Os empilhadores contrapesados potentes são muito importantes para nós”. “De maneira que estamos ainda mais contentes com o novo X35 da Linde que, enquanto empilhador elétrico com zero emissões, fornece uma potência extraordinária equiparável à de um motor de combustão.”

O empilhador elétrico X35 da Linde a carregar um camião com grades de bebidas da Ensinger

Logística em marcha!

Empilhadores elétricos e o setor das bebidas: o que alguns, por hábito, veem ainda com relutância, há muito tempo que deu já inúmeras provas na Ensinger. Dos 22 empilhadores da Linde que trabalham na logística do produtor de água mineral, 12 deles já possuem baterias de chumbo-ácido ou de iões de lítio. E como a sustentabilidade é uma realidade vivida diariamente, em breve, devem ser ainda mais, desde que o desempenho corresponda. É precisamente aqui que o X35 da Linde entra em campo, pois a empresa teve a oportunidade o experimentar no âmbito de um teste de campo antes do lançamento oficial no mercado. Manfred Rivoir, Diretor da divisão de logística, delineia o perfil de requisitos na Ensinger: “Não somos nada meigos com os nossos empilhadores: quando um camião entra no centro de carga, os recipientes vazios são descarregados e o veículo é imediatamente preenchido com recipientes cheios – o quanto antes”.

“Os equipamentos estão, por isso, equipados com posicionadores triplos; ficamos assim com um peso total máximo de até 2400 kg pousado nos garfos – consoante sejam recipientes de vidro ou PET.” O ambiente também aquece na linha de recipientes vazios, especialmente nos meses quentes do ano em que os clientes encomendam mais água mineral e bebidas. Aí, os equipamentos de movimentação de cargas abastecem duas estações de posicionamento, entre outras, uma para garrafas de PET e outra para garrafas de vidro, para as quais a empresa tem verificado um forte acréscimo de procura nos últimos anos. O trabalho decorre no armazém e também no processamento de recipientes vazios na exigente operação em dois turnos. Será que o novo X35 da Linde consegue estar à altura dos colegas de motor de combustão com propulsão a gás da Ensinger?

Forte em temperamento, limpo em operação

A X35 oferece o melhor de: o melhor dos dois mundos. “O empilhador é simplesmente estupendo”, resume o profissional de logística, Manfred Rivoir. “É possível notar claramente um salto no desenvolvimento – o equipamento é simplesmente muitíssimo ágil, muitíssimo eficiente, muitíssimo rápido e, mesmo com a nossa rigorosa cronometragem, não fica sem fôlego.” O enorme binário de arranque, gerado pelos motores de relutância síncrona completamente redesenhados, agrada particularmente aos responsáveis da logística da Ensinger. O operador de empilhador, Davide Maggio, afirma com entusiasmo: “Com o X35 consigo carregar e descarregar o camião visivelmente mais rápido. Tem imensa potência debaixo do capô e é, apesar disso, muito silencioso e suave.” A bateria de alta potência Li-ION comprovada da Linde abastece de energia as unidades do X35. E trabalha de forma tão eficiente que o equipamento aguenta mais de dois turnos, sem problemas. Bastou apenas uma pequena paragem para carregamento em cada turno, durante as pausas – foi tudo.

Colaborador a carregar o empilhador elétrico X35 da Linde
O empilhador elétrico X35 da Linde transporta grades de bebidas no armazém da Ensinger
O empilhador elétrico X35 da Linde transporta grades de bebidas no armazém da Ensinger
Colaborador a carregar o empilhador elétrico X35 da Linde
O empilhador elétrico X35 da Linde transporta grades de bebidas no armazém da Ensinger
O empilhador elétrico X35 da Linde transporta grades de bebidas no armazém da Ensinger

“Para ser sincero, o equipamento gerou alguma disputa na nossa equipa pois todos queriam conduzi-lo ao mesmo tempo”, deixou escapar o Diretor da divisão de logística, Manfred Rivoir. “Utilizámos o X35 tanto no armazém como no processamento de recipientes vazios e ninguém queria abrir mão dele.” Esta grande preferência não se deve só ao excecional desempenho e ao enorme impulso de arranque. A novidade da Linde satisfaz também no que toca a visibilidade e ergonomia. O operador de empilhador, Enes Sulic, fala-nos da sua experiência: “Visto de fora não parece muito grande, mas quando nos sentamos dentro da cabina, dá-nos uma ótima sensação. Temos tudo à vista, a capacidade de manobra é excelente, é praticamente um foguete.” O Diretor da divisão de logística, Manfred Rivoir, faz o balanço: “Eu próprio conduzi muitos empilhadores no passado e acreditamos que já vimos tudo. Mas impressionou-nos quanta potência o X35 traz e como ele é simultaneamente poupado com a energia que usa”.

O empilhador elétrico X35 da Linde empilha grades de bebidas no armazém da Ensinger

Ensinger Mineral-Heilquellen GmbH

Fundada em 1952, a Ensinger Mineral-Heilquellen GmbH é ainda hoje uma empresa familiar e é líder de mercado entre as marcas de água mineral engarrafadas em Baden-Württemberg. A empresa tradicional emprega 170 colaboradores e, nas instalações da empresa perto da grande sede de concelho Vaihingen/Enz na localidade de Ensingen, engarrafa anualmente cerca de 120 milhões de litros de bebidas Premium. Pelo seu compromisso abrangente no domínio da sustentabilidade, a empresa com produção neutra do ponto de vista climático, já recebeu o prémio ambiental do estado de Baden-Württemberg e promove adicionalmente, nesse âmbito, um prémio ambiental próprio específico para a agricultura biológica na região.