Empilhador Linde com motor de combustão interna em utilização

A aliança entre o ser humano e a tecnologia

Ergonomia

Ergonomia como princípio orientador

O design ergonómico dos empilhadores e dos equipamentos de tecnologia de armazenamento tem na Linde Material Handling uma longa tradição. O desenvolvimento do acionamento hidrostático lançou a base há mais de 50 anos. Esta tecnologia permite um controlo preciso único e facilita o trabalho do condutor. No âmbito dos requisitos dos operadores, surgiram, entretanto, inúmeras inovações que reduzem a carga sobre o condutor e garantem mais conforto e segurança. A ideia central da ergonomia marca definidamente o desenvolvimento na Linde muito para além dos equipamentos. Quer se trate de dispositivos de segurança, de software para a gestão de frotas ou de conceitos de serviço, todos eles estão orientados para a interação perfeita entre o ser humano e a tecnologia.

Proteção eficaz dos condutores e operadores

Acionamento hidrostático da Linde

O acionamento hidrostático da Linde garante uma movimentação particularmente fluida

Condutores e operadores de empilhadores e equipamentos de tecnologia de armazenamento estão sujeitos às mais diversas vibrações mecânicas durante o dia de trabalho. O termo técnico neste contexto é “vibrações humanas”. Referimo-nos aqui às vibrações, impactos ou choques que surgem durante a operação. Mesmo quando as vibrações são praticamente impercetíveis, em conjunto, elas sobrecarregam consideravelmente os trabalhadores. Há mais de 20 anos que a Linde Material Handling trabalha, por isso, intensivamente na investigação e no desenvolvimento de tecnologias que protejam eficazmente os operadores deste tipo de influências. E com sucesso: os produtos da Linde não só ficam abaixo dos valores limite estipulados por lei, como os seus equipamentos têm também o melhor desempenho em testes independentes, em comparação com a concorrência.

Posto de trabalho do condutor de um empilhador Linde

Especialmente ergonómico – o posto de trabalho do condutor de um empilhador Linde

Além do acionamento hidrostático que garante, entre outros, processos de aceleração e de travagem especialmente suaves, sobretudo o desacoplamento sistemático de cada um dos módulos protege o condutor. O design ergonómico do posto de trabalho do condutor é, neste sentido, a chave para uma operação segura, confortável e eficiente. Isto porque, estando o condutor sujeito a uma carga reduzida, o risco de acidentes e os tempos de ausência por doença diminuem e o desempenho aumenta.

Controlo preciso e sensível

O controlo por pedal duplo patenteado permite controlar os empilhadores Linde de forma extremamente sensível e precisa. A base técnica subjacente é o acionamento hidrostático (ligação para a inovação) através do qual a força é transferida diretamente para os motores nas rodas motrizes. O pedal direito destina-se à marcha para a frente e o pedal esquerdo à marcha-atrás. O acionamento trabalha de forma contínua.

Controlo por pedal duplo nos empilhadores Linde

O controlo por pedal duplo garante os melhores resultados de trabalho.

A aceleração máxima é regulada automaticamente. Assim que o condutor retira os pés dos pedais, o equipamento para. Não é necessário qualquer travão. Porque ambos os pés do condutor estão em contacto permanente com os pedais, o condutor recebe sempre uma resposta direta do movimento do equipamento, que se torna, por assim dizer, completamente natural.

O posto de trabalho perfeito

Nos empilhadores e equipamentos de tecnologia de armazenamento da Linde Material Handling, o ser humano e a tecnologia formam uma só unidade. Em todos os tipos de equipamento, todos os elementos de comando estão dispostos de forma que o utilizador lhes consiga aceder facilmente. Dependendo do modelo, o posto de trabalho do condutor está otimizado para a finalidade de utilização ou poderá ser adaptado para o efeito. Um exemplo disso são os novos porta-paletes de plataforma Linde T 20/T 25 SP. Graças à tecnologia e-Driver da Linde, estes podem ser controlados confortavelmente com uma só mão. O condutor permanece descontraído num ângulo de 45° no sentido de marcha e tem uma vista panorâmica ideal do trajeto e da carga.

Posto de trabalho do condutor de um empilhador Linde

Único a nível mundial – o posto de trabalho rotativo do condutor da Linde

Uma característica distintiva dos empilhadores Linde é o posto de trabalho rotativo do condutor . Este proporciona ao condutor uma visibilidade perfeita também nas manobras de marcha-atrás, sem que tenha de virar a cabeça ou as costas. O Linde Load Control garante ainda mais conforto de utilização. Através de duas alavancas de controlo integradas num apoio de braço, o condutor consegue controlar, de forma simples e precisa, o sistema hidráulico de trabalho e o sistema hidráulico adicional do empilhador.

Conceção orientada para o utilizador como princípio orientador global

A conceção ergonómica dos equipamentos de movimentação de cargas e dos postos de trabalho do condutor permanecerá, também no futuro, um elemento central da filosofia Linde. Isto porque, da mesma forma que as interfaces de interação entre o ser humano e a máquina sofrem alterações devido à crescente digitalização, também a conceção de todo o ambiente de trabalho orientada para o utilizador vai assumindo um lugar central. As tarefas vão desde a conceção das interfaces de utilizador dos sistemas de assistência, passando pelos comandos e pelas soluções de software, até à implementação de tecnologia de informação móvel, que visam auxiliar os condutores e os gestores de frotas.

Interface de operação do software de gestão de frotas connect:

Interface de utilizador do software de gestão de frotas connect: