Graças ao Linde Motion Detection, o empilhador da Linde desloca-se em marcha-atrás de forma segura
Arrancar em marcha-atrás de forma segura

Linde Motion Detection

Mais de metade de todos os acidentes que envolvem equipamentos de movimentação de cargas e peões ocorrem quando os empilhadores estão a fazer marcha-atrás (fonte: BGHW Deutschland, 2014). Isto acontece porque as pessoas que percorrem o armazém têm tendência a confiar que os operadores dos empilhadores as vão ver - um erro que, no pior dos casos, pode ter consequências fatais. Além do sofrimento pessoal, os acidentes no armazém causam também custos elevados, períodos de inatividade e perdas de produtividade. Para evitar isto, a questão da segurança torna-se uma prioridade.

Para uma movimentação segura das mercadorias, a Linde sempre apoiou os seus clientes com uma vasta gama de medidas construtivas e sistemas de assistência ativos. O Linde Motion Detection é mais um elemento do portefólio de segurança integral. O sistema pode ser adaptado para empilhadores contrapesados, deteta movimentos atrás dos equipamentos verticais e, assim, previne acidentes envolvendo pessoas e outros equipamentos na área de perigo.

Vídeo sobre o Linde Motion Detection

Multitasking dos fatores de risco

Uma das situações mais críticas na interação entre empilhadores e peões é o armazenamento e desarmazenamento ou a recolha e deposição de cargas. O operador está concentrado na carga e não repara nos peões ou nos outros equipamentos atrás dele. Com base nesta situação, 25 por cento dos acidentes pessoais ocorrem a uma distância de 0 a 3 m da parte traseira do equipamento (fonte: BGHW 2014). Esta situação torna-se mais perigosa se o operador estiver sob pressão de tempo ou se estiver desconcentrado devido à repetição de atividades monótonas.

Empilhador com Linde Motion Detection em utilização no armazém

Evitar acidentes em qualquer lugar

O Linde Motion Detection evita colisões com peões ou equipamentos, detetando movimentos atrás do empilhador. Se for detetado movimento enquanto o equipamento estiver imobilizado, o sistema de assistência impede que o equipamento arranque. O operador é avisado através de uma mensagem no visor. Adicionalmente, o peão é alertado por um sinal acústico. Após um aviso, o operador deve colocar o pedal do acelerador na posição inicial, a fim de continuar a conduzir. O sistema funciona de forma fiável independentemente da luminosidade e pode ser adaptado individualmente à respetiva aplicação e ambiente. Como resultado, a Linde Motion Detection ajuda os operadores a conduzir mesmo em secções mal iluminadas do armazém ou em áreas que não permitem uma boa visibilidade.

Segurança sustentável para o reequipamento

O Linde Motion Detection foi concebido para empilhadores contrapesados e também pode ser adaptado a frotas existentes. Não é necessário um som de aviso incómodo e contínuo ao fazer marcha-atrás, que aumenta o já frequentemente elevado nível de ruído no armazém. Além disso, os operadores e peões são sensibilizados para as situações perigosas e para terem mais cuidado à medida que percorrem o armazém. Ao avisar também os peões dos locais e situações de risco, existe um efeito de aprendizagem a longo prazo para todos os envolvidos. Isto contribui para uma maior segurança no armazém, reduz os períodos de inatividade causados por acidentes e mantém o fluxo de materiais.

Resumo das vantagens do Linde Motion Detection

Segurança

O Linde Motion Detection melhora a perceção do operador e evita colisões com peões e outros equipamentos.

Modernização

Com o sistema que pode ser reequipado, as frotas completas de empilhadores contrapesados podem ser equipadas de forma económica.

Sustentabilidade

O sistema de assistência sensibiliza todos os colaboradores do armazém para situações de perigo, de modo a que ocorra um efeito de aprendizagem sustentável.

Produtividade

As taxas de acidentes mais baixas reduzem os períodos de inatividade e os custos e aumentam a produtividade.