Duas pessoas caminham no armazém e cruzam-se com um empilhador
O símbolo da segurança

O Linde TruckSpot

Um estudo do Allianz Zentrum für Technik (AZT) pôs em evidência que quase metade de todos os acidentes durante o estacionamento e manobra na circulação rodoviária da Alemanha ocorrem ao efetuar a marcha atrás. No caso dos porta-paletes, os números são ainda mais alarmantes: 55% de todos os acidentes ocorrem na traseira do equipamento. Um equipamento de movimentação de cargas em marcha atrás é a principal causa dos acidentes com porta-paletes em que são provocadas lesões em pessoas.

Corredores de armazenamento estreitos, cruzamentos com pouca visibilidade e áreas de grande confusão impedem muitas vezes os peões de se aperceberem a tempo de um empilhador em marcha atrás. Embora os sinais de aviso estáticos chamem a atenção e alertem para os possíveis perigos, acabam por nem sempre ajudar em situações concretas. Com o Linde TruckSpot o equipamentos de movimentação de cargas tem sempre, esteja onde estiver, o seu sinal de aviso consigo e atenua as situações complicadas antes delas ocorrerem.

Efeito de sinalização reforçado

O Linde TruckSpot é uma solução de sinal de aviso ótico que anuncia a aproximação do equipamento através de um sinal luminoso. Montado na estrutura do tejadilho de proteção do condutor, projeta o sinal no solo para a retaguarda do equipamento, alertando os peões e os outros equipamentos.

A Linde define com o TruckSpot um novo padrão para a segurança nas vias de passagem e cruzamentos com má visibilidade. Este inovador sistema de aviso recupera as reconhecidas vantagens do Linde BlueSpot e completa-as com uma funcionalidade importante: Um símbolo de aviso de grandes dimensões em cores fortemente contrastantes garante um efeito avisador reforçado.

Primeiro, o sinal de aviso, depois, o empilhador

O TruckSpot projeta no solo, a uma distância de cerca de quatro metros, um triângulo de perigo vermelho com o símbolo do empilhador. Quando é efetuada uma marcha atrás, o equipamento emite previamente o sinal, indicando claramente a direção de marcha do empilhador. Os peões e condutores de empilhadores podem reagir atempadamente nas esquinas e entradas. O TruckSpot é montado de modo a não encandear os passantes e outros condutores.

O motivo, dimensões e movimento do símbolo chamam imediatamente a atenção e fazem os colaboradores recuar automaticamente. A forma e a cor do símbolo de aviso foram propositadamente escolhidas: o triângulo de perigo vermelho sobre fundo branco é intuitivamente compreendido em todo o mundo.

O funcionamento do TruckSpot é puramente visual e, portanto, ideal para ambientes de trabalho ruidosos. O facto de se prescindir de sinais de avisos sonoros desagradáveis e irritantes permite segurança adicional, pois os peões e condutores não se assustam no momento decisivo.

Reequipamento fácil

Devido à moderna tecnologia LED, o TruckSpot impõe-se pela sua longevidade, com um tempo de utilização superior a 20 000 horas. O TruckSpot é utilizado em empilhadores contrapesados e de mastro retráctil e pode ser fornecido de fábrica ou como conjunto de reequipamento. Isso permite equipar as frotas já existentes com este sinal de aviso visual inovador.

Ao efetuar a marcha atrás, o Linde TruckSpot projeta um sinal de aviso no solo e ajuda a detetar a aproximação de equipamentos nos cruzamentos.

Síntese das vantagens

  • Alerta atempadamente os colaboradores
  • Chama a atenção com o movimento do símbolo de aviso brilhante
  • É intuitivamente percebido como símbolo de aviso
  • Indica claramente a direção da marcha
  • Dispensa sinais acústicos desagradáveis
  • Consegue um efeito de alerta ideal apesar do ambiente ruidoso
  • Não encandeia os passantes