Empilhador de aluguer da Linde levanta carro de corrida com dispositivo especial

Em utilização na pista

Serviço de aluguer da Linde na Formula Student Germany 2016

Serviço de aluguer da Linde na competição de construção internacional Formula Student, no circuito de Hockenheim

É uma competição sem igual: 115 equipas de 28 nações, com um total de 3600 participantes competem anualmente na Formula Student Germany pela construção do melhor carro de corrida. Ao longo de um ano, os estudantes trabalham nos protótipos, preparam apresentações e treinam para as provas. É proporcionalmente grande a emoção e o entusiasmo com que as equipas põem mãos à obra. Ainda mais importante é uma harmoniosa organização e realização do evento no circuito de Hockenheim. A montagem e desmontagem tão rápidas quanto profissionais e a realização de todas as tarefas logísticas durante o evento estão há anos a cargo do serviço de aluguer da Linde. Aqui, é necessário superar alguns desafios.

formula_student_germany-ic_truck-moving-1139

Superar rapidamente desafios logísticos

Há tensão no ar. Por todo o lado, os membros das equipas andam numa azáfama, deslocam os carros de corrida para a sua posição, aparafusam a carroçaria, treinam a apresentação dos seus planos de negócios e solucionam, nos últimos segundos, desafios técnicos nos motores. Neste momento, uma equipa de voluntários realizou já a parte principal do seu trabalho: “A Formula Student Germany é um evento de alto nível. Juntando os 6000 visitantes, somos anfitriões de cerca de 10 000

Tim Hannig, Presidente da Formula Student Germany no circuito de Hockenheim

Tim Hannig, Presidente da Formula Student Germany

pessoas, que esperam um evento sem problemas. Contudo, quando aqui chegamos no domingo à noite, encontramos, basicamente, apenas um recinto vazio. Então, temos de montar o mais rapidamente possível tudo o que é necessário para os cinco dias da competição, e mesmo durante o evento existem numerosos desafios logísticos. Com o serviço de aluguer da Linde estamos preparados para isso, de forma flexível”, afirma Tim Hannig, Presidente da Formula Student Germany.

formula_student_germany-race_track-cart-0571

Entrega de empilhadores ao amanhecer

A Formula Student Germany é um evento extremamente exigente, que não seria possível sem os muitos voluntários. A barreira da pista completa, as áreas de serviço e dos espectadores e todas as medidas de segurança têm de ser montadas e desmontadas e, sobretudo, os mais de 100 carros de corrida têm de ser descarregados em segurança. À equipa restam apenas 36 horas para a montagem, que, com este calendário apertado, tem de decorrer de forma extremamente eficiente e rápida.

A frota de aluguer constituída por empilhadores, tratores de reboque e dispositivos para picking é entregue de camião

Empilhadores, tratores de reboque, dispositivos para picking: a frota alugada chega ao circuito de Hockenheim de camião de manhã, à hora desejada.

“Com o serviço de aluguer da Linde temos muita flexibilidade. Podemos determinar livremente quando os equipamentos devem ser entregues, quer de manhã cedo, quer à noite”, afirma Johannes Kratzel, Diretor de Event Support, que acompanha toda a montagem e desmontagem. Assim, também este ano, o semi-reboque chegou pontualmente às 7 horas. “Um breve protocolo de transferência e pronto”, afirma Kratzel sobre a transferência não burocrática.

formula_student_germany-race-green_flag-0584

Aluguer de curto prazo como solução de logística ideal para eventos

Dispositivos para picking da frota de aluguer da Linde em utilização no circuito de Hockenheim

Os versáteis dispositivos para picking são indispensáveis para a descarga dos inúmeros materiais dos organizadores, patrocinadores e das equipas.

O aluguer de curto prazo da Linde é sempre adequado para eventos ou projetos de curto prazo em que exista uma necessidade de transporte. O aluguer de curto prazo implica um período de aluguer de um dia a um ano. “Para a Linde, isto significa muito mais do que apenas fornecer alguns empilhadores e recolhê-los de novo alguns dias mais tarde. Fornecemos, a pedido, frotas de equipamentos completas para as mais diversas tarefas e reagimos de modo absolutamente flexível a exigências, alterações ou imprevistos”, afirma Theresa Fischer, parceira de contacto para o comércio de aluguer internacional da Linde. Os colaboradores da Linde possuem um conhecimento do setor apropriado, pelo que conseguem avaliar exatamente que equipamentos são mais adequados para os requisitos e quantos serão, de facto, necessários. Com uma rede de mais de 45 000 equipamentos de aluguer na Europa, estão, por norma, disponíveis os equipamentos de movimentação de cargas adequados, mesmo a curto prazo.

formula_student_germany-johannes_kratzel-0194

500 metros de vedação e inúmeros pneus

Kratzel precisa de dois empilhadores, dois dispositivos para picking e dois tratores de reboque para conceber a infraestrutura. “Os patrocinadores chegam com inúmeras paletes de material que tem de ser distribuído, para além do nosso vasto equipamento. Para descarregar as carrinhas de entregas utilizamos então os pequenos e versáteis dispositivos para picking. Estes são também particularmente fáceis de manusear. Isso é importante, pois, afinal de contas, os nossos voluntários têm de por mãos à obra logo após uma breve instrução. Não sobra qualquer tempo para praticar”, descreve Kratzel o arranque matinal da montagem. “Por sua vez, os tratores de reboque ajudam-nos muito a percorrer as vastas distâncias aqui, no circuito de Hockenheim. Isso constitui um grande alívio e acelera a montagem”, prossegue Kratzel. No final, estão distribuídos pelo recinto cerca de 500 metros de vedação, entre outros, e erigidas inúmeras pilhas de pneus como para-choques de segurança.

Os milhões na “cestinha de morangos”

A caraterística especial da Formula Student é que não é uma corrida, mas sim uma competição de construção. Os estudantes projetam, concebem e constroem um protótipo de um carro de corrida monolugar, demonstrando o seu conhecimento e a sua criatividade. Enquanto empresa de produção fictícia, têm ainda de elaborar um plano de negócios, incluindo uma planificação orçamental e de marketing. Nos chamados eventos estáticos, os estudantes apresentam primeiro os seus conceitos; nos eventos dinâmicos, um piloto tem de demonstrar as características do carro de corrida na pista: aceleração, força de travagem e movimentação.

Empilhador de aluguer da Linde transporta cuidadosamente um carro de corrida

Carga preciosa: a chamada “cestinha de morangos” eleva até 100 000 euros por carro de corrida até à cobertura das boxes.

Na apresentação, tem de ser superada uma tarefa logística especial. Os carros de corrida têm de ser elevados até à cobertura das boxes, com mais de seis metros de altura. Para tal, é necessário um empilhador com a altura de elevação necessária, bem como uma plataforma de transporte especial, a chamada “cestinha de morangos”, que deve o seu nome à sua cor vermelha. “Eu não trabalho todos os dias com um empilhador, mas apenas durante a Formula Student”, afirma Christian Klein, voluntário e responsável pela “cestinha de morangos”. “Além disso, aqui disponho de pouco espaço para manobras e tenho de elevar valores de até 100 000 euros por equipamento até à cobertura das boxes. Utilização simples, boa ergonomia e um controlo sensível são, portanto, extremamente importantes”, prossegue Klein. “Um valor material total de cerca de dois milhões e meio de euros e um ano de trabalho por carro de corrida fazem qualquer um suar. Temos de poder confiar a 100% na tecnologia”, sublinha Johannes Kratzel a elevada responsabilidade que ele e a sua equipa assumem.

Simples, prático e flexível

Para Johannes Kratzel, no serviço de aluguer é sobretudo importante o facto de tudo ser tão descomplicado e flexível. “Para mim, enquanto arrendatário, é uma solução completa muito simples e prática. Na fase inicial, basta uma chamada ou um e-mail, e mesmo quando os requisitos mudam à última da hora, surge uma solução rápida.” Há alguns anos, foi indicada justamente para o empilhador que eleva a “cestinha de morangos” uma altura de elevação incorreta. “Ligamos para a linha direta, disponível 24 horas por dia, e, no prazo de meia tarde, recebemos um equipamento de substituição. Valorizo muito a capacidade de poder reagir a alterações de última hora”, afirma Kratzel quanto à forma de lidar com as contingências de um evento desta natureza. No final, a décima primeira edição da Formula Student Germany no circuito de Hockenheim foi também uma experiência inesquecível para todos os envolvidos. “Estamos já ansiosos pelo próximo ano e por uma nova colaboração com a Linde”, afirma Johannes Kratzel, ansiando já a Formula Student Germany 2017.

formula_student_germany-johannes_kratzel-9821

Video:

Available subtitles (CC): English, Spanish, Portuguese, German

formula_student_germany-ic_truck-moving-2956