Placa de gelados na Gusto AG
Mudança de turno harmoniosa para produtos frescos

Gusto AG

Testemunho de cliente: Baterias de iões de lítio para o comércio grossista

De manhã bem cedo, às 6 horas, muitas padarias oferecem já pães acabados de cozer. Para que isso aconteça, muitas vezes, os ingredientes têm de ser entregues ainda de noite. Estão encarregues disto grossistas como a Gusto AG de Hohenpolding, junto a Munique. Para a logística por detrás disto foram recentemente aplicados dispositivos para picking da Linde com baterias de iões de lítio. A tecnologia promete muitas vantagens em relação às baterias de chumbo-ácido convencionais. Tempo para um balanço intercalar.

Vídeo sobre a utilização de dispositivos para picking da Linde com baterias de iões de lítio na Gusto AG

A operação em dois turnos requer o empenho total de pessoas e máquinas. No armazém de estanterias altas e no armazém frigorífico são utilizados há anos equipamentos de movimentação de cargas da Linde: dois empilhadores retráteis, sete dispositivos para picking e numerosos porta-paletes. Aqui, principalmente nos períodos de picos – tradicionalmente os meses de verão, no caso dos gelados – ocorriam repetidamente pontos de estrangulamento nas mudanças de turno. Devido ao trabalho de carregamento intensivo, ao fim do dia, as baterias de chumbo-ácido dos dispositivos para picking estavam gastas. Não havendo tempo para um carregamento completo das baterias, que duraria cerca de oito horas, o pessoal do armazém era muitas vezes obrigado a realizar breves carregamentos nas pausas e pouco antes da mudança de turno. Uma sobrecarga prejudicial para as baterias de chumbo-ácido convencionais, que conduzia a um desgaste precoce das baterias.

Condutor com dispositivo para picking no armazém da Gusto AG
Conector de bateria de iões de lítio no dispositivo para picking N20

Densidade energética duplicada

Embora as baterias de iões de lítio já sejam utilizadas em equipamentos eletrónicos de pequenas dimensões há décadas, a tecnologia apenas ficou disponível também para equipamentos pesados, como equipamentos de movimentação de cargas, há alguns anos. As baterias utilizadas pela Linde contêm fosfato férrico de lítio e uma percentagem muito reduzida de níquel-cádmio, para aumentar o desempenho. As baterias apresentam uma densidade energética duplicada, ou seja, proporcionam um maior rendimento com o mesmo tamanho, e têm simultaneamente o dobro da vida útil das baterias convencionais. A isto somam-se o carregamento rápido e o funcionamento isento de manutenção. Estas vantagens desempenham um papel importante na Gusto AG, bem como, de forma geral, em qualquer operação logística por turnos, no que respeita à segurança e eficiência do fluxo de trabalho.

“Cerca de uma a duas horas, e as baterias estão novamente carregadas”, afirma Christian Barkschat, Diretor de Frota na Gusto AG. “Além disso, agora podemos também ligar os dispositivos para picking à corrente na pausa para o almoço, descansados. Dantes, as cargas intermédias diminuíam muito rapidamente a capacidade. Quando os equipamentos eram ainda utilizados no entreposto frigorífico, esta descia rapidamente.” A nova bateria aguenta agora cerca de 2500 carregamentos, sem problemas. “O que aprecio em particular é o facto de, nos equipamentos com bateria de iões de lítio, os colaboradores já não terem de manusear água destilada, como acontece no carregamento das baterias de chumbo-ácido. No passado, o enchimento era, de vez em quando, esquecido. O que, no pior dos casos, destrói as baterias”, prossegue Barkschat.

Condutor com dispositivo para picking no entreposto frigorífico da Gusto AG

As vantagens em pormenor

Em pormenor, as baterias de iões de lítio têm ainda mais vantagens. Assim, é possível uma carga final residual de até 2%, enquanto que, nas baterias convencionais, o limite recomendado é de 20%. Desta forma, em caso de dúvida, os equipamentos podem ser utilizados por muito mais tempo, de modo a encontrar um momento para o carregamento ideal para o fluxo de trabalho. Além disso, a temperatura ambiente não exerce uma influência significativa sobre a capacidade nominal, reunindo-se as condições ideais para a utilização em entrepostos frigoríficos.

Conector de bateria de iões de lítio do dispositivo para picking N20

Satisfeito com as baterias de iões de lítio

Max Utz está muito satisfeito com a aquisição: “Os equipamentos deram provas do seu valor na utilização. Sobretudo, deixam de ser necessários muitos dos trabalhos de manutenção, por vezes perigosos, e é também desnecessário um espaço destinado ao carregamento das baterias. Com a maior eficiência, poupamos ainda custos energéticos.”

O Senhor Utz prefere utilizar a energia para a sua não totalmente secreta paixão. Assim, na sede da empresa em Hohenpolding, opera a sua própria empresa de torrefação de café e organiza cursos de barista para gastrónomos. A receita para o sucesso da sua empresa: “Para uma operação sem problemas é preciso, para além de bom pessoal e a tecnologia certa, também um bom café.”