A automatização da Linde satisfaz os mais elevados requisitos de flexibilidade

Onde há um obstáculo, há também um caminho alternativo
O stacker L-MATIC da Linde em utilização na Franz Veit GmbH.

É sabido que as equações mais interessantes são aquelas com várias incógnitas. Foi encontrada uma semelhante no capítulo “Automatização” do caderno de encargos do fabricante líder de papel Franz Veit. Como é que as tarefas de transporte podem ser realizadas de forma fiável num ambiente de produção e de armazém que está em constante mudança?

Hoje no supermercado, amanhã na festa de aniversário das crianças, depois de amanhã no quiosque ou no sábado no estádio de futebol? Com um produto da Franz Veit tem tudo, literalmente, nas suas mãos, e uma coisa é certa: quase toda a gente já terá tido contacto, em algum momento, com os talões de compra, recibos de devolução de garrafas, serpentinas, rolos de lotaria, etc. do principal produtor europeu. É, por isso, ainda mais surpreendente que todos estes produtos (e cerca de 4000 outros produtos!) sejam produzidos no mesmo local.

É uma produção enorme e a logística tem de acompanhar esse ritmo

Hirschaid, perto de Bamberg, Alemanha Desde 2006 que as máquinas de produção trabalham aqui, de segunda a sexta-feira, numa operação de três turnos, praticamente 24 horas por dia. “Antes de nos mudarmos, as nossas instalações de produção encontravam-se situadas no centro de Hirschaid, que a dada altura já não tinha espaço suficiente. E embora tenhamos tudo muito bem organizado e tenhamos aproveitado ao máximo o espaço com 36 000 metros quadrados, não há praticamente nenhum canto por utilizar”, descreve o diretor Christoph Ettel (à direita na imagem) durante uma visita guiada ao complexo de armazéns. “Se há uma coisa que não temos, é espaço”, acrescenta o representante autorizado Daniel Werner (à esquerda na imagem). “Ainda assim, processamos cerca de 200 toneladas de papel todos os dias numa grande variedade de produtos, que são depois expedidos o mais rapidamente possível.” Entretanto, a Franz Veit dispõe de um sistema de intralogística caótico que a empresa, principalmente por razões de valor acrescentado, quis otimizar, ou pelo menos automatizar parcialmente.

A existência de obstáculos, como

rolos de material mais altos do que uma pessoa em frente de máquinas de produção, paletes e caixas embaladas até perder de vista, robôs de embalamento e equipamentos de produção pelo meio, não constitui exatamente um “ambiente de sonho” para processos de transporte automatizados. “Mas era exatamente com isso que estávamos a lidar”, salienta Daniel Werner, e com isto refere-se especificamente ao percurso desde a remoção do resultado da produção ao abastecimento da máquina de extensão na secção do armazém adjacente. “O nosso pessoal costumava ir buscar a mercadoria pronta às máquinas de processamento de papel, levá-la com a ajuda de um empilhador para a máquina de extensão e esperar lá pelo embalamento com película”, esclarece Werner. Um processo que não era o ideal, especialmente para o turno da manhã, quando era necessário retirar primeiro até 150 paletes dos turnos anteriores. “Esta tarefa, por si só, contava com a ajuda de seis pessoas e demorava cerca de duas horas”, relata Werner.

… é necessário pensar fora da caixa

Situação: insatisfatória. Solução: desafiante. Daniel Werner constata que “temos processos de transporte recorrentes, mas também temos um ambiente de produção e armazém em constante mudança”. Por sua vez, isto significa que: um possível conceito de automatização deve ser capaz de acompanhar este elevado grau de flexibilidade e “caos organizado”. Os sistemas de transporte sem condutor que requerem espelhos ou carris de guiamento foram, portanto, excluídos desde o início. “Tivemos várias reuniões com diversos fornecedores. Porém, a nossa solução desejada consistia num funcionamento semelhante ao dos aspiradores robóticos. Coloca-se o equipamento no espaço pretendido e o mesmo orienta-se de forma autónoma e independente e faz o seu trabalho mesmo que se mude um móvel de lugar”, explica Daniel Werner. “Foi precisamente aqui que o parceiro de rede da Linde MH Ernst Müller Fördertechnik nos pôde ajudar.”

Automatização na indústria do papel
Automatização, marca: descomplicada

A ideia dos profissionais da Linde de implementar dois stackers autónomos L-MATIC da Linde foi recebida de braços abertos e de forma espontânea pelos responsáveis, especialmente porque os obstáculos anteriormente aparentemente inultrapassáveis quase que se evaporaram: graças à navegação por contorno (SLAM), os equipamentos orientam-se de forma independente no espaço e precisam apenas de alguns pontos de referência, que podem ser facilmente ajustados a qualquer altura numa cartografia digital. “Era exatamente o que procurávamos”, recorda Daniel Werner. Além disso, havia também a vantagem de os L-MATIC da Linde operarem sem plataforma e serem capazes de recolher as paletes diretamente do chão. Por conseguinte, fortes argumentos persuadiram os responsáveis da Franz Veit a abordar a implementação juntamente com a Ernst Müller.

Funciona tão bem na prática

Desde então, os dois L-MATIC da Linde realizam o seu trabalho em Hirschaid, como se lá tivessem estado desde sempre. Um equipamento é exclusivamente responsável pela remoção do resultado da produção das máquinas de produção. O operador da máquina coloca a palete com a mercadoria pronta num ponto de recolha predefinido e “chama” o equipamento automatizado da Linde com o simples toque de um botão. Este recolhe as paletes com peso até 1000 kg e transporta-as em segurança, contornando todos os obstáculos, para a zona do armazém adjacente, nomeadamente, para o tapete transportador pertencente à máquina de extensão. Uma vez embalada a mercadoria, o segundo L-MATIC da Linde assume o controlo no ponto de saída; este transporta a palete para o ponto de transferência a poucos metros de distância, a partir do qual os colegas humanos transferem prontamente a mercadoria para o quadrante pertencente à respetiva encomenda.

O L-MATIC da Linde transporta cargas até 1000 kg.
O L-MATIC da Linde deteta automaticamente quais os espaços livres no ponto de transferência e preenche-os em conformidade.
O L-MATIC da Linde encontra o seu caminho de forma fiável e sem problemas, mesmo perante alterações do ambiente de produção e de armazém.
O L-MATIC da Linde transporta cargas até 1000 kg.
O L-MATIC da Linde deteta automaticamente quais os espaços livres no ponto de transferência e preenche-os em conformidade.
O L-MATIC da Linde encontra o seu caminho de forma fiável e sem problemas, mesmo perante alterações do ambiente de produção e de armazém.

Divisão do trabalho inclusiva

A interação entre ser humano e máquina também funciona na perfeição na Franz Veit, uma vez que a tecnologia do L-MATIC da Linde deteta autonomamente quais os espaços atualmente livres no ponto de transferência e, posteriormente, preenche-os em conformidade. Detalhe interessante: todos os dias à meia-noite, os L-MATIC da Linde trocam de função. Daniel Werner afirma que “uma vez que as distâncias de trabalho dos dois são muito diferentes, garantimos, desta forma, que a carga de trabalho é distribuída de forma uniforme”. O carregamento das baterias de iões de lítio funciona de forma igualmente fácil: se o estado da carga da bateria descer abaixo de um determinado limite, os stackers dirigem-se automaticamente para a estação de carga.

A tecnologia da Linde domina o caos

Ao observar a incansável dupla L-MATIC em Hirschaid, fica-se imediatamente com a impressão de que: não existe nenhum obstáculo que possa abalar os dois equipamentos. Tal pode ser confirmado pelo representante autorizado Daniel Werner: “Os equipamentos estão em funcionamento desde novembro de 2021. Idealmente, precisaria de uma câmara com temporizador para poder mostrar-vos a frequência com que o nosso ambiente de produção e de armazenamento sofreu alterações desde o início do projeto. As coisas que estão num lugar hoje, estão noutro amanhã — a máquina A é transferida para o local B e assim por diante. Os L-MATIC da Linde nunca tiveram quaisquer problemas com isto, conseguem sempre encontrar o seu caminho facilmente.”

O desempenho dos equipamentos da Linde superou as minhas expectativas em todos os aspetos.

Daniel Werner, representante autorizado na Franz Veit

Remoção do resultado da produção atingiu níveis recorde

O que é de facto impressionante, no entanto, é o balanço dos resultados do desempenho do projeto de automatização. Atualmente, o desempenho garantido é excedido em quase 50%. “O recorde atual é de 298 paletes que os equipamentos retiraram da linha de produção no prazo de 24 horas”, afirma Daniel Werner com satisfação. Não é de admirar, portanto, que os profissionais do papel já estejam a considerar alargar a automatização a outras etapas do processo, por exemplo, ao permitir que as máquinas de produção chamem os L-MATIC da Linde de forma autónoma. “Queremos continuar a pensar de forma construtiva neste assunto; isto também se deve ao facto de a automatização beneficiar de um elevado nível de aceitação entre os funcionários, uma vez que demonstrámos desde o início ao nosso pessoal que os equipamentos não lhes retiram o seu trabalho. Em vez disso, permitem-lhes concentrarem-se noutras atividades mais importantes”, salienta o diretor Christoph Ettel e acrescenta: “Eu diria que se pode conviver muito bem com esta distribuição de funções”.

O representante autorizado Daniel Werner e o diretor Christoph Ettel da Franz Veit

A Franz Veit GmbH é um dos principais produtores europeus de rolos de talões e recibos, serpentinas, confetes e outros produtos de papel e película. A empresa, cujas raízes remontam a 1906, emprega atualmente cerca de 190 pessoas. A unidade de produção em Hirschaid, perto de Bamberg, construída em 2006, é a mais moderna do mundo e, com uma área de 36 000 metros quadrados, é também a maior fábrica do seu género. Em termos de intralogística, o fabricante líder de papel há muito que confia na tecnologia e no saber-fazer da Linde Material Handling. O parceiro de rede da Linde MH, Ernst Müller Fördertechnik, trata da assistência técnica e do acompanhamento.