Empilhador Linde com motor de combustão no transporte de caixas

99% não é suficiente

Segurança

Proteção ideal para os condutores, mercadorias e operação

Os números são claros: só em 2015, o seguro de acidentes alemão registou quase 32 000 acidentes com equipamentos de movimentação de cargas, sujeitos a notificação. No melhor dos casos, um acidente provoca apenas danos materiais. No pior dos casos, estão em causa a vida e a saúde dos colaboradores. Mas custos existem sempre – e, nalguns casos, trata-se de montantes elevados. A segurança operacional e a proteção no trabalho são, por isso, um tema importante na gestão do fluxo de material interno.

Sob o lema “Zero acidentes”, a Linde Material Handling adota uma filosofia de segurança abrangente. O objetivo: uma logística em que os acidentes sejam prevenidos a 100%. É com base neste objetivo que a Linde desenvolve inovações técnicas nos equipamentos de movimentação de cargas, bem como sistemas de assistência inteligentes, programas de formação abrangentes e serviços de consultadoria. Daqui resultam soluções completas, que ajudam os utilizadores a superar os diversos desafios de uma logística moderna e segura.

Segurança de série

Os requisitos dos equipamentos de movimentação de cargas modernos e dos seus operadores aumentam de forma contínua. Os equipamentos têm de transportar cargas cada vez mais pesadas, abranger alturas de elevação cada vez maiores e trabalhar de forma mais rápida, flexível e eficiente. Paralelamente aos requisitos, também o risco de acidentes aumenta. Por isso, os empilhadores e os equipamentos de tecnologia de armazenamento da Linde dispõem já, de série, de inúmeras características que aumentam a segurança ativa e passiva.

Protector Frame no empilhador elétrico

Protector Frame da Linde

A Protector Frame dos empilhadores contrapesados da Linde oferece uma proteção extraordinária ao condutor, porque o tejadilho de proteção do condutor e a estrutura formam uma zona de proteção maciça, completamente fechada. Através dos cilindros de inclinação superiores, as cargas são distribuídas uniformemente por toda a estrutura dos empilhadores. Além disso, a disposição dos cilindros de inclinação permite a utilização de perfis de mastro estreitos. Os condutores têm, assim, uma visibilidade perfeita. Para proteger os empilhadores contra capotamentos em todas as situações de carregamento e circulação, mesmo com a carga máxima, todo o sistema está construído de forma que o centro de gravidade se situe tão à frente e tão em baixo quanto possível.

Posto de trabalho do condutor num empilhador retráctil

Posto de trabalho do condutor num empilhador retráctil

Detalhes construtivos comparáveis que ajudam a melhorar a segurança estão disponíveis em todos os equipamentos de movimentação de cargas da Linde. Os postos de trabalho do condutor e do operador são concebidos de forma que todo o corpo do condutor permaneça no interior do contorno do equipamento e que os utilizadores consigam, ao mesmo tempo, manter todo o ambiente sob controlo.

Sistemas de assistência inteligentes

Mas a tecnologia não é o único fator decisivo para a segurança. Mais de 90% de todos os acidentes de trabalho devem-se a erros humanos. É precisamente aqui que intervêm os sistemas de assistência ao condutor da Linde Material Handling. Estes auxiliam ativamente o condutor a estruturar o seu dia de trabalho de forma segura. Através de soluções como o SpeedAssist e o CurveAssist da Linde, o sistema eletrónico ajusta automaticamente o desenvolvimento de potência do acionamento e a velocidade máxima ao ambiente e à situação de circulação.

Sistema de assistência Safety Pilot

Safety Pilot da Linde

Um marco histórico no desenvolvimento de sistemas de segurança é o Safety Pilot da Linde. Tal como um passageiro inteligente, o sistema informa permanentemente o condutor sobre os parâmetros mais importantes. Entre eles contam-se, por exemplo, valores como o peso atual da carga ou a altura de elevação máxima possível. Mas não é tudo. Assim que determinados valores limite são alcançados, o Safety Pilot da Linde intervém ativamente e evita erros de operação.

Gráfico do Dynamic Mast Control

Dynamic Mast Control

Outros exemplos de sistemas de assistência inteligentes são desenvolvimentos como o Dynamic Mast Control ou o BlueSpot da Linde. O Dynamic Mast Control compensa ativamente os movimentos oscilantes do mastro dos empilhadores. Desta forma, os condutores conseguem operar os empilhadores de forma mais precisa e segura, mesmo a alturas de elevação máximas e com cargas pesadas. O BlueSpot da Linde, por sua vez, aumenta a segurança nas zonas em que as pessoas e os empilhadores trabalham em conjunto, em espaços apertados.

A segurança começa no condutor

Condutores devidamente formados são um fator decisivo na redução da taxa de acidentes e de danos. Através da Academia Linde, a Linde Material Handling oferece um programa de formação e treino abrangente para condutores principiantes e para especialistas, para todos os tipos de equipamento. Seminários nos quais os profissionais, como instrutores de condução e responsáveis pela segurança, podem alargar a sua formação do ponto de vista prático e teórico representam, aqui, o ponto central. A Linde ajuda, assim, os seus clientes a melhorar continuamente a segurança da sua intralogística.

Gestão de frotas digital como contributo para a segurança

Aplicação de controlo do software de gestão de frotas da Linde

Aplicação de controlo pré-turno da connect:

Também com as soluções de gestão de frotas digitais connect:, a Linde disponibiliza várias funções que aumentam a segurança do condutor. Através do controlo de acesso personalizado, o operador pode adaptar o empilhador individualmente ao condutor. Dependendo da qualificação e da finalidade de utilização, a velocidade máxima, por exemplo, pode ser limitada. O condutor, por sua vez, pode verificar o estado do equipamento ao iniciar o trabalho. Além disso, a connect: oferece funções como a monitorização eletrónica de danos, a transferência automática de códigos de erro e a análise dos dados de utilização.

A caminho do conceito de “Zero acidentes”

O elemento de ligação das ofertas da Linde Material Handling é a filosofia “Zero acidentes”. Subjacente a este elemento está a visão de eliminar a 100% os acidentes na intralogística: através de produtos construídos de forma a estabelecer novos recordes no âmbito da segurança, ofertas de serviços que capacitam as pessoas a estruturar o seu ambiente de trabalho de forma perfeita e soluções digitais inovadoras que auxiliam os utilizadores na melhoria contínua dos processos.