O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação
O melhor de dois mundos

O empilhador elétrico X20 – X35

Elevação e descida estáveis, transporte em pisos irregulares, pó e flutuações de temperatura são as condições extremas em que os empilhadores têm de trabalhar. Até agora, apenas empilhadores de motor de combustão eram utilizados para isso, devido à sua robustez e desempenho, porque os empilhadores elétricos atingiam os seus limites de desempenho aqui. Com os novos empilhadores elétricos X20 – X35, a Linde está a eliminar esta limitação e, pela primeira vez, a tornar possível a utilização de empilhadores elétricos onde antes era inevitável a utilização de equipamentos com propulsão de motor de combustão.

O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação num armazém de bebidas
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação no exterior
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação num armazém de bebidas
O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação no exterior

Os novos empilhadores elétricos são baseadas numa plataforma comum para a nova geração de empilhadores contrapesados da Linde. Combinam o melhor de dois mundos: a dinâmica, flexibilidade e isenção de emissões dos empilhadores elétricos Linde com a robustez, as características de desempenho e o desenvolvimento de potência que anteriormente estavam disponíveis apenas em empilhadores de motor de combustão interna com acionamento hidrostático. As chaves para esta capacidade de desempenho são uma nova geração de motores e o conceito de equipamento desenvolvido a partir do zero.

Os empilhadores elétricos X20 – X35 da Linde Material Handling fazem parte de uma plataforma de acionamento abrangente

O empilhador para cada requisito do cliente

Os empilhadores elétricos X20 – X35 foram desenvolvidos e construídos numa plataforma de acionamento abrangente. Com a base de construção comum, a Linde entra numa nova era em que a tecnologia de acionamento já não determina o desempenho e a robustez. Outros modelos criados nesta plataforma são os empilhadores elétricos E20 – E35, ideais para utilização no interior, por exemplo, e os empilhadores a diesel e gás H20 – H35.

Saiba mais sobre a nova plataforma de empilhadores contrapesados.

Os empilhadores elétricos mais potentes do mundo

Os empilhadores elétricos X20 – X35 da Linde são tão potentes e robustos quanto os equipamentos de propulsão com motor de combustão, mesmo em condições extremas. A nova série domina com facilidade até mesmo cargas pesadas, longos trajetos de transporte ou rampas íngremes. A chave para isso é a peça central da unidade de acionamento: os motores de relutância síncrona (SRM+) desenvolvem características de desempenho que são exclusivas para empilhadores elétricos, adicionalmente reforçadas por ímanes permanentes. A utilização de motores elétricos modernos elimina as vibrações, os ruídos e gases de escape comuns nos empilhadores de motor de combustão, o faz dos modelos X uma alternativa ambientalmente correta e agradavelmente silenciosa.

O mecanismo de movimentação e o chassis também são concebidos para as cargas mais elevadas, para que os empilhadores possam ser utilizados em superfícies irregulares. Isto é possível graças à longa distância entre eixos e aos grandes pneus, em conjunto com o eixo de acionamento desacoplado das oscilações através de um rolamento de anel de elastómero. Os equipamentos não podem ser danificados por pó ou sujidade. Todas as unidades estão hermeticamente fechadas por fora e podem ser limpas com aparelhos de alta pressão.

O novo conceito de acionamento para os empilhadores elétricos X20 – X35 da Linde Material Handling

Conceito de acionamento

Um novo tipo de refrigeração a água garante que os componentes de potência instalados no eixo de acionamento trabalhem no intervalo de temperatura ideal para eles. Isso garante que a potência nominal esteja disponível para o utilizador, mesmo sob exigências extremas em operações multiturnos.

Motor de relutância síncrona do empilhador elétrico X20 – X35 da Linde Material Handling

Motores de relutância síncrona

Os motores de relutância síncrona de alto desempenho da série X20 – X35 foram desenvolvidos a partir do zero. Também estão equipados com ímanes permanentes, que aumentam ainda mais o grau de eficácia e a eficiência energética e tornam os equipamentos nos empilhadores elétricos mais potentes.

O sistema de iões de lítio da Linde Material Handling

Fornecimento flexível de energia

Os sistemas de iões de lítio da Linde são caracterizados pelo seu conceito de segurança de vários níveis, que permite que os empilhadores sejam utilizados em ambientes exigentes com elevadas cargas mecânicas e variações extremas de temperatura. Outras vantagens são a eficiência energética significativamente maior em comparação com baterias de chumbo-ácido e uma maior disponibilidade dos equipamentos devido a ciclos de carregamento mais curtos e a possibilidade de carregamento intermédio.

O Load-Balancing da Linde Material Handling oferece apoio na gestão de energia.

Load-Balancing

No caso de frotas operadas eletricamente, com o Load-Balancing, a Linde oferece aos clientes apoio na gestão da sua infraestrutura de energia local. O objetivo é evitar picos de corrente dispendiosos (gestão de energia de pico) e limitar a potência de carregamento disponibilizada estática e dinamicamente. Para tal, são desenvolvidas várias estratégias de carregamento e o cliente escolhe a que melhor lhe convém.

Claramente potente

Os operadores experimentam a nova dimensão de desempenho da série X20 – X35 ao pisarem o pedal pela primeira vez: a aceleração típica de um empilhador de motor de combustão pode ser sentida imediatamente. No entanto, a empilhador elétrico movimenta-se silenciosamente e sem emissões. Além de inúmeras melhorias ergonómicas, esta dinâmica silenciosa com forte desenvolvimento de potência contribui para uma sensação de direção completamente nova.

Ampla célula do condutor do empilhador elétrico X20 – X35 da Linde Material Handling

Espaço de trabalho do condutor

Na espaçosa e iluminada célula do operador, os operadores têm significativamente mais espaço, o que contribui para o bem-estar físico e um trabalho sem fadiga durante todo o turno. Todos os elementos de comando essenciais são posicionados diretamente em torno do operador, reduzindo o máximo possível o esforço físico do operador.

Cabina confortável para o X20 – X35 da Linde

Condições de visibilidade ideais

Graças à construção estreita do mastro, pilares A estreitos e placa frontal baixa, o operador tem uma visão ideal da carga e da área circundante do empilhador a partir de uma posição de assento confortável.

Apoio de braço do X30 da Linde Material Handling

Apoio de braço

O apoio de braço está disponível em várias variantes e pode ser selecionado de forma que o operador se possa sentar de forma relaxada e alcançar confortavelmente todas as funções do equipamento. Vários elementos de comando, como o Linde Load Control, estão localizados diretamente no apoio de braço para manter a quantidade de movimento do operador ao mínimo possível.

Variantes confortáveis de assentos da Linde

Variantes de assento

Um grande número de variantes de assento permite conforto adicional e proteção ativa contra danos na postura – com suspensão pneumática, apoio lombar até aquecimento do assento e ventilação ativa do assento para utilização no exterior em qualquer clima.

Um visor de 7 polegadas mostra informações sobre a carga e imagens da câmara.

Visor

O visor de série de 3,5 polegadas mostra ao operador todas as informações essenciais num relance, tais como o tempo de condução restante, as luzes de aviso e as horas de serviço. Opcionalmente, está disponível um ecrã de 7 polegadas no qual podem ser apresentadas as indicações do Linde Safety Pilot ou as imagens dos sistemas de câmaras.

Interior do X20 – X35 com ar condicionado

Ar condicionado

Uma cabina com aquecimento e ar condicionado potentes é fundamental para o bem-estar e a produtividade do operador, especialmente na utilização no exterior. É por isso que os empilhadores elétricos X20 – X35 estão equipados com a cabina opcional com sistema de ventilação de oito bicos (três bicos para o operador, dois na zona dos pés, três bicos de desembaciamento para o vidro), o que garante um ambiente de trabalho agradável tanto no calor como no frio.

Desacoplamento mecânico do eixo de direção, unidade de acionamento e mastro nos empilhadores elétricos X20 – X35 da Linde Material Handling

Desacoplamento mecânico do eixo de direção, unidade de acionamento e mastro

Devido ao amplo desacoplamento do posto de trabalho do condutor da unidade de tração, eixo de direção e mastro, os choques e vibrações causados​por pisos irregulares são transmitidos ao operador numa extensão muito menor, o que reduz o esforço físico e garante um trabalho sem fadiga. Um rolamento de anel de elastómero também desacopla a estrutura e o chassis do eixo de acionamento, o que fornece proteção ideal para o operador em terrenos irregulares.

Amortecimento eletrónico das posições finais do mastro dos empilhadores elétricos X20 – X35 da Linde Material Handling

Amortecimento eletrónico das posições finais do mastro

As posições finais do mastro são amortecidas eletronicamente para que choques e vibrações não sejam transmitidos ao operador. Isso também reduz o desgaste dos componentes do mastro.

Segurança em todos os detalhes

Os novos empilhadores elétricos X20 – X35 estão entre os equipamentos mais seguros da sua classe. Isto é garantido por vários elementos passivos e opções de segurança ativa. No design, o baixo centro de gravidade do equipamento com um eixo de direção alto e o cilindro basculante superior garantem uma segurança anticapotamento nas curvas e a movimentação de cargas com segurança a grandes alturas. O Linde Curve Assist de série reduz a velocidade ao virar. O Linde Load Assist, também fornecido de série, limita a função de elevação e inclinação se o porta-garfos for movido no intervalo limite durante a movimentação da carga. É possível entrar e sair sem risco de ferimentos graças ao degrau baixo, grande e antideslizante. O travão de estacionamento automático protege o equipamento contra rolamento acidental.

Uma característica central de segurança é a excelente visibilidade da carga e do ambiente circundante, o que minimiza acidentes com pessoas e outros equipamentos. Os sistemas de iões de lítio também possuem um conceito de segurança de vários níveis que permite que os empilhadores sejam utlizados em ambientes exigentes com elevadas cargas mecânicas e variações extremas de temperatura. As baterias e os módulos de energia estão selados contra humidade de acordo com a norma IP69X. Além disso, a resistência foi confirmada em testes de colisão especiais.

Encontra mais detalhes sobre a série X20 – X35 na página do produto.

Ligação em rede pré-programada

O sistema de gestão de frotas connect da Linde Material Handling

Graças à sua abrangente tecnologia de sensores e transmissão de dados, os novos empilhadores elétricos X20 – X35 podem ser totalmente ligados em rede, desde a fábrica, e podem ser integrados diretamente na infraestrutura de TI do cliente, em sistemas de gestão de frotas de nível superior, como o Linde connect, e processos digitais. Vários sensores registam dados do equipamento para um planeamento preditivo da utilização, manutenção ou diagnósticos remotos. Os dados podem ser transmitidos com segurança através de uma ligação sem fios, que também pode ser usada para fazer atualizações e instalar novas funções. Estas opções aumentam a disponibilidade dos equipamentos. Com base nos dados sobre o estado de carregamento e as capacidades da infraestrutura de carregamento, os clientes podem planear de forma otimizada a utilização dos empilhadores.

O empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling em operação no exterior

Em movimentação em todas as redes

A conectividade é estabelecida pela unidade de transferência de dados de série, que está ligada ao sistema de comando do equipamento via CAN Bus e transfere os dados do equipamento para um servidor próprio ou para a nuvem através de WLAN, Bluetooth ou 4G. São garantidos os mais altos padrões de proteção de dados. A ligação dos equipamentos a sistemas de software ajuda o operador a utilizar os seus equipamentos de forma mais eficiente com base em números-chave, relatórios e painéis, para aumentar a sua disponibilidade, otimizar o planeamento da manutenção, evitar reparações e melhorar a segurança de utilização dos equipamentos.

Facilidade geral de manutenção

Todas as unidades e componentes dos empilhadores elétricos X20 – X35 estão otimizados para baixo desgaste, de modo que as despesas de manutenção ao longo de toda a vida útil são significativamente reduzidas do que com equipamentos semelhantes. O elevado nível de facilidade de manutenção garante a máxima disponibilidade. As peças de manutenção são facilmente acessíveis e fáceis de substituir. Unidades importantes, como o mastro, podem ser removidas e substituídas rapidamente. Processos de manutenção simples podem ser realizados pelo próprio operador através de mensagens de texto no visor, o que reduz chamadas e custos de assistência técnica.

O Linde Truck Health Management monitoriza continuamente os principais parâmetros do equipamento e, a pedido do cliente, informa diretamente um colaborador da assistência técnica quando valores importantes medidos no empilhador atingirem um nível crítico. Isso permite tomar medidas preventivas que melhoram a disponibilidade dos equipamentos e garantem um alto nível de manutenção. Além disso, os trabalhos de assistência técnica necessários podem ser planeados em tempo hábil e mais bem preparados, o que reduz o número de viagens e os custos.

O empilhador elétrico X35 de fácil manutenção da Linde Material Handling
Os sistemas de software da Linde Material Handling tornam o planeamento da manutenção mais fácil.
A bateria de iões de lítio do empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling
O empilhador elétrico X35 de fácil manutenção da Linde Material Handling
Os sistemas de software da Linde Material Handling tornam o planeamento da manutenção mais fácil.
A bateria de iões de lítio do empilhador elétrico X35 da Linde Material Handling

Sustentabilidade sem perdas de desempenho

Com os empilhadores contrapesados X20 – X35, os utilizadores têm a oportunidade de encontrar soluções logísticas sustentáveis sem comprometer o desempenho. Pela primeira vez, os empilhadores X oferecem todas as vantagens ambientais de um empilhador elétrico com o mesmo nível de desempenho de um empilhador de motor de combustão. Os modelos funcionam totalmente sem emissões, as emissões de ruído são reduzidas ao mínimo. Ao usar energia primária gerada de forma sustentável, os empilhadores podem ser operados totalmente livres de emissão de CO2. Isto também reduz os custos de energia e a pegada de carbono como parte de uma estratégia abrangente de sustentabilidade. Os empilhadores elétricos também apoiam a utilização sustentável de recursos a longo prazo: Após a utilização nos equipamentos, os sistemas de bateria de iões de lítio podem ser usados como armazenamento de eletricidade estática e reciclados profissionalmente para que as matérias-primas possam ser recuperadas.

Uma plataforma - a melhor escolha para cada utilização

Poderoso especialista em interiores

Graças ao seu design compacto e à sua manobrabilidade, os empilhadores elétricos E20 - E35 são ideais para utilização no interior e contribuem para elevadas capacidades de movimentação em espaços apertados. Além disso, graças ao amplo desacoplamento do chassis do mastro, dos eixos de acionamento e direção, oferecem um conforto de condução excecional.

Saiba mais

Exatamente o empilhador certo

A nova geração de empilhadores contrapesados da Linde Material Handling marca o fim da separação construtiva entre empilhadores de motor de combustão e empilhadores elétricos. Com isso, a Linde é o único fabricante que combina todos os tipos de acionamento e sistemas de energia numa plataforma, permitindo assim a substituição de empilhadores de motor de combustão por empilhadores elétricos sem sacrificar o desempenho ou a robustez.

Saiba mais

Para visibilidade e segurança ótimas

Os empilhadores H20 – H35, disponíveis como empilhadores a diesel e a gás, são a resposta às exigências do moderno fluxo de material e representam tudo o que sempre distinguiu os empilhadores da Linde – com um campo de visão ainda mais amplo para o operador e proteção ideal para as pessoas, o equipamento e o ambiente circundante.

Saiba mais

Resumo das suas vantagens

Desempenho máximo

Os novos motores de relutância síncrona com ímanes permanentes adicionais (SRM +) tornam os empilhadores elétricos X20 – X35 uma alternativa real para empilhadores com propulsão de motor de combustão interna.

Feito para requisitos extremos

Cargas mecânicas elevadas, pó, sujidade e variações extremas de temperatura não são obstáculos para os modelos X20 – X35.

Sustentável para além da vida útil do equipamento

Os modernos sistemas de bateria de iões de lítio podem ser usados como armazenamento de eletricidade estática e reciclados após a utilização.

A segurança acompanha-o

O design do equipamento otimizou ainda mais a segurança passiva e a visibilidade do operador.

Com a melhor conectividade

Graças à sua ampla conectividade, os empilhadores podem ser integrados em sistemas de gestão de frotas e processos digitais.

Facilidade de manutenção até ao último detalhe

O fácil acesso a componentes importantes e a substituição rápida de unidades importantes aumentam a disponibilidade dos equipamentos.

Testemunhos

Vídeo sobre a utilização do X35 na EOT
Vídeo sobre a utilização do X35 na Ensinger Mineral-Heilquellen GmbH