Rack Protection Sensor da Linde Material Handling
A inovadora proteção contra colisões com estanterias

Rack Protection Sensor

Pedir orçamento agora

A maioria dos danos em estanterias nos armazéns são provocados por equipamentos de movimentação de cargas. O operador deve dar a sua atenção exclusiva às paletes, sobretudo quando armazena e desarmazena produtos em níveis de estanterias superiores. Simultaneamente tem de ter em atenção a distância até à parte inferior da estanteria o que é muito desafiante. Muito frequentemente, o resultado são colisões e danos que afetam toda a estática da instalação da estanteria e que resultam em custos de reparação elevados. Para evitar estes riscos, muitas vezes são fixados dispositivos de proteção para suportes e estacas dispendiosos nos pilares das estanterias, que, com o passar do tempo, também sofrem danos de embate e não protegem as mercadorias armazenadas na zona inferior.

Uma solução consideravelmente mais eficiente é prover os equipamentos com o Rack Protection Sensor da Linde. A inovadora proteção contra colisões com estanterias substitui os olhos dos condutores ao nível do chão e trava o empilhador retrátil automaticamente, antes de colidir com a estanteria. Desta forma, o sistema de assistência consegue evitar acidentes na sustentação dos pilares da estanteria e nas mercadorias armazenadas no solo, aumentar a segurança no armazém e reduzir os custos de reparação. Ao mesmo tempo, o Rack Protection Sensor permite que o operador possa concentrar-se completamente em armazenar e desarmazenar com precisão, o que contribui para uma alta capacidade de movimentação de cargas.

Manfred Martens, Gestor de operações do armazém de produtos acabados da Sopro Bauchemie GmbH
A Linde contactou-me e perguntou-me se podia testar uma proteção contra colisões instalada no equipamento, para que o operador não possa embater diretamente na estrutura da estanteria e danificá-la com o braço de roda. Nós experimentámo-la e achamos que funcionava muito bem.

Manfred Martens, Gestor de operações do armazém de produtos acabados – Sopro Bauchemie, Wiesbaden

Evite os danos em estanterias com o Rack Protection Sensor da Linde

As funcionalidades do Rack Protection Sensor num relance

Sistema auxiliar de travagem inteligente do Rack Protection Sensor da Linde Material Handling

Sistema auxiliar de travagem inteligente

O Rack Protection Sensor ativa-se a partir de uma velocidade inferior a 5 km/h. O sensor reconhece obstáculos num raio de 5 m – sejam eles pilares de estanteria ou paletes armazenadas na zona inferior – e mede a distância até ao equipamento. Caso a velocidade do empilhador seja demasiado elevada relativamente à distância medida, o Rack Protection Sensor trava automaticamente o equipamento.

Travagem proporcional do Rack Protection Sensor da Linde Material Handling

Travagem proporcional

O Rack Protection Sensor trava o equipamento proporcionalmente em função da distância até um obstáculo e da velocidade atual. Desta forma, é possível evitar que o equipamento se imobilize abruptamente, o que poderia colocar em risco o operador ou a carga. Apesar disso, é possível empurrar as paletes com os braços de rodas, se o sensor detetar uma distância constante até à palete, uma vez que o Rack Protection Sensor não travará o equipamento.

Utilização de sensores com luzes de polarização para medição de distâncias do Rack Protection Sensor da Linde Material Handling

Visibilidade perfeita graças à luz de polarização

O Rack Protection Sensor da Linde utiliza sensores com luzes de polarização para medir distâncias. Estes sensores são caracterizados pela sua alta precisão mesmo em condições de visibilidade difíceis. O ponto de LED vermelho é bem visível independentemente da cor da luz natural ou artificial e oferece ao operador uma orientação adicional quando necessita de fazer manobras exigentes no armazém.

Khalil Miri, Gestor de armazém e Responsável pela segurança da RUG SEMIN GmbH, Langen
O operador de empilhador tem de armazenar um grande número de paletes no quarto nível e quanto olha para cima não tem nenhuma visibilidade para baixo. É assim que acontecem a maioria dos acidentes. Por isso, precisamos de um assistente que trave automaticamente o empilhador.

Khalil Miri, Gestor de armazém e Responsável pela segurança – RUG SEMIN GmbH, Langen

Vídeo sobre o Rack Protection Sensor da Linde Material Handling

Os benefícios do Rack Protection Sensor da Linde num relance

Segurança

O Rack Protection Sensor contribui para uma condução segura na realização de manobras em grandes alturas de elevação.

Rentabilidade

O Rack Protection Sensor reduz os danos de embate e, consequentemente, os custos de reparação de sistemas de proteção das estanterias e a substituição de sistemas de armazenamento danificados. Pode ser reequipado em modelos mais antigos.

Precisão

O sensor de distâncias com luz de polarização especializado funciona de forma precisa mesmo em condições de visibilidade difíceis e é bem visível.

Desempenho

O Rack Protection Sensor apenas trava o equipamento, quando a velocidade do empilhador é muito elevada em relação à distância determinada. Desta forma, torna-se mais simples armazenar e desarmazenar ao mesmo tempo que permite ao equipamento ter uma condução mais livre.