O novo Linde V modular convence todos na Richter+Frenzel

O sétimo R é um V
O equipamento certo: O Linde V modular é a escolha certa da Richter+Frenzel.

Como pode obter a quantidade e qualidade certa do produto certo para o lugar certo, no momento certo e pelo custo certo? Para Richter+Frenzel, empresa especialista em tecnologia de saneamento e serviços de construção, a resposta para os seis R de logística é absolutamente clara: É preciso um sétimo R — o equipamento certo. O mais recente membro da frota: o novo preparador de encomendas vertical Linde V modular.

As casas de banho modernas possuem frequentemente características puristas: Não se veem canalizações expostas, sifões nem válvulas de vedação; tudo parece estar bem arrumado, bem estruturado e bem desenhado. No entanto, quem quiser saber a quantidade inimaginável de peças individuais que compõem este tipo de "obra de arte", terá de perguntar a quem sabe: por exemplo, aos profissionais de instalações sanitárias da Richter+Frenzel. O centro de logística sul (CLS) do grossista de renome especializado em tecnologia de saneamento e de aquecimento encontra-se situado em Reichertshofen, Baviera, e é o maior centro de tratamento de mercadorias da Alemanha.

Hoje aqui, amanhã lá

“Gerimos 30 000 metros quadrados de espaço de armazenamento coberto no local e outros 30 000 metros quadrados ao ar livre”, descreve o diretor de logística Thomas Bartels. Só para o segmento da tecnologia de saneamento e equipamento residencial, são armazenados aqui 30 000 artigos diferentes; além disso, existem 5000 produtos para os segmentos de engenharia civil e de tecnologia ambiental. Portanto, existe realmente uma grande variedade no local, construído em 2019. Isto representa um sério desafio para a movimentação interna de mercadorias: “A Richter+Frenzel considera-se como um elo de ligação entre empresas industriais e artesanais. Estas últimas encomendam os produtos pretendidos para os seus clientes finais e, normalmente, recebem-nos nas suas instalações ou no estaleiro de obra no dia seguinte, até mesmo nos casos em que as encomendas são efetuadas até às 20 horas.”

Thomas Bartels da Richter+Frenzel
Devido à nossa vasta gama de produtos, precisamos de alcançar grandes alturas e, graças à tecnologia Linde, conseguimos fazê-lo.

Thomas Bartels, Diretor de logística do CLS da Richter+Frenzel

O Linde V modular em utilização na Richter+Frenzel.
Preparação de encomendas para alturas até 8,50 metros

A proeza logística da Richter+Frenzel baseia-se num sistema sofisticado no qual se encontram agrupados em redor do centro de logística de Reichertshofen um total de onze centros de entrega distribuídos pelo sul da Alemanha. “Por um lado, o nosso trabalho consiste em fornecer os armazéns dos centros de entrega, por exemplo, com produtos de elevada rotação, como lavatórios convencionais; por outro lado, também procedemos à preparação das encomendas dos clientes dos centros de entrega”, esclarece o chefe de logística. Além disso, o CLS funciona como um centro de entrega para a cidade de Ingolstadt. Por conseguinte, confluem cerca de 40 excursões de camiões em Reichertshofen todos os dias. De modo a assegurar que as mercadorias certas chegam o mais rápido possível, a equipa de logística prepara as encomendas num armazém de corredores largos com oito níveis de armazenamento e a uma altura de até 8,50 metros.

Um processo detalhado, com grande potencial

A empresa tem utilizado quatro preparadores de encomendas verticais do modelo Linde V modular para realizar este trabalho desde o início das operações nas instalações em 2019. “O equipamento demonstrou ser absolutamente eficaz para as nossas operações de operador-mercadoria a partir do terceiro nível de armazenamento e permite ao nosso pessoal efetuar uma recolha rápida e com pouco esforço. Ficámos ainda mais entusiasmados quando a Linde MH nos proporcionou a oportunidade de testar ao vivo um equipamento de teste de campo da última geração do modelo V modular”, relata Bartels. E Anna Keilbach, gerente de produto responsável por esta categoria de equipamento na Linde MH, acrescenta: “A preparação de encomendas é um processo muito detalhado no qual até mesmo as melhorias mais ínfimas podem ter um impacto mensurável no final do dia. Dado que o processo de recolha é ainda menos complicada, é possível contornar esquinas com mais segurança ou desfrutar de uma visibilidade desimpedida em todas as direções.”

O Linde V modular em azul e vermelho na Richter+Frenzel.
Com o Linde V modular, é possível atingir uma altura de recolha até 14,5 metros.
Com o Linde V modular, o processo de recolha é ainda mais fácil.
O Linde V modular em azul e vermelho na Richter+Frenzel.
Com o Linde V modular, é possível atingir uma altura de recolha até 14,5 metros.
Com o Linde V modular, o processo de recolha é ainda mais fácil.

Com o Linde V modular, a solução está no nome

A última geração do Linde V modular estabelece novos recordes nas áreas referidas, para não mencionar a altura de recolha inigualável de até 14,5 metros. De acordo com Keilbach, a possibilidade de adaptar o V modular aos requisitos individuais, de forma semelhante a um sistema modular, também é um fator decisivo. “Na gama Triplex, por exemplo, oferecemos dois conceitos diferentes de mastro: um em que o cilindro de elevação livre está integrado nos perfis de mastro, e uma nova variante sem elevação livre que permite que o mastro seja estendido mais rapidamente. Além disso, o recém-concebido visor informativo a cores pode ser montado tanto no lado do mastro como no lado da carga”, delineia Keilbach uma pequena seleção de opções.

É assim que deve ser, é assim que deve continuar

Entretanto, em novembro de 2022, celebrou-se cerca de nove meses desde que o novo Linde V modular está em serviço na Richter+Frenzel. Robert Heubeck, Diretor de operações e de logística, descreve como o novo Linde V modular tem mostrado o seu valor nas operações de três turnos: “Conhecemos o antecessor de trás para a frente, por dentro e por fora e, portanto, temos uma comparação direta. Por exemplo, a visibilidade através do mastro e sobre o contrapeso foi ainda mais otimizada. Além disso, existem novas possibilidades de arrumação na cabina. Como resultado, o preparador de encomendas dispõe agora de ainda mais liberdade de movimento.” Além disso, de acordo com Tobias Hadwiger, preparador de encomendas, graças às barreiras laterais inclináveis, o operador passa a sentir-se mais seguro quando trabalha a grandes alturas. Assim sendo, não é de admirar que, na opinião unânime de todos os envolvidos, o novo Linde V modular será muito bem-vindo às instalações da Richter+Frenzel, mesmo depois de concluído o teste de campo…

Robert Heubeck da Richter+Frenzel
Com o novo Linde V modular, os nossos colaboradores podem manobrar de forma ainda mais segura, visto que as condições de visibilidade foram significativamente melhoradas.

Robert Heubeck, diretor de Operações e de Logística do CLS da Richter+Frenzel

O Linde V modular em utilização na Richter+Frenzel.

Richter+Frenzel GmbH + Co. KG

A Richter+Frenzel GmbH + Co. KG é um dos principais grossistas da Alemanha no domínio da tecnologia de saneamento e de aquecimento, bem como da engenharia civil e da tecnologia ambiental. A empresa foi fundada em 1885 e conta atualmente com cerca de 4500 funcionários, a trabalhar em 180 locais. A Richter+Frenzel também opera 70 lojas de artigos sanitários e 160 lojas profissionais para empresas comerciais. O centro de logística sul, aberto desde 2019 e situado em Reichertshofen, Baviera, perto de Ingolstadt, constitui o cerne da rede de logística do sul da Alemanha. Neste centro, cerca de 200 colaboradores trabalham em três turnos na preparação de mercadorias para os onze centros de entrega associados e confiam exclusivamente na tecnologia intralogística da Linde Material Handling. No total, são utilizados no local cerca de 75 equipamentos de movimentação de cargas do especialista em fluxo de materiais de Aschaffenburg, incluindo quatro modelos Linde V modular para preparação de encomendas em corredores largos com alturas até 8,50 metros.